Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collet, Iara Barata
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106613
Resumo: O presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças.
id UFRGS-2_684da8151f5cf05b7c7e417d1b6a697e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106613
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Collet, Iara BarataDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-11-11T02:14:19Z20142177-7691http://hdl.handle.net/10183/106613000937152O presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças.This paper investigates the possible relations established between author, work and reader, based on Roger Chartier’s (1996) concept of protocols of reading. Seeks to understand how protocols of reading appear in reading interpretations of a private schooled 4th grade group of children from Porto Alegre/RS. This case study (YIN, 2001) was planned with reading sessions of four books in different media with three students. Reader’s gestures and acceptance of these particular versions of a story, in this case, Little Red Riding Hood, were observed. Children’s impressions didn’t show, during the reading sessions, a more expressive interaction with protocols of reading. On the other hand, these impressions may raise questions for future studies on how well known were the textual elements in this book by these children.application/pdfporInterfaces da Educação. Paranaíba. Vol. 5, n.13 (2014), p. 121-140Literatura infantilLeituraReadingChildren's literatureProtocol of readingProtocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leituraFocus on protocols of reading : insights from acts of readinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937152.pdf000937152.pdfTexto completoapplication/pdf941743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/1/000937152.pdf33e15cc7c5c8e156918316a300087545MD51TEXT000937152.pdf.txt000937152.pdf.txtExtracted Texttext/plain45660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/2/000937152.pdf.txtfe69a4d30e576c56cbf8732b466b8c03MD52THUMBNAIL000937152.pdf.jpg000937152.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/3/000937152.pdf.jpg1df7cdbb57037eb3058a1b45f106dbd7MD5310183/1066132020-06-05 03:48:00.103204oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106613Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Focus on protocols of reading : insights from acts of reading
title Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
spellingShingle Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
Collet, Iara Barata
Literatura infantil
Leitura
Reading
Children's literature
Protocol of reading
title_short Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
title_full Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
title_fullStr Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
title_full_unstemmed Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
title_sort Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
author Collet, Iara Barata
author_facet Collet, Iara Barata
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
author_role author
author2 Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Collet, Iara Barata
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Leitura
topic Literatura infantil
Leitura
Reading
Children's literature
Protocol of reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Children's literature
Protocol of reading
description O presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-11T02:14:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/106613
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-7691
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937152
identifier_str_mv 2177-7691
000937152
url http://hdl.handle.net/10183/106613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Interfaces da Educação. Paranaíba. Vol. 5, n.13 (2014), p. 121-140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/1/000937152.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/2/000937152.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/3/000937152.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 33e15cc7c5c8e156918316a300087545
fe69a4d30e576c56cbf8732b466b8c03
1df7cdbb57037eb3058a1b45f106dbd7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224855439278080