Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/106613 |
Resumo: | O presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças. |
id |
UFRGS-2_684da8151f5cf05b7c7e417d1b6a697e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106613 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Collet, Iara BarataDalla Zen, Maria Isabel Habckost2014-11-11T02:14:19Z20142177-7691http://hdl.handle.net/10183/106613000937152O presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças.This paper investigates the possible relations established between author, work and reader, based on Roger Chartier’s (1996) concept of protocols of reading. Seeks to understand how protocols of reading appear in reading interpretations of a private schooled 4th grade group of children from Porto Alegre/RS. This case study (YIN, 2001) was planned with reading sessions of four books in different media with three students. Reader’s gestures and acceptance of these particular versions of a story, in this case, Little Red Riding Hood, were observed. Children’s impressions didn’t show, during the reading sessions, a more expressive interaction with protocols of reading. On the other hand, these impressions may raise questions for future studies on how well known were the textual elements in this book by these children.application/pdfporInterfaces da Educação. Paranaíba. Vol. 5, n.13 (2014), p. 121-140Literatura infantilLeituraReadingChildren's literatureProtocol of readingProtocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leituraFocus on protocols of reading : insights from acts of readinginfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937152.pdf000937152.pdfTexto completoapplication/pdf941743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/1/000937152.pdf33e15cc7c5c8e156918316a300087545MD51TEXT000937152.pdf.txt000937152.pdf.txtExtracted Texttext/plain45660http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/2/000937152.pdf.txtfe69a4d30e576c56cbf8732b466b8c03MD52THUMBNAIL000937152.pdf.jpg000937152.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/3/000937152.pdf.jpg1df7cdbb57037eb3058a1b45f106dbd7MD5310183/1066132020-06-05 03:48:00.103204oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106613Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-06-05T06:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Focus on protocols of reading : insights from acts of reading |
title |
Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura |
spellingShingle |
Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura Collet, Iara Barata Literatura infantil Leitura Reading Children's literature Protocol of reading |
title_short |
Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura |
title_full |
Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura |
title_fullStr |
Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura |
title_full_unstemmed |
Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura |
title_sort |
Protocolos de leitura em foco : percepções a partir de atos de leitura |
author |
Collet, Iara Barata |
author_facet |
Collet, Iara Barata Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
author_role |
author |
author2 |
Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Collet, Iara Barata Dalla Zen, Maria Isabel Habckost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura infantil Leitura |
topic |
Literatura infantil Leitura Reading Children's literature Protocol of reading |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading Children's literature Protocol of reading |
description |
O presente artigo investiga as possíveis relações que se estabelecem entre autor, obra e leitor, tomando como base o conceito de protocolos de leitura de Roger Chartier (1996). Busca compreender como os protocolos de leitura “atravessam” as interpretações de leitura de um grupo de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da rede privada de Porto Alegre/RS. A metodologia vale-se do estudo de caso (YIN, 2001), para o qual foram planejados encontros com três alunos para a leitura de quatro obras literárias em diferentes suportes. Foram observados os gestos leitores e a recepção diante dessas versões para uma determinada história, neste caso, Chapeuzinho Vermelho. As falas que seguiram a leitura das obras não demonstraram, durante as sessões de leitura, uma interação mais expressiva com os protocolos de leitura. Por outro lado, suscitaram questionamentos para futuros estudos sobre o quanto os elementos textuais dispostos nas obras eram conhecidos dessas crianças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-11T02:14:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/106613 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-7691 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000937152 |
identifier_str_mv |
2177-7691 000937152 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/106613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Interfaces da Educação. Paranaíba. Vol. 5, n.13 (2014), p. 121-140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/1/000937152.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/2/000937152.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106613/3/000937152.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33e15cc7c5c8e156918316a300087545 fe69a4d30e576c56cbf8732b466b8c03 1df7cdbb57037eb3058a1b45f106dbd7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224855439278080 |