Anitta, a malandra do marketing : um estudo sobre construção de marca a partir do projeto Checkmate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griebeler, Gabriela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/192954
Resumo: A presente pesquisa tem como temas principais marketing e marca, ambos com suas estratégias voltadas ao ambiente digital, nas perspectivas de Kotler (2017), Aaker (1998), Kapferer (2003), entre outros. Além disso, também é apresentado um debate sobre marketing de celebridades na perspectiva de Rein (1999), bem como a visibilidade como atributo desses personagens, conforme teorias de Morin (1962) e Silverstone (1999), e o tema da modernidade líquida de Bauman (2001). Como objetivo geral, é visado compreender de que forma a estratégia de distribuição de videoclipes a partir da serialização do Projeto Checkmate auxiliou na construção da marca Anitta. O estudo utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica, buscando abordar os principais conceitos teóricos sobre marketing, marca, processos de identificação e marketing de celebridades; a pesquisa documental para a descrição do objeto e construção da carreira de Anitta e análise de seis videoclipes da cantora, bem como suas publicações no Instagram em relação a eles, sendo dois anteriores ao Projeto Checkmate com o maior número de visualizações, buscando compreender a construção da marca Anitta, além dos quatro videoclipes do projeto, compreendendo, assim, a internacionalização da mesma. Por fim, identifica-se em Anitta algumas das características de marcas e se compreende o processo de serialização dos videoclipes como uma estratégia para o alcance da visibilidade.
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