Anitta, a malandra do marketing : um estudo sobre construção de marca a partir do projeto Checkmate
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/192954 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como temas principais marketing e marca, ambos com suas estratégias voltadas ao ambiente digital, nas perspectivas de Kotler (2017), Aaker (1998), Kapferer (2003), entre outros. Além disso, também é apresentado um debate sobre marketing de celebridades na perspectiva de Rein (1999), bem como a visibilidade como atributo desses personagens, conforme teorias de Morin (1962) e Silverstone (1999), e o tema da modernidade líquida de Bauman (2001). Como objetivo geral, é visado compreender de que forma a estratégia de distribuição de videoclipes a partir da serialização do Projeto Checkmate auxiliou na construção da marca Anitta. O estudo utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica, buscando abordar os principais conceitos teóricos sobre marketing, marca, processos de identificação e marketing de celebridades; a pesquisa documental para a descrição do objeto e construção da carreira de Anitta e análise de seis videoclipes da cantora, bem como suas publicações no Instagram em relação a eles, sendo dois anteriores ao Projeto Checkmate com o maior número de visualizações, buscando compreender a construção da marca Anitta, além dos quatro videoclipes do projeto, compreendendo, assim, a internacionalização da mesma. Por fim, identifica-se em Anitta algumas das características de marcas e se compreende o processo de serialização dos videoclipes como uma estratégia para o alcance da visibilidade. |
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Griebeler, GabrielaAlves, Denise Avancini2019-04-16T02:34:16Z2018http://hdl.handle.net/10183/192954001087358A presente pesquisa tem como temas principais marketing e marca, ambos com suas estratégias voltadas ao ambiente digital, nas perspectivas de Kotler (2017), Aaker (1998), Kapferer (2003), entre outros. Além disso, também é apresentado um debate sobre marketing de celebridades na perspectiva de Rein (1999), bem como a visibilidade como atributo desses personagens, conforme teorias de Morin (1962) e Silverstone (1999), e o tema da modernidade líquida de Bauman (2001). Como objetivo geral, é visado compreender de que forma a estratégia de distribuição de videoclipes a partir da serialização do Projeto Checkmate auxiliou na construção da marca Anitta. O estudo utiliza como métodos a pesquisa bibliográfica, buscando abordar os principais conceitos teóricos sobre marketing, marca, processos de identificação e marketing de celebridades; a pesquisa documental para a descrição do objeto e construção da carreira de Anitta e análise de seis videoclipes da cantora, bem como suas publicações no Instagram em relação a eles, sendo dois anteriores ao Projeto Checkmate com o maior número de visualizações, buscando compreender a construção da marca Anitta, além dos quatro videoclipes do projeto, compreendendo, assim, a internacionalização da mesma. Por fim, identifica-se em Anitta algumas das características de marcas e se compreende o processo de serialização dos videoclipes como uma estratégia para o alcance da visibilidade.The present research has as main themes marketing and brand, both with its strategies directed to the digital environment, in the perspectives of Kotler (2017), Aaker (1998), Kapferer (2003), among others. In addition, a debate on celebrity marketing from Rein (1999) is also presented, as well as the visibility as an attribute of these characters, according to the theories of Morin (1962) and Silverstone (1999) and the theme of liquid modernity of Bauman (2001). As a general objective, it is aimed to understand how the video distribution strategy from the serialization of the Checkmate Project helped in the construction of the brand Anitta. The study uses bibliographical research methods as a method to approach the main theoretical concepts about marketing, branding, identification processes and marketing of celebrities; documentary research for object description and construction of Anitta's career the documentary research for the description of the object and construction of the career of Anitta and analysis of six video clips of the singer, as well as its publications on the Instagram in relation to them, two previous to the Checkmate Project with the largest number of views, seeking to understand the construction of the brand Anitta, in addition to the four video clips of the project, thus comprising the internationalization of the same. Finally, some characteristics of brands are identified in Anitta and the process of serializing the video clips is understood as a strategy to achieve visibility.application/pdfporMarcaCelebridadesMarketing digitalAnittaVisibilityCelebritiesBrandMarketingAnitta, a malandra do marketing : um estudo sobre construção de marca a partir do projeto Checkmateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087358.pdf.txt001087358.pdf.txtExtracted Texttext/plain129755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192954/2/001087358.pdf.txt0e2713aa6ff11ddd9282cf9b5fc1d12aMD52ORIGINAL001087358.pdfTexto completoapplication/pdf1737508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/192954/1/001087358.pdf6d467d200bfc758ebe8ba134e9f4703aMD5110183/1929542019-04-17 02:36:18.087451oai:www.lume.ufrgs.br:10183/192954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-17T05:36:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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