Jogos digitais na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/133905 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade identificar a importância da utilização dos jogos digitais no estágio pré-operatório da educação infantil. Para tanto, escolheu-se realizar a pesquisa qualitativa em uma escola de educação infantil do município de Balneário Pinhal. Delimitou-se uma turma do Pré A, com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, por se enquadrar no estágio desenvolvimento previsto para a realização da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram em formas entrevistas, questionários e observações. Esta última foi realizada durante a experiência da turma com jogos digitais. Buscou-se em bibliografias compreender o tema em questão, destacando o estágio de desenvolvimento pré-operatório segundo Jean Piaget. Na realização da pesquisa percebeu-se o entusiasmo e a satisfação da criança quando a ferramenta digital é disponibilizada nas aulas. Ao visualizarem a presença deste recurso, o interesse e a curiosidade diante do trabalho que o professor vai ofertar são despertados. Desta forma, observou-se que as aulas ficam mais significativas e produtivas para o aluno, proporcionando ao professor resultados satisfatórios. |
id |
UFRGS-2_a7d04225887c88b2216abf440bbb6d29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133905 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cardoso, Gecilda QuintanilhaOliveira, Josiane de2016-03-17T02:05:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/133905000980630O presente trabalho tem como finalidade identificar a importância da utilização dos jogos digitais no estágio pré-operatório da educação infantil. Para tanto, escolheu-se realizar a pesquisa qualitativa em uma escola de educação infantil do município de Balneário Pinhal. Delimitou-se uma turma do Pré A, com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, por se enquadrar no estágio desenvolvimento previsto para a realização da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram em formas entrevistas, questionários e observações. Esta última foi realizada durante a experiência da turma com jogos digitais. Buscou-se em bibliografias compreender o tema em questão, destacando o estágio de desenvolvimento pré-operatório segundo Jean Piaget. Na realização da pesquisa percebeu-se o entusiasmo e a satisfação da criança quando a ferramenta digital é disponibilizada nas aulas. Ao visualizarem a presença deste recurso, o interesse e a curiosidade diante do trabalho que o professor vai ofertar são despertados. Desta forma, observou-se que as aulas ficam mais significativas e produtivas para o aluno, proporcionando ao professor resultados satisfatórios.The present work aims to identify the importance of the use of Digital Games no preoperative stage of early childhood education. Therefore, we chose Make an Qualitative research in a Preschool in the city of Pinhal. Delimited up a Pre A class in the age range 5-6 years , it is covered by stage development planned for the research. The instruments used for the collection Were an interview, questionnaires and observation. The latter held during the Class Experience with Digital Games. Sought in bibliographies understand the subject in question, highlighting the Development Stage Second preoperative Jean Piaget. In conducting the research it was noticed the enthusiasm and the child's satisfaction when the digital tool is available in class. To visualize the presence of this feature, the interest and curiosity Labor Faced What the teacher will offer are awakened. Thus, it was observed that the classes are more meaningful and productive for the student, the teacher providing satisfactory results.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilJogo eletrônicoBalneário Pinhal (RS)Childhood educationPreoperative stageDigital gamesJogos digitais na educação infantilDigital games in early childhood education in stage pre- operative info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980630.pdf000980630.pdfTexto completoapplication/pdf2155408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/1/000980630.pdff9ee5c8eb2f6e91446d3027e8fefdf2eMD51TEXT000980630.pdf.txt000980630.pdf.txtExtracted Texttext/plain64689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/2/000980630.pdf.txt52857133955a34d11a3f646706324620MD52THUMBNAIL000980630.pdf.jpg000980630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/3/000980630.pdf.jpgbf0b79eff049f2e5b8072bf9b56879c4MD5310183/1339052018-10-29 07:44:16.628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133905Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-29T10:44:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogos digitais na educação infantil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Digital games in early childhood education in stage pre- operative |
title |
Jogos digitais na educação infantil |
spellingShingle |
Jogos digitais na educação infantil Cardoso, Gecilda Quintanilha Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Jogo eletrônico Balneário Pinhal (RS) Childhood education Preoperative stage Digital games |
title_short |
Jogos digitais na educação infantil |
title_full |
Jogos digitais na educação infantil |
title_fullStr |
Jogos digitais na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais na educação infantil |
title_sort |
Jogos digitais na educação infantil |
author |
Cardoso, Gecilda Quintanilha |
author_facet |
Cardoso, Gecilda Quintanilha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Gecilda Quintanilha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Josiane de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Josiane de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Jogo eletrônico Balneário Pinhal (RS) |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação infantil Jogo eletrônico Balneário Pinhal (RS) Childhood education Preoperative stage Digital games |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Childhood education Preoperative stage Digital games |
description |
O presente trabalho tem como finalidade identificar a importância da utilização dos jogos digitais no estágio pré-operatório da educação infantil. Para tanto, escolheu-se realizar a pesquisa qualitativa em uma escola de educação infantil do município de Balneário Pinhal. Delimitou-se uma turma do Pré A, com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, por se enquadrar no estágio desenvolvimento previsto para a realização da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram em formas entrevistas, questionários e observações. Esta última foi realizada durante a experiência da turma com jogos digitais. Buscou-se em bibliografias compreender o tema em questão, destacando o estágio de desenvolvimento pré-operatório segundo Jean Piaget. Na realização da pesquisa percebeu-se o entusiasmo e a satisfação da criança quando a ferramenta digital é disponibilizada nas aulas. Ao visualizarem a presença deste recurso, o interesse e a curiosidade diante do trabalho que o professor vai ofertar são despertados. Desta forma, observou-se que as aulas ficam mais significativas e produtivas para o aluno, proporcionando ao professor resultados satisfatórios. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-17T02:05:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/133905 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980630 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/133905 |
identifier_str_mv |
000980630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/1/000980630.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/2/000980630.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/3/000980630.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f9ee5c8eb2f6e91446d3027e8fefdf2e 52857133955a34d11a3f646706324620 bf0b79eff049f2e5b8072bf9b56879c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724595686342656 |