Jogos digitais na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Gecilda Quintanilha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133905
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade identificar a importância da utilização dos jogos digitais no estágio pré-operatório da educação infantil. Para tanto, escolheu-se realizar a pesquisa qualitativa em uma escola de educação infantil do município de Balneário Pinhal. Delimitou-se uma turma do Pré A, com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, por se enquadrar no estágio desenvolvimento previsto para a realização da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram em formas entrevistas, questionários e observações. Esta última foi realizada durante a experiência da turma com jogos digitais. Buscou-se em bibliografias compreender o tema em questão, destacando o estágio de desenvolvimento pré-operatório segundo Jean Piaget. Na realização da pesquisa percebeu-se o entusiasmo e a satisfação da criança quando a ferramenta digital é disponibilizada nas aulas. Ao visualizarem a presença deste recurso, o interesse e a curiosidade diante do trabalho que o professor vai ofertar são despertados. Desta forma, observou-se que as aulas ficam mais significativas e produtivas para o aluno, proporcionando ao professor resultados satisfatórios.
id UFRGS-2_a7d04225887c88b2216abf440bbb6d29
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133905
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cardoso, Gecilda QuintanilhaOliveira, Josiane de2016-03-17T02:05:38Z2015http://hdl.handle.net/10183/133905000980630O presente trabalho tem como finalidade identificar a importância da utilização dos jogos digitais no estágio pré-operatório da educação infantil. Para tanto, escolheu-se realizar a pesquisa qualitativa em uma escola de educação infantil do município de Balneário Pinhal. Delimitou-se uma turma do Pré A, com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, por se enquadrar no estágio desenvolvimento previsto para a realização da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram em formas entrevistas, questionários e observações. Esta última foi realizada durante a experiência da turma com jogos digitais. Buscou-se em bibliografias compreender o tema em questão, destacando o estágio de desenvolvimento pré-operatório segundo Jean Piaget. Na realização da pesquisa percebeu-se o entusiasmo e a satisfação da criança quando a ferramenta digital é disponibilizada nas aulas. Ao visualizarem a presença deste recurso, o interesse e a curiosidade diante do trabalho que o professor vai ofertar são despertados. Desta forma, observou-se que as aulas ficam mais significativas e produtivas para o aluno, proporcionando ao professor resultados satisfatórios.The present work aims to identify the importance of the use of Digital Games no preoperative stage of early childhood education. Therefore, we chose Make an Qualitative research in a Preschool in the city of Pinhal. Delimited up a Pre A class in the age range 5-6 years , it is covered by stage development planned for the research. The instruments used for the collection Were an interview, questionnaires and observation. The latter held during the Class Experience with Digital Games. Sought in bibliographies understand the subject in question, highlighting the Development Stage Second preoperative Jean Piaget. In conducting the research it was noticed the enthusiasm and the child's satisfaction when the digital tool is available in class. To visualize the presence of this feature, the interest and curiosity Labor Faced What the teacher will offer are awakened. Thus, it was observed that the classes are more meaningful and productive for the student, the teacher providing satisfactory results.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Educação infantilJogo eletrônicoBalneário Pinhal (RS)Childhood educationPreoperative stageDigital gamesJogos digitais na educação infantilDigital games in early childhood education in stage pre- operative info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980630.pdf000980630.pdfTexto completoapplication/pdf2155408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/1/000980630.pdff9ee5c8eb2f6e91446d3027e8fefdf2eMD51TEXT000980630.pdf.txt000980630.pdf.txtExtracted Texttext/plain64689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/2/000980630.pdf.txt52857133955a34d11a3f646706324620MD52THUMBNAIL000980630.pdf.jpg000980630.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/3/000980630.pdf.jpgbf0b79eff049f2e5b8072bf9b56879c4MD5310183/1339052018-10-29 07:44:16.628oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:44:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos digitais na educação infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Digital games in early childhood education in stage pre- operative
title Jogos digitais na educação infantil
spellingShingle Jogos digitais na educação infantil
Cardoso, Gecilda Quintanilha
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Jogo eletrônico
Balneário Pinhal (RS)
Childhood education
Preoperative stage
Digital games
title_short Jogos digitais na educação infantil
title_full Jogos digitais na educação infantil
title_fullStr Jogos digitais na educação infantil
title_full_unstemmed Jogos digitais na educação infantil
title_sort Jogos digitais na educação infantil
author Cardoso, Gecilda Quintanilha
author_facet Cardoso, Gecilda Quintanilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Gecilda Quintanilha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Josiane de
contributor_str_mv Oliveira, Josiane de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Jogo eletrônico
Balneário Pinhal (RS)
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Educação infantil
Jogo eletrônico
Balneário Pinhal (RS)
Childhood education
Preoperative stage
Digital games
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhood education
Preoperative stage
Digital games
description O presente trabalho tem como finalidade identificar a importância da utilização dos jogos digitais no estágio pré-operatório da educação infantil. Para tanto, escolheu-se realizar a pesquisa qualitativa em uma escola de educação infantil do município de Balneário Pinhal. Delimitou-se uma turma do Pré A, com crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, por se enquadrar no estágio desenvolvimento previsto para a realização da pesquisa. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram em formas entrevistas, questionários e observações. Esta última foi realizada durante a experiência da turma com jogos digitais. Buscou-se em bibliografias compreender o tema em questão, destacando o estágio de desenvolvimento pré-operatório segundo Jean Piaget. Na realização da pesquisa percebeu-se o entusiasmo e a satisfação da criança quando a ferramenta digital é disponibilizada nas aulas. Ao visualizarem a presença deste recurso, o interesse e a curiosidade diante do trabalho que o professor vai ofertar são despertados. Desta forma, observou-se que as aulas ficam mais significativas e produtivas para o aluno, proporcionando ao professor resultados satisfatórios.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-17T02:05:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/133905
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980630
url http://hdl.handle.net/10183/133905
identifier_str_mv 000980630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/1/000980630.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/2/000980630.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133905/3/000980630.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f9ee5c8eb2f6e91446d3027e8fefdf2e
52857133955a34d11a3f646706324620
bf0b79eff049f2e5b8072bf9b56879c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500688191488