O uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bárbara Campos de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134474
Resumo: Considerando o uso das tecnologias em sala de aula um assunto relevante, o presente trabalho busca apresentar informações sobre o uso destas ferramentas por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e outra particular. Os questionamentos sobre o tema e se alunos estão conseguindo acompanhar os avanços tecnológicos são o foco principal, pois enquanto alguns alunos estão bastante acelerados diante do uso das tecnologias, enquanto outros ainda sequer tem um primeiro contato com estas tecnologias. O meio tecnológico é uma importante fonte de pesquisa e busca de informações, mas será que consegue alcançar todos os objetivos? O espaço escolar é, para muitos alunos, o único ambiente de contato às TICs? Os professores estão acompanhando este avanço tecnológico cada vez mais rápido? As escolas estão preparadas para receber estes alunos, sedentos por informação? O esforço dos gestores é reconhecido pelos alunos, mas ainda não é o que espera- se de um ambiente tecnológico. Uma das principais fontes de pesquisa da atualidade ainda é pouco utilizada por alguns alunos, mas a sua grande maioria já está muito inserida e conectada com todo esse avanço tecnológico. A escola dispõe de ambientes tecnológicos para essas buscas, o trabalho pode ser facilitado e o aluno fica inserido em um ambiente virtual, onde pode desbravar diferentes temas, solucionar dúvidas, aprender, pesquisar e obter ainda mais conhecimentos. A busca foi para encontrarmos respostas para as questões cotidianas dos educandos, o que eles buscam através do uso das tecnologias, como utilizam- a na escola e o quão importante acham que ela é para sua aprendizagem. Para obtenção dos resultados, foi aplicado um questionário fazendo uso de pesquisa quantitativa, visando identificar os alunos que possuem acesso e os que ainda não tem contato com este meio de conhecimento. As respostas foram bastante diversificadas e surpreendentes, pois nos deparamos com casos de crianças que não possuem contato algum com as tecnologias, e sabemos que nos dias de hoje quem não está inserido neste mundo tecnológico acaba ficando para trás em muitos aspectos, não só educativo, mas também social e cultural.
id UFRGS-2_6b06ae82056b9f809b79b8ec4d4ed9f9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134474
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Bárbara Campos deHahn, Raquel Usevicius2016-03-30T02:08:39Z2015http://hdl.handle.net/10183/134474000985636Considerando o uso das tecnologias em sala de aula um assunto relevante, o presente trabalho busca apresentar informações sobre o uso destas ferramentas por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e outra particular. Os questionamentos sobre o tema e se alunos estão conseguindo acompanhar os avanços tecnológicos são o foco principal, pois enquanto alguns alunos estão bastante acelerados diante do uso das tecnologias, enquanto outros ainda sequer tem um primeiro contato com estas tecnologias. O meio tecnológico é uma importante fonte de pesquisa e busca de informações, mas será que consegue alcançar todos os objetivos? O espaço escolar é, para muitos alunos, o único ambiente de contato às TICs? Os professores estão acompanhando este avanço tecnológico cada vez mais rápido? As escolas estão preparadas para receber estes alunos, sedentos por informação? O esforço dos gestores é reconhecido pelos alunos, mas ainda não é o que espera- se de um ambiente tecnológico. Uma das principais fontes de pesquisa da atualidade ainda é pouco utilizada por alguns alunos, mas a sua grande maioria já está muito inserida e conectada com todo esse avanço tecnológico. A escola dispõe de ambientes tecnológicos para essas buscas, o trabalho pode ser facilitado e o aluno fica inserido em um ambiente virtual, onde pode desbravar diferentes temas, solucionar dúvidas, aprender, pesquisar e obter ainda mais conhecimentos. A busca foi para encontrarmos respostas para as questões cotidianas dos educandos, o que eles buscam através do uso das tecnologias, como utilizam- a na escola e o quão importante acham que ela é para sua aprendizagem. Para obtenção dos resultados, foi aplicado um questionário fazendo uso de pesquisa quantitativa, visando identificar os alunos que possuem acesso e os que ainda não tem contato com este meio de conhecimento. As respostas foram bastante diversificadas e surpreendentes, pois nos deparamos com casos de crianças que não possuem contato algum com as tecnologias, e sabemos que nos dias de hoje quem não está inserido neste mundo tecnológico acaba ficando para trás em muitos aspectos, não só educativo, mas também social e cultural.Considering the use of technology in the classroom a relevant subject, this paper aims to present information on the use of these tools by students in the early years of elementary education at two schools, one public and one private. The questions on the subject and students are achieving keep up with technological advances are the main focus, because while some students are quite accelerated before the use of technology, while still others even have a first contact with these technologies. The technological environment is an important source of research and information search, but do we can achieve all the objectives? The school is, for many students, the only contact environment to ICTs? Teachers are following this technological advance faster and faster? Schools are prepared to receive these students, thirsty for information? The effort of managers is recognized by students, but still not what it is expected of a technological environment. A major source of research today is still little used by some students, but the vast majority is already well advanced into and connected with all this technological advancement. The school has technology environments for these searches, the work can be facilitated and the student is placed in a virtual environment where you can tame different themes, address questions, learn, search and get even more knowledge. The search was to find answers to everyday questions of the students, what they seek through the use of technologies such as utilizam- at school and how important they think it is for their learning. To obtain the results, a questionnaire was applied making use of quantitative research in order to identify students who have access and those who do not already have contact with this means of knowledge. The answers were quite diverse and surprising as we come across cases of children who do not have any contact with the technologies, and we know these days who is not entered in this technological world ends up back in many ways, not only educational, but also social and cultural.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Séries iniciaisEnsino fundamentalInternetSala de aulaICTSchoolEarly years of studentsUse of the internetO uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000985636.pdf000985636.pdfTexto completoapplication/pdf292994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134474/1/000985636.pdf8378a4964d49d01589166b183c794973MD51TEXT000985636.pdf.txt000985636.pdf.txtExtracted Texttext/plain100471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134474/2/000985636.pdf.txt253a94a688a693ce91a06d682fec9ca2MD52THUMBNAIL000985636.pdf.jpg000985636.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134474/3/000985636.pdf.jpgdbcba1c863389445a9a0c252fe59e33aMD5310183/1344742018-10-26 09:46:00.98oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title O uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Lima, Bárbara Campos de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Séries iniciais
Ensino fundamental
Internet
Sala de aula
ICT
School
Early years of students
Use of the internet
title_short O uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
author Lima, Bárbara Campos de
author_facet Lima, Bárbara Campos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bárbara Campos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hahn, Raquel Usevicius
contributor_str_mv Hahn, Raquel Usevicius
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Séries iniciais
Ensino fundamental
Internet
Sala de aula
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Séries iniciais
Ensino fundamental
Internet
Sala de aula
ICT
School
Early years of students
Use of the internet
dc.subject.eng.fl_str_mv ICT
School
Early years of students
Use of the internet
description Considerando o uso das tecnologias em sala de aula um assunto relevante, o presente trabalho busca apresentar informações sobre o uso destas ferramentas por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e outra particular. Os questionamentos sobre o tema e se alunos estão conseguindo acompanhar os avanços tecnológicos são o foco principal, pois enquanto alguns alunos estão bastante acelerados diante do uso das tecnologias, enquanto outros ainda sequer tem um primeiro contato com estas tecnologias. O meio tecnológico é uma importante fonte de pesquisa e busca de informações, mas será que consegue alcançar todos os objetivos? O espaço escolar é, para muitos alunos, o único ambiente de contato às TICs? Os professores estão acompanhando este avanço tecnológico cada vez mais rápido? As escolas estão preparadas para receber estes alunos, sedentos por informação? O esforço dos gestores é reconhecido pelos alunos, mas ainda não é o que espera- se de um ambiente tecnológico. Uma das principais fontes de pesquisa da atualidade ainda é pouco utilizada por alguns alunos, mas a sua grande maioria já está muito inserida e conectada com todo esse avanço tecnológico. A escola dispõe de ambientes tecnológicos para essas buscas, o trabalho pode ser facilitado e o aluno fica inserido em um ambiente virtual, onde pode desbravar diferentes temas, solucionar dúvidas, aprender, pesquisar e obter ainda mais conhecimentos. A busca foi para encontrarmos respostas para as questões cotidianas dos educandos, o que eles buscam através do uso das tecnologias, como utilizam- a na escola e o quão importante acham que ela é para sua aprendizagem. Para obtenção dos resultados, foi aplicado um questionário fazendo uso de pesquisa quantitativa, visando identificar os alunos que possuem acesso e os que ainda não tem contato com este meio de conhecimento. As respostas foram bastante diversificadas e surpreendentes, pois nos deparamos com casos de crianças que não possuem contato algum com as tecnologias, e sabemos que nos dias de hoje quem não está inserido neste mundo tecnológico acaba ficando para trás em muitos aspectos, não só educativo, mas também social e cultural.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134474
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000985636
url http://hdl.handle.net/10183/134474
identifier_str_mv 000985636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134474/1/000985636.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134474/2/000985636.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134474/3/000985636.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8378a4964d49d01589166b183c794973
253a94a688a693ce91a06d682fec9ca2
dbcba1c863389445a9a0c252fe59e33a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502737108992