Desenvolvimento digital de empresas na pandemia: estudo sobre o crescimento do e-commerce no caso Natura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240250 |
Resumo: | A presente monografia constitui-se no estudo do crescimento do e-commerce da Natura durante a pandemia da COVID-19 como alternativa às vendas físicas das revendedoras. Desta forma, o objetivo geral do presente trabalho buscou avaliar as ações imediatas de melhorias para o e-commerce da Natura durante a pandemia e isolamento social em prol de suas revendedoras. Para responder este e os demais objetivos específicos, introduzimos o conceito de e-commerce tendo como suporte autores como Oliviero e Deghi (2014), Mendonça (2016), Keltner (2000), Senhoras (2020), a importância da gestão de marca e o impacto da pandemia nas estratégias de marketing, com base nos autores Tavares (2003), Vásquez (2007), Costa e Figueiredo (2020), Santini (2013), seguidos por seus subcapítulos que complementam o conteúdo. O último capítulo traz em foco a marca Natura, seu comportamento frente ao isolamento social, as potencialidades e limitações para suas consultoras a partir do seu e-commerce e o impacto da pandemia na perspectiva do autocuidado dos consumidores. A metodologia de pesquisa utilizada foi de ordem qualitativa, com a realização de cinco entrevistas em profundidade com revendedoras dos produtos da marca, que têm entre 40 e 57 anos, e pela análise de conteúdo (BARDIN, 1977). As questões aplicadas às consultoras trouxeram por outra perspectiva as mudanças e ações trazidas pela marca, que foram expostas em diversos canais de comunicação, como sites de notícias e também no próprio site da organização. A principal conclusão foi de que as evoluções digitais influenciaram positivamente nas vendas das consultoras e vieram para ficar, mesmo como alternativa àquelas que ainda preferem o contato presencial. |
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