Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273110 |
Resumo: | O artigo é uma articulação teórica entre as propostas pedagógicas denominadas Projeto de Aprendizagem e Iniciação Científica aplicados à Educação Básica nas aulas de Matemática, associada a um estudo de caso que faz uso do Fazer e Compreender da teoria Piagetiana para explorar uma releitura da ação dos estudantes em processo de aprender a aprender Matemática. O objetivo deste trabalho é proporcionar aos estudantes um aprender a aprender Matemática valendo-se de sua curiosidade na forma da Iniciação Científica, e dos recursos que os mobilizam, como as tecnologias digitais. O metódo desta investigação é um estudo bibliográfico e prático em relação ao estudo de caso, e aponta como resultados a aprendizagem de Matemática através da Iniciação Científica na Educação Básica e a participação efetiva dos estudantes em sala de aula, presencial ou online, com autonomia e responsabilidade sobre seu processo de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_6e23a3bcb1dedc3f03ad98fad1fe2785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273110 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mattos, Eduardo Britto Velho deBona, Aline Silva deBasso, Marcus Vinicius de AzevedoFagundes, Léa da Cruz2024-03-08T05:01:09Z20161850-9959http://hdl.handle.net/10183/273110001094514O artigo é uma articulação teórica entre as propostas pedagógicas denominadas Projeto de Aprendizagem e Iniciação Científica aplicados à Educação Básica nas aulas de Matemática, associada a um estudo de caso que faz uso do Fazer e Compreender da teoria Piagetiana para explorar uma releitura da ação dos estudantes em processo de aprender a aprender Matemática. O objetivo deste trabalho é proporcionar aos estudantes um aprender a aprender Matemática valendo-se de sua curiosidade na forma da Iniciação Científica, e dos recursos que os mobilizam, como as tecnologias digitais. O metódo desta investigação é um estudo bibliográfico e prático em relação ao estudo de caso, e aponta como resultados a aprendizagem de Matemática através da Iniciação Científica na Educação Básica e a participação efetiva dos estudantes em sala de aula, presencial ou online, com autonomia e responsabilidade sobre seu processo de aprendizagem.This article is a theorical link between the so-called pedagogical proposals Learning Project and scientific research applied to Primary Education in Mathematics classes, associated with a case study that makes use of the Making and Understanding of Piagetian theory to explore a retelling of the action students learning to learn mathematics process. The aim of this study is to provide students learning to learn mathematics reliant on their curiosity in the form of scientific research, and resources that inform them, how digital technologies. The method of this research is a literature study and pratical in relation to the case study, and points out how the learning outcomes of Mathematics by Scientific Initiation in Primary Education and the effective participation of students in class, in person or online room with autonomy and responsibility for their learning process.application/pdfengRevista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación. La Plata. Vol. 18 (dic. 2016), p. 41-50Projeto pedagógicoIniciação científicaIntervenção pedagógicaLearning ProjectsScientific Initiation in Primary EducationMaking and UnderstandingTeacher InterventionIniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básicaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094514.pdf.txt001094514.pdf.txtExtracted Texttext/plain43084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273110/2/001094514.pdf.txt39e01420221860779ba3cb0692a90c9bMD52ORIGINAL001094514.pdfTexto completoapplication/pdf771254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273110/1/001094514.pdfbf8abaf53dc35e82bef664d717a32d71MD5110183/2731102024-03-09 05:03:56.515009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-09T08:03:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica |
title |
Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica |
spellingShingle |
Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica Mattos, Eduardo Britto Velho de Projeto pedagógico Iniciação científica Intervenção pedagógica Learning Projects Scientific Initiation in Primary Education Making and Understanding Teacher Intervention |
title_short |
Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica |
title_full |
Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica |
title_fullStr |
Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica |
title_full_unstemmed |
Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica |
title_sort |
Iniciação científica e a aprendizagem de matemática na educação básica |
author |
Mattos, Eduardo Britto Velho de |
author_facet |
Mattos, Eduardo Britto Velho de Bona, Aline Silva de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
Bona, Aline Silva de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattos, Eduardo Britto Velho de Bona, Aline Silva de Basso, Marcus Vinicius de Azevedo Fagundes, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projeto pedagógico Iniciação científica Intervenção pedagógica |
topic |
Projeto pedagógico Iniciação científica Intervenção pedagógica Learning Projects Scientific Initiation in Primary Education Making and Understanding Teacher Intervention |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Projects Scientific Initiation in Primary Education Making and Understanding Teacher Intervention |
description |
O artigo é uma articulação teórica entre as propostas pedagógicas denominadas Projeto de Aprendizagem e Iniciação Científica aplicados à Educação Básica nas aulas de Matemática, associada a um estudo de caso que faz uso do Fazer e Compreender da teoria Piagetiana para explorar uma releitura da ação dos estudantes em processo de aprender a aprender Matemática. O objetivo deste trabalho é proporcionar aos estudantes um aprender a aprender Matemática valendo-se de sua curiosidade na forma da Iniciação Científica, e dos recursos que os mobilizam, como as tecnologias digitais. O metódo desta investigação é um estudo bibliográfico e prático em relação ao estudo de caso, e aponta como resultados a aprendizagem de Matemática através da Iniciação Científica na Educação Básica e a participação efetiva dos estudantes em sala de aula, presencial ou online, com autonomia e responsabilidade sobre seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-08T05:01:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273110 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1850-9959 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001094514 |
identifier_str_mv |
1850-9959 001094514 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación. La Plata. Vol. 18 (dic. 2016), p. 41-50 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273110/2/001094514.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273110/1/001094514.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39e01420221860779ba3cb0692a90c9b bf8abaf53dc35e82bef664d717a32d71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447856154148864 |