O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102699 |
Resumo: | A presente pesquisa visa explorar o potencial pedagógico do software Movie Maker para a produção de vídeo, com releitura de obras da literatura brasileira, e seu enfoque na importância da adoção de uma metodologia diferenciada para o incentivo a leitura no Ensino Médio. Sugere repensar métodos tradicionais embasado nas orientações previstas nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) e incluir novas tecnologias nas aulas de literatura com o objetivo de torná-las mais lúdicas. Teorizar sobre a história da leitura e da escrita, o uso software Movie Maker, explorar outros trabalhos com abordagens relacionadas ao tema e na reflexão avaliar o diferencial deste estudo. É uma pesquisa teórica empírica e os sujeitos envolvidos são alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da região noroeste do Rio Grande do Sul. O trabalho oportunizou autoria, colaboração, alegria e diversão entre os grupos durante a produção dos vídeos, exploração de recursos tecnológicos, exigindo leitura, reflexão e produção escrita. Pelos resultados obtidos pode-se observar que a metodologia possibilitou o incentivo a leitura e a escrita, demonstrando-se eficaz para o ensino da literatura porque resultou na aprendizagem, tornando evidente que o uso de tecnologias pode enriquecer o conhecimento do aluno. Nos vídeos visualizam-se elementos da cultura, influências midiáticas, aspectos da realidade da obra e do aluno e a fruição literária tanto nas leituras e socializações, como na recepção do produto final, o vídeo. |
id |
UFRGS-2_6ed7cd7cbe480f1ab98415057286d06e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102699 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monteiro, Mari Terezinha da RochaMaria, Sandra Andrea Assumpção2014-09-10T02:11:35Z2012http://hdl.handle.net/10183/102699000917346A presente pesquisa visa explorar o potencial pedagógico do software Movie Maker para a produção de vídeo, com releitura de obras da literatura brasileira, e seu enfoque na importância da adoção de uma metodologia diferenciada para o incentivo a leitura no Ensino Médio. Sugere repensar métodos tradicionais embasado nas orientações previstas nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) e incluir novas tecnologias nas aulas de literatura com o objetivo de torná-las mais lúdicas. Teorizar sobre a história da leitura e da escrita, o uso software Movie Maker, explorar outros trabalhos com abordagens relacionadas ao tema e na reflexão avaliar o diferencial deste estudo. É uma pesquisa teórica empírica e os sujeitos envolvidos são alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da região noroeste do Rio Grande do Sul. O trabalho oportunizou autoria, colaboração, alegria e diversão entre os grupos durante a produção dos vídeos, exploração de recursos tecnológicos, exigindo leitura, reflexão e produção escrita. Pelos resultados obtidos pode-se observar que a metodologia possibilitou o incentivo a leitura e a escrita, demonstrando-se eficaz para o ensino da literatura porque resultou na aprendizagem, tornando evidente que o uso de tecnologias pode enriquecer o conhecimento do aluno. Nos vídeos visualizam-se elementos da cultura, influências midiáticas, aspectos da realidade da obra e do aluno e a fruição literária tanto nas leituras e socializações, como na recepção do produto final, o vídeo.The present research seeks to explore the educational potential of the Movie Maker software for video production, with rereading of Brazilian literature works, and its focus on the importance of adopting a differentiated approach to encouraging reading in high school. Suggests rethinking traditional methods based on the guidelines laid down in the National curriculum parameters (PCNs) and include new technologies in class of literature with the aim of making them more playful. Theorizing about the history of reading and writing, using Movie Maker software, explore other jobs related to the topic and approaches in reflection to evaluate the differential of this study. Is an empirical and theoretical research subjects involved are students of the third year of high school, a State school in the Northwest region of Rio Grande do Sul. The work "provided authorship, collaboration, joy and fun between the groups during the production of the videos, exploitation of technological resources, and .... the results obtained can be noted that the methodology made it possible to encourage reading and writing, being effective in the teaching of literature because it results in learning, it is evident that the use of technologies can enrich the knowledge of the student. videos displays elements of the culture, media influences, aspects of the reality of the work and of the student and the enjoyment in literary readings and socialisation, as receipt of the final product, the video.application/pdfporSoftware educacionalVídeoSala de aulaReading-writing-movie maker software-videoI removed two key word scriptO uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917346.pdf000917346.pdfTexto completoapplication/pdf2683389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/1/000917346.pdf17c0ecb163fa29da393abbe5555edfeeMD51TEXT000917346.pdf.txt000917346.pdf.txtExtracted Texttext/plain134774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/2/000917346.pdf.txt16a19f69b28b22d2ebbac5fc9075f9ddMD52THUMBNAIL000917346.pdf.jpg000917346.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/3/000917346.pdf.jpg59dd393bb54539ba06cc11277139a4d0MD5310183/1026992018-10-23 09:13:50.727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102699Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:13:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio |
title |
O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio |
spellingShingle |
O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio Monteiro, Mari Terezinha da Rocha Software educacional Vídeo Sala de aula Reading-writing-movie maker software-video I removed two key word script |
title_short |
O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio |
title_full |
O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio |
title_fullStr |
O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio |
title_sort |
O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio |
author |
Monteiro, Mari Terezinha da Rocha |
author_facet |
Monteiro, Mari Terezinha da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Mari Terezinha da Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria, Sandra Andrea Assumpção |
contributor_str_mv |
Maria, Sandra Andrea Assumpção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software educacional Vídeo Sala de aula |
topic |
Software educacional Vídeo Sala de aula Reading-writing-movie maker software-video I removed two key word script |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading-writing-movie maker software-video I removed two key word script |
description |
A presente pesquisa visa explorar o potencial pedagógico do software Movie Maker para a produção de vídeo, com releitura de obras da literatura brasileira, e seu enfoque na importância da adoção de uma metodologia diferenciada para o incentivo a leitura no Ensino Médio. Sugere repensar métodos tradicionais embasado nas orientações previstas nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) e incluir novas tecnologias nas aulas de literatura com o objetivo de torná-las mais lúdicas. Teorizar sobre a história da leitura e da escrita, o uso software Movie Maker, explorar outros trabalhos com abordagens relacionadas ao tema e na reflexão avaliar o diferencial deste estudo. É uma pesquisa teórica empírica e os sujeitos envolvidos são alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da região noroeste do Rio Grande do Sul. O trabalho oportunizou autoria, colaboração, alegria e diversão entre os grupos durante a produção dos vídeos, exploração de recursos tecnológicos, exigindo leitura, reflexão e produção escrita. Pelos resultados obtidos pode-se observar que a metodologia possibilitou o incentivo a leitura e a escrita, demonstrando-se eficaz para o ensino da literatura porque resultou na aprendizagem, tornando evidente que o uso de tecnologias pode enriquecer o conhecimento do aluno. Nos vídeos visualizam-se elementos da cultura, influências midiáticas, aspectos da realidade da obra e do aluno e a fruição literária tanto nas leituras e socializações, como na recepção do produto final, o vídeo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102699 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917346 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102699 |
identifier_str_mv |
000917346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/1/000917346.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/2/000917346.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/3/000917346.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17c0ecb163fa29da393abbe5555edfee 16a19f69b28b22d2ebbac5fc9075f9dd 59dd393bb54539ba06cc11277139a4d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471225303040 |