O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Mari Terezinha da Rocha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102699
Resumo: A presente pesquisa visa explorar o potencial pedagógico do software Movie Maker para a produção de vídeo, com releitura de obras da literatura brasileira, e seu enfoque na importância da adoção de uma metodologia diferenciada para o incentivo a leitura no Ensino Médio. Sugere repensar métodos tradicionais embasado nas orientações previstas nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) e incluir novas tecnologias nas aulas de literatura com o objetivo de torná-las mais lúdicas. Teorizar sobre a história da leitura e da escrita, o uso software Movie Maker, explorar outros trabalhos com abordagens relacionadas ao tema e na reflexão avaliar o diferencial deste estudo. É uma pesquisa teórica empírica e os sujeitos envolvidos são alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da região noroeste do Rio Grande do Sul. O trabalho oportunizou autoria, colaboração, alegria e diversão entre os grupos durante a produção dos vídeos, exploração de recursos tecnológicos, exigindo leitura, reflexão e produção escrita. Pelos resultados obtidos pode-se observar que a metodologia possibilitou o incentivo a leitura e a escrita, demonstrando-se eficaz para o ensino da literatura porque resultou na aprendizagem, tornando evidente que o uso de tecnologias pode enriquecer o conhecimento do aluno. Nos vídeos visualizam-se elementos da cultura, influências midiáticas, aspectos da realidade da obra e do aluno e a fruição literária tanto nas leituras e socializações, como na recepção do produto final, o vídeo.
id UFRGS-2_6ed7cd7cbe480f1ab98415057286d06e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102699
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monteiro, Mari Terezinha da RochaMaria, Sandra Andrea Assumpção2014-09-10T02:11:35Z2012http://hdl.handle.net/10183/102699000917346A presente pesquisa visa explorar o potencial pedagógico do software Movie Maker para a produção de vídeo, com releitura de obras da literatura brasileira, e seu enfoque na importância da adoção de uma metodologia diferenciada para o incentivo a leitura no Ensino Médio. Sugere repensar métodos tradicionais embasado nas orientações previstas nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) e incluir novas tecnologias nas aulas de literatura com o objetivo de torná-las mais lúdicas. Teorizar sobre a história da leitura e da escrita, o uso software Movie Maker, explorar outros trabalhos com abordagens relacionadas ao tema e na reflexão avaliar o diferencial deste estudo. É uma pesquisa teórica empírica e os sujeitos envolvidos são alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da região noroeste do Rio Grande do Sul. O trabalho oportunizou autoria, colaboração, alegria e diversão entre os grupos durante a produção dos vídeos, exploração de recursos tecnológicos, exigindo leitura, reflexão e produção escrita. Pelos resultados obtidos pode-se observar que a metodologia possibilitou o incentivo a leitura e a escrita, demonstrando-se eficaz para o ensino da literatura porque resultou na aprendizagem, tornando evidente que o uso de tecnologias pode enriquecer o conhecimento do aluno. Nos vídeos visualizam-se elementos da cultura, influências midiáticas, aspectos da realidade da obra e do aluno e a fruição literária tanto nas leituras e socializações, como na recepção do produto final, o vídeo.The present research seeks to explore the educational potential of the Movie Maker software for video production, with rereading of Brazilian literature works, and its focus on the importance of adopting a differentiated approach to encouraging reading in high school. Suggests rethinking traditional methods based on the guidelines laid down in the National curriculum parameters (PCNs) and include new technologies in class of literature with the aim of making them more playful. Theorizing about the history of reading and writing, using Movie Maker software, explore other jobs related to the topic and approaches in reflection to evaluate the differential of this study. Is an empirical and theoretical research subjects involved are students of the third year of high school, a State school in the Northwest region of Rio Grande do Sul. The work "provided authorship, collaboration, joy and fun between the groups during the production of the videos, exploitation of technological resources, and .... the results obtained can be noted that the methodology made it possible to encourage reading and writing, being effective in the teaching of literature because it results in learning, it is evident that the use of technologies can enrich the knowledge of the student. videos displays elements of the culture, media influences, aspects of the reality of the work and of the student and the enjoyment in literary readings and socialisation, as receipt of the final product, the video.application/pdfporSoftware educacionalVídeoSala de aulaReading-writing-movie maker software-videoI removed two key word scriptO uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917346.pdf000917346.pdfTexto completoapplication/pdf2683389http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/1/000917346.pdf17c0ecb163fa29da393abbe5555edfeeMD51TEXT000917346.pdf.txt000917346.pdf.txtExtracted Texttext/plain134774http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/2/000917346.pdf.txt16a19f69b28b22d2ebbac5fc9075f9ddMD52THUMBNAIL000917346.pdf.jpg000917346.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/3/000917346.pdf.jpg59dd393bb54539ba06cc11277139a4d0MD5310183/1026992018-10-23 09:13:50.727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102699Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:13:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio
title O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio
spellingShingle O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio
Monteiro, Mari Terezinha da Rocha
Software educacional
Vídeo
Sala de aula
Reading-writing-movie maker software-video
I removed two key word script
title_short O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio
title_full O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio
title_fullStr O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio
title_full_unstemmed O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio
title_sort O uso do movie maker para produção de vídeo: incentivo à leitura e releitura de obras literárias por alunos do ensino médio
author Monteiro, Mari Terezinha da Rocha
author_facet Monteiro, Mari Terezinha da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Mari Terezinha da Rocha
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria, Sandra Andrea Assumpção
contributor_str_mv Maria, Sandra Andrea Assumpção
dc.subject.por.fl_str_mv Software educacional
Vídeo
Sala de aula
topic Software educacional
Vídeo
Sala de aula
Reading-writing-movie maker software-video
I removed two key word script
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading-writing-movie maker software-video
I removed two key word script
description A presente pesquisa visa explorar o potencial pedagógico do software Movie Maker para a produção de vídeo, com releitura de obras da literatura brasileira, e seu enfoque na importância da adoção de uma metodologia diferenciada para o incentivo a leitura no Ensino Médio. Sugere repensar métodos tradicionais embasado nas orientações previstas nos Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs) e incluir novas tecnologias nas aulas de literatura com o objetivo de torná-las mais lúdicas. Teorizar sobre a história da leitura e da escrita, o uso software Movie Maker, explorar outros trabalhos com abordagens relacionadas ao tema e na reflexão avaliar o diferencial deste estudo. É uma pesquisa teórica empírica e os sujeitos envolvidos são alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual da região noroeste do Rio Grande do Sul. O trabalho oportunizou autoria, colaboração, alegria e diversão entre os grupos durante a produção dos vídeos, exploração de recursos tecnológicos, exigindo leitura, reflexão e produção escrita. Pelos resultados obtidos pode-se observar que a metodologia possibilitou o incentivo a leitura e a escrita, demonstrando-se eficaz para o ensino da literatura porque resultou na aprendizagem, tornando evidente que o uso de tecnologias pode enriquecer o conhecimento do aluno. Nos vídeos visualizam-se elementos da cultura, influências midiáticas, aspectos da realidade da obra e do aluno e a fruição literária tanto nas leituras e socializações, como na recepção do produto final, o vídeo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-10T02:11:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102699
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000917346
url http://hdl.handle.net/10183/102699
identifier_str_mv 000917346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/1/000917346.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/2/000917346.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102699/3/000917346.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 17c0ecb163fa29da393abbe5555edfee
16a19f69b28b22d2ebbac5fc9075f9dd
59dd393bb54539ba06cc11277139a4d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224471225303040