Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214641 |
Resumo: | O objetivo geral deste artigo é apresentar uma breve revisão da literatura sobre um recorte específico do estado da arte em relação à presença do referencial teórico da argumentação e do pensamento crítico no ensino de ciências. Na primeira parte é realizada uma espécie de mapeamento prévio disponível em alguns artigos científicos de educação científica que se utilizem desta ferramenta. Nessa perspectiva, foram selecionados, através de busca no portal de periódicos da CAPES, alguns estudos de casos específicos para exposição e discussão de seus resultados a respeito dos usos da argumentação e seu potencial no aprendizado em ciências. Em um segundo momento, faz-se uma análise conceitual da importância e da contribuição, na educação científica e na formação de professores, que a utilização da argumentação e do pensamento crítico pode trazer vislumbrando uma aprendizagem fundamentada no entendimento crítico de temáticas científicas. Embora o escopo desta revisão seja bastante delimitado, nossa análise permite assumir que o uso da argumentação e pensamento crítico no ensino de ciências constitui-se em uma estratégia pedagógica potencial, que a literatura endossa ser possível utilizá-la tanto na educação básica como na formação de professores de Física e de Ciências, tornando a aprendizagem dos conteúdos mais significante e reflexiva. |
id |
UFRGS-2_704dcf2f590711c899acb3697eab1517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214641 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Guimarães, Ricardo RangelMassoni, Neusa Teresinha2020-11-05T04:06:59Z20201982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/214641001117728O objetivo geral deste artigo é apresentar uma breve revisão da literatura sobre um recorte específico do estado da arte em relação à presença do referencial teórico da argumentação e do pensamento crítico no ensino de ciências. Na primeira parte é realizada uma espécie de mapeamento prévio disponível em alguns artigos científicos de educação científica que se utilizem desta ferramenta. Nessa perspectiva, foram selecionados, através de busca no portal de periódicos da CAPES, alguns estudos de casos específicos para exposição e discussão de seus resultados a respeito dos usos da argumentação e seu potencial no aprendizado em ciências. Em um segundo momento, faz-se uma análise conceitual da importância e da contribuição, na educação científica e na formação de professores, que a utilização da argumentação e do pensamento crítico pode trazer vislumbrando uma aprendizagem fundamentada no entendimento crítico de temáticas científicas. Embora o escopo desta revisão seja bastante delimitado, nossa análise permite assumir que o uso da argumentação e pensamento crítico no ensino de ciências constitui-se em uma estratégia pedagógica potencial, que a literatura endossa ser possível utilizá-la tanto na educação básica como na formação de professores de Física e de Ciências, tornando a aprendizagem dos conteúdos mais significante e reflexiva.The general objective of this article is to present a brief review of the literature on a specific outline of the state of the art in relation to the presence of the theoretical framework of argumentation and critical thinking in science education. In the first part, a kind of prior mapping is carried out, available in some scientific articles of scientific education that use this tool. In this perspective, some specific case studies were selected by searching the CAPES journals portal for exposure and discussion of their results regarding the uses of argumentation and its potential for learning in science. In a second step, a conceptual analysis of the importance and contribution is made, in scientific education and in the training of teachers, which the use of argumentation and critical thinking can bring to glimpse a learning based on the critical understanding of scientific themes. Although the scope of this review is quite limited, our analysis allows us to assume that the use of argumentation and critical thinking in science education constitutes a potential pedagogical strategy, that the literature endorses the possibility of using it both in basic education and in training of physics and science teachers, making learning content more meaningful and reflective.application/pdfporRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 13, n. 2 ( maio/ago. 2020) p. 320-344ArgumentaçãoPensamento críticoEducação científicaArgumentationCritical thinkingScientific educationArgumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117728.pdf.txt001117728.pdf.txtExtracted Texttext/plain79908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214641/2/001117728.pdf.txtca2ba1bf1cd179f5e93304c381b69551MD52ORIGINAL001117728.pdfTexto completoapplication/pdf435739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214641/1/001117728.pdf4521a243192f4e86016d2b774b3e6884MD5110183/2146412020-11-06 05:09:22.131882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-06T07:09:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais |
title |
Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais |
spellingShingle |
Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais Guimarães, Ricardo Rangel Argumentação Pensamento crítico Educação científica Argumentation Critical thinking Scientific education |
title_short |
Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais |
title_full |
Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais |
title_fullStr |
Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais |
title_full_unstemmed |
Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais |
title_sort |
Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais |
author |
Guimarães, Ricardo Rangel |
author_facet |
Guimarães, Ricardo Rangel Massoni, Neusa Teresinha |
author_role |
author |
author2 |
Massoni, Neusa Teresinha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Ricardo Rangel Massoni, Neusa Teresinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Pensamento crítico Educação científica |
topic |
Argumentação Pensamento crítico Educação científica Argumentation Critical thinking Scientific education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Argumentation Critical thinking Scientific education |
description |
O objetivo geral deste artigo é apresentar uma breve revisão da literatura sobre um recorte específico do estado da arte em relação à presença do referencial teórico da argumentação e do pensamento crítico no ensino de ciências. Na primeira parte é realizada uma espécie de mapeamento prévio disponível em alguns artigos científicos de educação científica que se utilizem desta ferramenta. Nessa perspectiva, foram selecionados, através de busca no portal de periódicos da CAPES, alguns estudos de casos específicos para exposição e discussão de seus resultados a respeito dos usos da argumentação e seu potencial no aprendizado em ciências. Em um segundo momento, faz-se uma análise conceitual da importância e da contribuição, na educação científica e na formação de professores, que a utilização da argumentação e do pensamento crítico pode trazer vislumbrando uma aprendizagem fundamentada no entendimento crítico de temáticas científicas. Embora o escopo desta revisão seja bastante delimitado, nossa análise permite assumir que o uso da argumentação e pensamento crítico no ensino de ciências constitui-se em uma estratégia pedagógica potencial, que a literatura endossa ser possível utilizá-la tanto na educação básica como na formação de professores de Física e de Ciências, tornando a aprendizagem dos conteúdos mais significante e reflexiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-05T04:06:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/214641 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1982-873X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001117728 |
identifier_str_mv |
1982-873X 001117728 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/214641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 13, n. 2 ( maio/ago. 2020) p. 320-344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214641/2/001117728.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214641/1/001117728.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca2ba1bf1cd179f5e93304c381b69551 4521a243192f4e86016d2b774b3e6884 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447723442176000 |