Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ricardo Rangel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Massoni, Neusa Teresinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214641
Resumo: O objetivo geral deste artigo é apresentar uma breve revisão da literatura sobre um recorte específico do estado da arte em relação à presença do referencial teórico da argumentação e do pensamento crítico no ensino de ciências. Na primeira parte é realizada uma espécie de mapeamento prévio disponível em alguns artigos científicos de educação científica que se utilizem desta ferramenta. Nessa perspectiva, foram selecionados, através de busca no portal de periódicos da CAPES, alguns estudos de casos específicos para exposição e discussão de seus resultados a respeito dos usos da argumentação e seu potencial no aprendizado em ciências. Em um segundo momento, faz-se uma análise conceitual da importância e da contribuição, na educação científica e na formação de professores, que a utilização da argumentação e do pensamento crítico pode trazer vislumbrando uma aprendizagem fundamentada no entendimento crítico de temáticas científicas. Embora o escopo desta revisão seja bastante delimitado, nossa análise permite assumir que o uso da argumentação e pensamento crítico no ensino de ciências constitui-se em uma estratégia pedagógica potencial, que a literatura endossa ser possível utilizá-la tanto na educação básica como na formação de professores de Física e de Ciências, tornando a aprendizagem dos conteúdos mais significante e reflexiva.
id UFRGS-2_704dcf2f590711c899acb3697eab1517
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214641
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guimarães, Ricardo RangelMassoni, Neusa Teresinha2020-11-05T04:06:59Z20201982-873Xhttp://hdl.handle.net/10183/214641001117728O objetivo geral deste artigo é apresentar uma breve revisão da literatura sobre um recorte específico do estado da arte em relação à presença do referencial teórico da argumentação e do pensamento crítico no ensino de ciências. Na primeira parte é realizada uma espécie de mapeamento prévio disponível em alguns artigos científicos de educação científica que se utilizem desta ferramenta. Nessa perspectiva, foram selecionados, através de busca no portal de periódicos da CAPES, alguns estudos de casos específicos para exposição e discussão de seus resultados a respeito dos usos da argumentação e seu potencial no aprendizado em ciências. Em um segundo momento, faz-se uma análise conceitual da importância e da contribuição, na educação científica e na formação de professores, que a utilização da argumentação e do pensamento crítico pode trazer vislumbrando uma aprendizagem fundamentada no entendimento crítico de temáticas científicas. Embora o escopo desta revisão seja bastante delimitado, nossa análise permite assumir que o uso da argumentação e pensamento crítico no ensino de ciências constitui-se em uma estratégia pedagógica potencial, que a literatura endossa ser possível utilizá-la tanto na educação básica como na formação de professores de Física e de Ciências, tornando a aprendizagem dos conteúdos mais significante e reflexiva.The general objective of this article is to present a brief review of the literature on a specific outline of the state of the art in relation to the presence of the theoretical framework of argumentation and critical thinking in science education. In the first part, a kind of prior mapping is carried out, available in some scientific articles of scientific education that use this tool. In this perspective, some specific case studies were selected by searching the CAPES journals portal for exposure and discussion of their results regarding the uses of argumentation and its potential for learning in science. In a second step, a conceptual analysis of the importance and contribution is made, in scientific education and in the training of teachers, which the use of argumentation and critical thinking can bring to glimpse a learning based on the critical understanding of scientific themes. Although the scope of this review is quite limited, our analysis allows us to assume that the use of argumentation and critical thinking in science education constitutes a potential pedagogical strategy, that the literature endorses the possibility of using it both in basic education and in training of physics and science teachers, making learning content more meaningful and reflective.application/pdfporRevista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 13, n. 2 ( maio/ago. 2020) p. 320-344ArgumentaçãoPensamento críticoEducação científicaArgumentationCritical thinkingScientific educationArgumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117728.pdf.txt001117728.pdf.txtExtracted Texttext/plain79908http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214641/2/001117728.pdf.txtca2ba1bf1cd179f5e93304c381b69551MD52ORIGINAL001117728.pdfTexto completoapplication/pdf435739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214641/1/001117728.pdf4521a243192f4e86016d2b774b3e6884MD5110183/2146412020-11-06 05:09:22.131882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214641Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-11-06T07:09:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais
title Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais
spellingShingle Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais
Guimarães, Ricardo Rangel
Argumentação
Pensamento crítico
Educação científica
Argumentation
Critical thinking
Scientific education
title_short Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais
title_full Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais
title_fullStr Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais
title_full_unstemmed Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais
title_sort Argumentação e pensamento crítico na educação científica : análise de estudos de casos e problematizações conceituais
author Guimarães, Ricardo Rangel
author_facet Guimarães, Ricardo Rangel
Massoni, Neusa Teresinha
author_role author
author2 Massoni, Neusa Teresinha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Ricardo Rangel
Massoni, Neusa Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Pensamento crítico
Educação científica
topic Argumentação
Pensamento crítico
Educação científica
Argumentation
Critical thinking
Scientific education
dc.subject.eng.fl_str_mv Argumentation
Critical thinking
Scientific education
description O objetivo geral deste artigo é apresentar uma breve revisão da literatura sobre um recorte específico do estado da arte em relação à presença do referencial teórico da argumentação e do pensamento crítico no ensino de ciências. Na primeira parte é realizada uma espécie de mapeamento prévio disponível em alguns artigos científicos de educação científica que se utilizem desta ferramenta. Nessa perspectiva, foram selecionados, através de busca no portal de periódicos da CAPES, alguns estudos de casos específicos para exposição e discussão de seus resultados a respeito dos usos da argumentação e seu potencial no aprendizado em ciências. Em um segundo momento, faz-se uma análise conceitual da importância e da contribuição, na educação científica e na formação de professores, que a utilização da argumentação e do pensamento crítico pode trazer vislumbrando uma aprendizagem fundamentada no entendimento crítico de temáticas científicas. Embora o escopo desta revisão seja bastante delimitado, nossa análise permite assumir que o uso da argumentação e pensamento crítico no ensino de ciências constitui-se em uma estratégia pedagógica potencial, que a literatura endossa ser possível utilizá-la tanto na educação básica como na formação de professores de Física e de Ciências, tornando a aprendizagem dos conteúdos mais significante e reflexiva.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-05T04:06:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/214641
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-873X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117728
identifier_str_mv 1982-873X
001117728
url http://hdl.handle.net/10183/214641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 13, n. 2 ( maio/ago. 2020) p. 320-344
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214641/2/001117728.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214641/1/001117728.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca2ba1bf1cd179f5e93304c381b69551
4521a243192f4e86016d2b774b3e6884
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447723442176000