O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Carla Maciel Ramos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37110
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar o uso do computador como auxílio ao ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante o primeiro semestre de 2009, no Projeto Amora, desenvolvido com alunos da 5ª e 6ª séries do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp – UFRGS), e durante o primeiro semestre de 2010, com alunos da 6ª serie da Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). Analisamos os dados coletados durante as duas práticas com o objetivo de concluir se as atividades trabalhadas em cada prática contribuem para a aprendizagem de Matemática fazendo uso do computador. Além disso, procuramos saber o que os alunos acham a respeito de aulas de Matemática com o auxílio do computador.
id UFRGS-2_714a479f5fd32c1fbdb2217d918346d5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37110
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pedroso, Carla Maciel RamosBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2012-02-07T01:19:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/37110000819655Este trabalho tem como objetivo principal analisar o uso do computador como auxílio ao ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante o primeiro semestre de 2009, no Projeto Amora, desenvolvido com alunos da 5ª e 6ª séries do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp – UFRGS), e durante o primeiro semestre de 2010, com alunos da 6ª serie da Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). Analisamos os dados coletados durante as duas práticas com o objetivo de concluir se as atividades trabalhadas em cada prática contribuem para a aprendizagem de Matemática fazendo uso do computador. Além disso, procuramos saber o que os alunos acham a respeito de aulas de Matemática com o auxílio do computador.The main purpose of this paper is to study the use of IT (Information Technology) as a support for the teaching-learning process in Mathematics classes of Fundamental School. The data was gathered during the first semester of 2009, on the Projeto Amora, with students of the 5th and 6th grades of Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp - UFRGS), and during the first semester of 2010, with students of the 6th grade of Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). We have studied the gathered data of both periods, verifying if the activities developed in each period had contributed to the learning process of Mathematics through the use of IT. As a secondary goal, we sought to know the students opinions concerning Mathematics classes with the support of IT.application/pdfporInformática na educaçãoMatemática : Ensino : AprendizagemInformation technology on educationMathematics teaching-learningConstructionismDidactic contractO uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819655.pdf.txt000819655.pdf.txtExtracted Texttext/plain128253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/2/000819655.pdf.txtafe993b7de68417e9b96376b50e1c2f4MD52ORIGINAL000819655.pdf000819655.pdfTexto completoapplication/pdf5818489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/1/000819655.pdf6f1263eb9a70efc98c356acb1de134d8MD51THUMBNAIL000819655.pdf.jpg000819655.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/3/000819655.pdf.jpgd5d43f2dd54fc07bd39aa2613e1df025MD5310183/371102018-10-08 09:29:58.518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:29:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
title O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
spellingShingle O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
Pedroso, Carla Maciel Ramos
Informática na educação
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Information technology on education
Mathematics teaching-learning
Constructionism
Didactic contract
title_short O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
title_full O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
title_fullStr O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
title_full_unstemmed O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
title_sort O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
author Pedroso, Carla Maciel Ramos
author_facet Pedroso, Carla Maciel Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Carla Maciel Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação
Matemática : Ensino : Aprendizagem
topic Informática na educação
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Information technology on education
Mathematics teaching-learning
Constructionism
Didactic contract
dc.subject.eng.fl_str_mv Information technology on education
Mathematics teaching-learning
Constructionism
Didactic contract
description Este trabalho tem como objetivo principal analisar o uso do computador como auxílio ao ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante o primeiro semestre de 2009, no Projeto Amora, desenvolvido com alunos da 5ª e 6ª séries do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp – UFRGS), e durante o primeiro semestre de 2010, com alunos da 6ª serie da Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). Analisamos os dados coletados durante as duas práticas com o objetivo de concluir se as atividades trabalhadas em cada prática contribuem para a aprendizagem de Matemática fazendo uso do computador. Além disso, procuramos saber o que os alunos acham a respeito de aulas de Matemática com o auxílio do computador.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-02-07T01:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37110
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819655
url http://hdl.handle.net/10183/37110
identifier_str_mv 000819655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/2/000819655.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/1/000819655.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/3/000819655.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv afe993b7de68417e9b96376b50e1c2f4
6f1263eb9a70efc98c356acb1de134d8
d5d43f2dd54fc07bd39aa2613e1df025
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486743083646976