O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2011 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/37110 |
Summary: | Este trabalho tem como objetivo principal analisar o uso do computador como auxílio ao ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante o primeiro semestre de 2009, no Projeto Amora, desenvolvido com alunos da 5ª e 6ª séries do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp – UFRGS), e durante o primeiro semestre de 2010, com alunos da 6ª serie da Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). Analisamos os dados coletados durante as duas práticas com o objetivo de concluir se as atividades trabalhadas em cada prática contribuem para a aprendizagem de Matemática fazendo uso do computador. Além disso, procuramos saber o que os alunos acham a respeito de aulas de Matemática com o auxílio do computador. |
id |
UFRGS-2_714a479f5fd32c1fbdb2217d918346d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37110 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedroso, Carla Maciel RamosBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2012-02-07T01:19:46Z2011http://hdl.handle.net/10183/37110000819655Este trabalho tem como objetivo principal analisar o uso do computador como auxílio ao ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante o primeiro semestre de 2009, no Projeto Amora, desenvolvido com alunos da 5ª e 6ª séries do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp – UFRGS), e durante o primeiro semestre de 2010, com alunos da 6ª serie da Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). Analisamos os dados coletados durante as duas práticas com o objetivo de concluir se as atividades trabalhadas em cada prática contribuem para a aprendizagem de Matemática fazendo uso do computador. Além disso, procuramos saber o que os alunos acham a respeito de aulas de Matemática com o auxílio do computador.The main purpose of this paper is to study the use of IT (Information Technology) as a support for the teaching-learning process in Mathematics classes of Fundamental School. The data was gathered during the first semester of 2009, on the Projeto Amora, with students of the 5th and 6th grades of Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp - UFRGS), and during the first semester of 2010, with students of the 6th grade of Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). We have studied the gathered data of both periods, verifying if the activities developed in each period had contributed to the learning process of Mathematics through the use of IT. As a secondary goal, we sought to know the students opinions concerning Mathematics classes with the support of IT.application/pdfporInformática na educaçãoMatemática : Ensino : AprendizagemInformation technology on educationMathematics teaching-learningConstructionismDidactic contractO uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819655.pdf.txt000819655.pdf.txtExtracted Texttext/plain128253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/2/000819655.pdf.txtafe993b7de68417e9b96376b50e1c2f4MD52ORIGINAL000819655.pdf000819655.pdfTexto completoapplication/pdf5818489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/1/000819655.pdf6f1263eb9a70efc98c356acb1de134d8MD51THUMBNAIL000819655.pdf.jpg000819655.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/3/000819655.pdf.jpgd5d43f2dd54fc07bd39aa2613e1df025MD5310183/371102018-10-08 09:29:58.518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37110Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:29:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática |
title |
O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática |
spellingShingle |
O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática Pedroso, Carla Maciel Ramos Informática na educação Matemática : Ensino : Aprendizagem Information technology on education Mathematics teaching-learning Constructionism Didactic contract |
title_short |
O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática |
title_full |
O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática |
title_fullStr |
O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática |
title_full_unstemmed |
O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática |
title_sort |
O uso das tecnologias da informação e comunicação como auxílio ao ensino-aprendizagem de matemática |
author |
Pedroso, Carla Maciel Ramos |
author_facet |
Pedroso, Carla Maciel Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedroso, Carla Maciel Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação Matemática : Ensino : Aprendizagem |
topic |
Informática na educação Matemática : Ensino : Aprendizagem Information technology on education Mathematics teaching-learning Constructionism Didactic contract |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information technology on education Mathematics teaching-learning Constructionism Didactic contract |
description |
Este trabalho tem como objetivo principal analisar o uso do computador como auxílio ao ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental. A coleta de dados ocorreu durante o primeiro semestre de 2009, no Projeto Amora, desenvolvido com alunos da 5ª e 6ª séries do Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp – UFRGS), e durante o primeiro semestre de 2010, com alunos da 6ª serie da Escola Estadual de Ensino Médio Itália (EEEM Itália). Analisamos os dados coletados durante as duas práticas com o objetivo de concluir se as atividades trabalhadas em cada prática contribuem para a aprendizagem de Matemática fazendo uso do computador. Além disso, procuramos saber o que os alunos acham a respeito de aulas de Matemática com o auxílio do computador. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-02-07T01:19:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37110 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819655 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37110 |
identifier_str_mv |
000819655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/2/000819655.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/1/000819655.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37110/3/000819655.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
afe993b7de68417e9b96376b50e1c2f4 6f1263eb9a70efc98c356acb1de134d8 d5d43f2dd54fc07bd39aa2613e1df025 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224422293504000 |