Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102831 |
Resumo: | A pesquisa realizada é o resultado de leituras realizadas em vasta bibliografia para abordar o tema: Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento. Este trabalho visa explorar as possibilidades de uso das redes sociais na educação, quais são os fatores que impactam no uso das redes sociais explorando referenciais que possam apoiar os educadores na sua utilização e explorando de que forma esta possa ser uma experiência enriquecedora no processo de construção do conhecimento. As redes sociais envolvem interfaces e mídias que estão sendo cada vez mais utilizadas em diversas áreas, dentre elas, a educação. Estamos diante de uma grande demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada de forma superficial. É um caminho interdisciplinar que não tem volta. Entendidas como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias devem ganhar espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à Internet, software de criação de sites, redes sociais, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Numa aprendizagem colaborativa fazendo uso do computador, professores e estudantes aprendem, fazendo uso do processo dialético de aprender. Seus pontos de partida são diferenciados, mas pelas problematizações criadas o ponto de chegada será de aprendizagem para ambos. As redes sociais podem ser utilizadas para criar uma comunidade de aprendizagem para a escola, classe ou disciplina; para compartilhar informações e ideias com outros colegas, nos temas que estão sendo discutidos pelos estudantes em sala de aula; as redes podem promover a interação e colaboração. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. |
id |
UFRGS-2_71bb460765afdd5ed38c690a96d8dfd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102831 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paz, Patricia Ernestina VargasBulegon, Ana Marli2014-09-11T02:09:52Z2012http://hdl.handle.net/10183/102831000919947A pesquisa realizada é o resultado de leituras realizadas em vasta bibliografia para abordar o tema: Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento. Este trabalho visa explorar as possibilidades de uso das redes sociais na educação, quais são os fatores que impactam no uso das redes sociais explorando referenciais que possam apoiar os educadores na sua utilização e explorando de que forma esta possa ser uma experiência enriquecedora no processo de construção do conhecimento. As redes sociais envolvem interfaces e mídias que estão sendo cada vez mais utilizadas em diversas áreas, dentre elas, a educação. Estamos diante de uma grande demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada de forma superficial. É um caminho interdisciplinar que não tem volta. Entendidas como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias devem ganhar espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à Internet, software de criação de sites, redes sociais, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Numa aprendizagem colaborativa fazendo uso do computador, professores e estudantes aprendem, fazendo uso do processo dialético de aprender. Seus pontos de partida são diferenciados, mas pelas problematizações criadas o ponto de chegada será de aprendizagem para ambos. As redes sociais podem ser utilizadas para criar uma comunidade de aprendizagem para a escola, classe ou disciplina; para compartilhar informações e ideias com outros colegas, nos temas que estão sendo discutidos pelos estudantes em sala de aula; as redes podem promover a interação e colaboração. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.The research is the result of reading done extensive bibliography on the subject to display: Contribution of social networks in the process of knowledge construction. This study aims to explore the possibilities of using social networking in education, what are the factors that impact the use of social networks exploiting references that would support educators in using and exploring how this can be an enriching experience in the construction process knowledge. Social networks involve interfaces and media are being used increasingly in several areas, among them education. We are facing a great demonstration that the modernization of education is too serious to be treated lightly. It is an interdisciplinary path of no return. Understood as essential and indispensable tools in the age of communication, new technologies should make effective space in classrooms. Computers connected to the Internet, software for creating websites, social networks, cable television, radio system and electronic games. In doing collaborative learning computer use, teachers and students learn, making use of the dialectical process of learning. Their starting points are different, but problematizations created by the arrival point will be learning for both. Social networks can be used to create a learning community for school, class or course, to share information and ideas with other colleagues in the topics being discussed by students in the classroom; networks can promote interaction and collaboration. These are some of the possibilities that can be exploited and in the school environment as facilitators of learning tools.application/pdfporRedes sociaisTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Construção do conhecimentoSocial networksEducationTechnologyContribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919947.pdf000919947.pdfTexto completoapplication/pdf717255http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102831/1/000919947.pdf9f222782647d5d2ac5c3cde51cee059aMD51TEXT000919947.pdf.txt000919947.pdf.txtExtracted Texttext/plain87716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102831/2/000919947.pdf.txtb310f22fb4992d432ee7ba889dcfe374MD52THUMBNAIL000919947.pdf.jpg000919947.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1023http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102831/3/000919947.pdf.jpg618df4c4fffa9950e4be61360c264847MD5310183/1028312018-10-25 09:02:49.941oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102831Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:02:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento |
title |
Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento |
spellingShingle |
Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento Paz, Patricia Ernestina Vargas Redes sociais Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção do conhecimento Social networks Education Technology |
title_short |
Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento |
title_full |
Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento |
title_fullStr |
Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento |
title_sort |
Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento |
author |
Paz, Patricia Ernestina Vargas |
author_facet |
Paz, Patricia Ernestina Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paz, Patricia Ernestina Vargas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
contributor_str_mv |
Bulegon, Ana Marli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção do conhecimento |
topic |
Redes sociais Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Construção do conhecimento Social networks Education Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social networks Education Technology |
description |
A pesquisa realizada é o resultado de leituras realizadas em vasta bibliografia para abordar o tema: Contribuição das redes sociais no processo de construção do conhecimento. Este trabalho visa explorar as possibilidades de uso das redes sociais na educação, quais são os fatores que impactam no uso das redes sociais explorando referenciais que possam apoiar os educadores na sua utilização e explorando de que forma esta possa ser uma experiência enriquecedora no processo de construção do conhecimento. As redes sociais envolvem interfaces e mídias que estão sendo cada vez mais utilizadas em diversas áreas, dentre elas, a educação. Estamos diante de uma grande demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada de forma superficial. É um caminho interdisciplinar que não tem volta. Entendidas como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias devem ganhar espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à Internet, software de criação de sites, redes sociais, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Numa aprendizagem colaborativa fazendo uso do computador, professores e estudantes aprendem, fazendo uso do processo dialético de aprender. Seus pontos de partida são diferenciados, mas pelas problematizações criadas o ponto de chegada será de aprendizagem para ambos. As redes sociais podem ser utilizadas para criar uma comunidade de aprendizagem para a escola, classe ou disciplina; para compartilhar informações e ideias com outros colegas, nos temas que estão sendo discutidos pelos estudantes em sala de aula; as redes podem promover a interação e colaboração. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102831 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919947 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102831 |
identifier_str_mv |
000919947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102831/1/000919947.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102831/2/000919947.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102831/3/000919947.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9f222782647d5d2ac5c3cde51cee059a b310f22fb4992d432ee7ba889dcfe374 618df4c4fffa9950e4be61360c264847 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132865298432 |