A construção do fazer musical do professor de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Rosangela
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221115
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como a música está presente na prática pedagógica do professor de Educação Infantil, de Boa Vista – RR, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica? Com esta pesquisa espero contribuir para a formação e a prática musical do professor de Educação Infantil, refletindo sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. A fundamentação teórica deste projeto está centrada nas diversas concepções em relação à Infância e a criança e suas implicações para a Educação Musical e na literatura que discute sobre a formação do professor pedagogo e a educação musical, diante da diversidade das realidades educacionais de um país tão grande como o Brasil. A metodologia de pesquisa é a qualitativa. Ela serviu para a realização da pesquisa de campo e a análise dos dados, inspirada no método da pesquisa-ação, sendo suas principais características a imersão do pesquisador nas circunstâncias e no contexto da pesquisa, o reconhecimento dos sujeitos participantes como produtores de conhecimentos e a busca por resultados como fruto do trabalho coletivo resultante da interação entre pesquisador e pesquisado.
id UFRGS-2_7244750146893e8aa9fb9f74b4372e09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221115
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Duarte, RosangelaBeyer, Esther Sulzbacher Wondracek2021-05-14T04:29:42Z20071519-6569http://hdl.handle.net/10183/221115000665896Este estudo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como a música está presente na prática pedagógica do professor de Educação Infantil, de Boa Vista – RR, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica? Com esta pesquisa espero contribuir para a formação e a prática musical do professor de Educação Infantil, refletindo sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. A fundamentação teórica deste projeto está centrada nas diversas concepções em relação à Infância e a criança e suas implicações para a Educação Musical e na literatura que discute sobre a formação do professor pedagogo e a educação musical, diante da diversidade das realidades educacionais de um país tão grande como o Brasil. A metodologia de pesquisa é a qualitativa. Ela serviu para a realização da pesquisa de campo e a análise dos dados, inspirada no método da pesquisa-ação, sendo suas principais características a imersão do pesquisador nas circunstâncias e no contexto da pesquisa, o reconhecimento dos sujeitos participantes como produtores de conhecimentos e a busca por resultados como fruto do trabalho coletivo resultante da interação entre pesquisador e pesquisado.This study aims to investigate the following question: How is the music present in the practice of teachers of Preschool Education, Boa Vista - RR, and what are the conceptions of music that guide his/her action teaching? With this research I wait to contribute for the formation and the musical practice of the Preschool Education teacher, reflecting on the role of music as a knowledge to be built and its applications in schools of Boa Vista - RR. The theoretical foundation of this project is focused on various concepts regarding children and its implications for Music Education and the literature that discusses the teacher education formation and the music education in face of the diversity of educational realities of a country as large as Brazil. The methodology of the research is qualitative. It served for the field research and analysis of field data, inspired by the method of action research, and its main characteristics are the immersion of the researcher in the circumstances and in the context of search, the recognition of the participating subjects as producers of knowledge and the search for results as a consequence of collective work from the interaction between researcher and searched.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 7, n. 13/14 (jan./dez. 2007), p. 64-69Educação infantilMúsicaProfessorFormaçãoPreschool teachersEducation teachersMusicalizationA construção do fazer musical do professor de educação infantilThe musical making construction of the preschool education teacher info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000665896.pdf.txt000665896.pdf.txtExtracted Texttext/plain30818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221115/2/000665896.pdf.txt804ffbdd248c55abb4eef3574576bf50MD52ORIGINAL000665896.pdfTexto completoapplication/pdf177035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221115/1/000665896.pdf8bf742220c40638008aa8727b5aee67dMD5110183/2211152021-05-26 04:43:37.692394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:43:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do fazer musical do professor de educação infantil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The musical making construction of the preschool education teacher
title A construção do fazer musical do professor de educação infantil
spellingShingle A construção do fazer musical do professor de educação infantil
Duarte, Rosangela
Educação infantil
Música
Professor
Formação
Preschool teachers
Education teachers
Musicalization
title_short A construção do fazer musical do professor de educação infantil
title_full A construção do fazer musical do professor de educação infantil
title_fullStr A construção do fazer musical do professor de educação infantil
title_full_unstemmed A construção do fazer musical do professor de educação infantil
title_sort A construção do fazer musical do professor de educação infantil
author Duarte, Rosangela
author_facet Duarte, Rosangela
Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
author_role author
author2 Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Rosangela
Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Música
Professor
Formação
topic Educação infantil
Música
Professor
Formação
Preschool teachers
Education teachers
Musicalization
dc.subject.eng.fl_str_mv Preschool teachers
Education teachers
Musicalization
description Este estudo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como a música está presente na prática pedagógica do professor de Educação Infantil, de Boa Vista – RR, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica? Com esta pesquisa espero contribuir para a formação e a prática musical do professor de Educação Infantil, refletindo sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. A fundamentação teórica deste projeto está centrada nas diversas concepções em relação à Infância e a criança e suas implicações para a Educação Musical e na literatura que discute sobre a formação do professor pedagogo e a educação musical, diante da diversidade das realidades educacionais de um país tão grande como o Brasil. A metodologia de pesquisa é a qualitativa. Ela serviu para a realização da pesquisa de campo e a análise dos dados, inspirada no método da pesquisa-ação, sendo suas principais características a imersão do pesquisador nas circunstâncias e no contexto da pesquisa, o reconhecimento dos sujeitos participantes como produtores de conhecimentos e a busca por resultados como fruto do trabalho coletivo resultante da interação entre pesquisador e pesquisado.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-14T04:29:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221115
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-6569
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000665896
identifier_str_mv 1519-6569
000665896
url http://hdl.handle.net/10183/221115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 7, n. 13/14 (jan./dez. 2007), p. 64-69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221115/2/000665896.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221115/1/000665896.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 804ffbdd248c55abb4eef3574576bf50
8bf742220c40638008aa8727b5aee67d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225017645596672