A construção do fazer musical do professor de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221115 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como a música está presente na prática pedagógica do professor de Educação Infantil, de Boa Vista – RR, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica? Com esta pesquisa espero contribuir para a formação e a prática musical do professor de Educação Infantil, refletindo sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. A fundamentação teórica deste projeto está centrada nas diversas concepções em relação à Infância e a criança e suas implicações para a Educação Musical e na literatura que discute sobre a formação do professor pedagogo e a educação musical, diante da diversidade das realidades educacionais de um país tão grande como o Brasil. A metodologia de pesquisa é a qualitativa. Ela serviu para a realização da pesquisa de campo e a análise dos dados, inspirada no método da pesquisa-ação, sendo suas principais características a imersão do pesquisador nas circunstâncias e no contexto da pesquisa, o reconhecimento dos sujeitos participantes como produtores de conhecimentos e a busca por resultados como fruto do trabalho coletivo resultante da interação entre pesquisador e pesquisado. |
id |
UFRGS-2_7244750146893e8aa9fb9f74b4372e09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221115 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Duarte, RosangelaBeyer, Esther Sulzbacher Wondracek2021-05-14T04:29:42Z20071519-6569http://hdl.handle.net/10183/221115000665896Este estudo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como a música está presente na prática pedagógica do professor de Educação Infantil, de Boa Vista – RR, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica? Com esta pesquisa espero contribuir para a formação e a prática musical do professor de Educação Infantil, refletindo sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. A fundamentação teórica deste projeto está centrada nas diversas concepções em relação à Infância e a criança e suas implicações para a Educação Musical e na literatura que discute sobre a formação do professor pedagogo e a educação musical, diante da diversidade das realidades educacionais de um país tão grande como o Brasil. A metodologia de pesquisa é a qualitativa. Ela serviu para a realização da pesquisa de campo e a análise dos dados, inspirada no método da pesquisa-ação, sendo suas principais características a imersão do pesquisador nas circunstâncias e no contexto da pesquisa, o reconhecimento dos sujeitos participantes como produtores de conhecimentos e a busca por resultados como fruto do trabalho coletivo resultante da interação entre pesquisador e pesquisado.This study aims to investigate the following question: How is the music present in the practice of teachers of Preschool Education, Boa Vista - RR, and what are the conceptions of music that guide his/her action teaching? With this research I wait to contribute for the formation and the musical practice of the Preschool Education teacher, reflecting on the role of music as a knowledge to be built and its applications in schools of Boa Vista - RR. The theoretical foundation of this project is focused on various concepts regarding children and its implications for Music Education and the literature that discusses the teacher education formation and the music education in face of the diversity of educational realities of a country as large as Brazil. The methodology of the research is qualitative. It served for the field research and analysis of field data, inspired by the method of action research, and its main characteristics are the immersion of the researcher in the circumstances and in the context of search, the recognition of the participating subjects as producers of knowledge and the search for results as a consequence of collective work from the interaction between researcher and searched.application/pdfporRevista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 7, n. 13/14 (jan./dez. 2007), p. 64-69Educação infantilMúsicaProfessorFormaçãoPreschool teachersEducation teachersMusicalizationA construção do fazer musical do professor de educação infantilThe musical making construction of the preschool education teacher info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000665896.pdf.txt000665896.pdf.txtExtracted Texttext/plain30818http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221115/2/000665896.pdf.txt804ffbdd248c55abb4eef3574576bf50MD52ORIGINAL000665896.pdfTexto completoapplication/pdf177035http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221115/1/000665896.pdf8bf742220c40638008aa8727b5aee67dMD5110183/2211152021-05-26 04:43:37.692394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221115Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:43:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção do fazer musical do professor de educação infantil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The musical making construction of the preschool education teacher |
title |
A construção do fazer musical do professor de educação infantil |
spellingShingle |
A construção do fazer musical do professor de educação infantil Duarte, Rosangela Educação infantil Música Professor Formação Preschool teachers Education teachers Musicalization |
title_short |
A construção do fazer musical do professor de educação infantil |
title_full |
A construção do fazer musical do professor de educação infantil |
title_fullStr |
A construção do fazer musical do professor de educação infantil |
title_full_unstemmed |
A construção do fazer musical do professor de educação infantil |
title_sort |
A construção do fazer musical do professor de educação infantil |
author |
Duarte, Rosangela |
author_facet |
Duarte, Rosangela Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek |
author_role |
author |
author2 |
Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Rosangela Beyer, Esther Sulzbacher Wondracek |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Música Professor Formação |
topic |
Educação infantil Música Professor Formação Preschool teachers Education teachers Musicalization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Preschool teachers Education teachers Musicalization |
description |
Este estudo tem como objetivo investigar a seguinte questão: Como a música está presente na prática pedagógica do professor de Educação Infantil, de Boa Vista – RR, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica? Com esta pesquisa espero contribuir para a formação e a prática musical do professor de Educação Infantil, refletindo sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. A fundamentação teórica deste projeto está centrada nas diversas concepções em relação à Infância e a criança e suas implicações para a Educação Musical e na literatura que discute sobre a formação do professor pedagogo e a educação musical, diante da diversidade das realidades educacionais de um país tão grande como o Brasil. A metodologia de pesquisa é a qualitativa. Ela serviu para a realização da pesquisa de campo e a análise dos dados, inspirada no método da pesquisa-ação, sendo suas principais características a imersão do pesquisador nas circunstâncias e no contexto da pesquisa, o reconhecimento dos sujeitos participantes como produtores de conhecimentos e a busca por resultados como fruto do trabalho coletivo resultante da interação entre pesquisador e pesquisado. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-14T04:29:42Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221115 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1519-6569 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000665896 |
identifier_str_mv |
1519-6569 000665896 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Fundarte. Montenegro, RS. Vol. 7, n. 13/14 (jan./dez. 2007), p. 64-69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221115/2/000665896.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221115/1/000665896.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
804ffbdd248c55abb4eef3574576bf50 8bf742220c40638008aa8727b5aee67d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447742100537344 |