A importância da contação de estórias na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wendt, Regina Kramer
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141247
Resumo: Este estudo origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura /Modalidade a Distância, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS realizado em 2010/1, com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no centro de Sapiranga - RS. Durante o desenvolvimento do projeto, através de observações diárias ficou constatado que as crianças que ouviam e recontavam as estórias encontraram mais facilidade na realização dos trabalhos, tiveram maior rendimento na leitura e escrita. O estudo foi desenvolvido em três fases distintas. Inicialmente uma Avaliação diagnóstica, no segundo momento realizou se a prática de ensino e para concluir fez-se uma avaliação formativa relacionando as teorias e as práticas da contação de estórias no contexto educacional. Na educação, a contação de histórias pode contribuir de diversas formas, pois além de divertir, essa atividade também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor. A contação também estimula a imaginação e a criatividade, fundamentalmente desperta o interesse pela leitura e escrita, contribuindo para a produção de textos. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma pesquisa já concluída relacionada à utilização da contação, em um contexto de aprendizagem no qual se buscava motivar os alunos durante as aulas.
id UFRGS-2_72d89a3d54bd63f429a3abe3e8cbde66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141247
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wendt, Regina KramerPetersen, Ana Maria de Barros2016-05-18T02:07:38Z2011http://hdl.handle.net/10183/141247000992204Este estudo origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura /Modalidade a Distância, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS realizado em 2010/1, com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no centro de Sapiranga - RS. Durante o desenvolvimento do projeto, através de observações diárias ficou constatado que as crianças que ouviam e recontavam as estórias encontraram mais facilidade na realização dos trabalhos, tiveram maior rendimento na leitura e escrita. O estudo foi desenvolvido em três fases distintas. Inicialmente uma Avaliação diagnóstica, no segundo momento realizou se a prática de ensino e para concluir fez-se uma avaliação formativa relacionando as teorias e as práticas da contação de estórias no contexto educacional. Na educação, a contação de histórias pode contribuir de diversas formas, pois além de divertir, essa atividade também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor. A contação também estimula a imaginação e a criatividade, fundamentalmente desperta o interesse pela leitura e escrita, contribuindo para a produção de textos. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma pesquisa já concluída relacionada à utilização da contação, em um contexto de aprendizagem no qual se buscava motivar os alunos durante as aulas.application/pdfporEducação infantilNarração de históriasA importância da contação de estórias na alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000992204.pdf000992204.pdfTexto completoapplication/pdf322014http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/1/000992204.pdfdbf6f66007391815e64f239c2bb2c779MD51TEXT000992204.pdf.txt000992204.pdf.txtExtracted Texttext/plain42182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/2/000992204.pdf.txt9b842da93db357281ec743a5b2a6967dMD52THUMBNAIL000992204.pdf.jpg000992204.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/3/000992204.pdf.jpg9c5ce98c81e5fc0471c4189c01464cb1MD5310183/1412472018-10-25 09:55:37.081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141247Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:55:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da contação de estórias na alfabetização
title A importância da contação de estórias na alfabetização
spellingShingle A importância da contação de estórias na alfabetização
Wendt, Regina Kramer
Educação infantil
Narração de histórias
title_short A importância da contação de estórias na alfabetização
title_full A importância da contação de estórias na alfabetização
title_fullStr A importância da contação de estórias na alfabetização
title_full_unstemmed A importância da contação de estórias na alfabetização
title_sort A importância da contação de estórias na alfabetização
author Wendt, Regina Kramer
author_facet Wendt, Regina Kramer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wendt, Regina Kramer
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
contributor_str_mv Petersen, Ana Maria de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Narração de histórias
topic Educação infantil
Narração de histórias
description Este estudo origina-se das experiências vivenciadas durante o Estágio de Docência do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura /Modalidade a Distância, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / UFRGS realizado em 2010/1, com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no centro de Sapiranga - RS. Durante o desenvolvimento do projeto, através de observações diárias ficou constatado que as crianças que ouviam e recontavam as estórias encontraram mais facilidade na realização dos trabalhos, tiveram maior rendimento na leitura e escrita. O estudo foi desenvolvido em três fases distintas. Inicialmente uma Avaliação diagnóstica, no segundo momento realizou se a prática de ensino e para concluir fez-se uma avaliação formativa relacionando as teorias e as práticas da contação de estórias no contexto educacional. Na educação, a contação de histórias pode contribuir de diversas formas, pois além de divertir, essa atividade também pode fornecer subsídios para o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do leitor. A contação também estimula a imaginação e a criatividade, fundamentalmente desperta o interesse pela leitura e escrita, contribuindo para a produção de textos. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma pesquisa já concluída relacionada à utilização da contação, em um contexto de aprendizagem no qual se buscava motivar os alunos durante as aulas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-18T02:07:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141247
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992204
url http://hdl.handle.net/10183/141247
identifier_str_mv 000992204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/1/000992204.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/2/000992204.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141247/3/000992204.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dbf6f66007391815e64f239c2bb2c779
9b842da93db357281ec743a5b2a6967d
9c5ce98c81e5fc0471c4189c01464cb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509203677184