Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174382 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de uma percepção sobre uma experiência individual a respeito da inexistência da inserção dos conteúdos e temáticas da Sociologia da Educação nas práticas dos seminários de docência e estágio curricular obrigatório. O estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especial destaque às disciplinas da área de Sociologia da Educação, e discutir a partir das concepções das estudantes do curso e professores da área, a presença desses conteúdos nas práticas docentes previstas no curso. O trabalho construiu-se através de um apanhado histórico a partir de uma referencial de diretrizes e leis acerca da formação de professores. Também se abordou a construção do currículo de Pedagogia da UFGRS, com atenção especial ao currículo atual, com foco nas disciplinas de Sociologia da Educação e naquelas que envolviam prática pedagógica. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, e a produção dos dados empíricos foi feita por meio de questionários com estudantes do curso e entrevistas com professores das disciplinas de Sociologia da Educação. As análises apontam para três categorias: a) a Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia; b) a Sociologia da Educação como uma prática docente e c) a Sociologia da Educação como conteúdo a ser trabalho com os alunos. Por meio delas, foi possível descrever diferentes concepções acerca das repercussões da Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia na UFRGS. |
id |
UFRGS-2_743c57cb471938cb79bec2876976bd1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174382 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bevilacqua, MartinaSommer, Luis Henrique2018-04-04T02:26:33Z2017http://hdl.handle.net/10183/174382001061638Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de uma percepção sobre uma experiência individual a respeito da inexistência da inserção dos conteúdos e temáticas da Sociologia da Educação nas práticas dos seminários de docência e estágio curricular obrigatório. O estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especial destaque às disciplinas da área de Sociologia da Educação, e discutir a partir das concepções das estudantes do curso e professores da área, a presença desses conteúdos nas práticas docentes previstas no curso. O trabalho construiu-se através de um apanhado histórico a partir de uma referencial de diretrizes e leis acerca da formação de professores. Também se abordou a construção do currículo de Pedagogia da UFGRS, com atenção especial ao currículo atual, com foco nas disciplinas de Sociologia da Educação e naquelas que envolviam prática pedagógica. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, e a produção dos dados empíricos foi feita por meio de questionários com estudantes do curso e entrevistas com professores das disciplinas de Sociologia da Educação. As análises apontam para três categorias: a) a Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia; b) a Sociologia da Educação como uma prática docente e c) a Sociologia da Educação como conteúdo a ser trabalho com os alunos. Por meio delas, foi possível descrever diferentes concepções acerca das repercussões da Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia na UFRGS.application/pdfporFormação de professoresSociologia da educaçãoPedagogiaLicenciaturaPrática pedagógicaRepercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061638.pdf001061638.pdfTexto completoapplication/pdf751501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/1/001061638.pdfda43b5771c713d0b9b12376a7e25c164MD51TEXT001061638.pdf.txt001061638.pdf.txtExtracted Texttext/plain145039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/2/001061638.pdf.txtf5fbdb41466f68e01d88bd6d11023edaMD52THUMBNAIL001061638.pdf.jpg001061638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/3/001061638.pdf.jpgce84c3b3c271a95e77715dc8d9f5ea2dMD5310183/1743822018-10-25 10:05:31.337oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:05:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS |
title |
Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS |
spellingShingle |
Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS Bevilacqua, Martina Formação de professores Sociologia da educação Pedagogia Licenciatura Prática pedagógica |
title_short |
Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS |
title_full |
Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS |
title_fullStr |
Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS |
title_sort |
Repercussões da sociologia da educação na formação de pedagogas da UFRGS |
author |
Bevilacqua, Martina |
author_facet |
Bevilacqua, Martina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bevilacqua, Martina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sommer, Luis Henrique |
contributor_str_mv |
Sommer, Luis Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Sociologia da educação Pedagogia Licenciatura Prática pedagógica |
topic |
Formação de professores Sociologia da educação Pedagogia Licenciatura Prática pedagógica |
description |
Este trabalho de conclusão de curso surgiu a partir de uma percepção sobre uma experiência individual a respeito da inexistência da inserção dos conteúdos e temáticas da Sociologia da Educação nas práticas dos seminários de docência e estágio curricular obrigatório. O estudo tem como objetivo analisar o currículo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especial destaque às disciplinas da área de Sociologia da Educação, e discutir a partir das concepções das estudantes do curso e professores da área, a presença desses conteúdos nas práticas docentes previstas no curso. O trabalho construiu-se através de um apanhado histórico a partir de uma referencial de diretrizes e leis acerca da formação de professores. Também se abordou a construção do currículo de Pedagogia da UFGRS, com atenção especial ao currículo atual, com foco nas disciplinas de Sociologia da Educação e naquelas que envolviam prática pedagógica. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, e a produção dos dados empíricos foi feita por meio de questionários com estudantes do curso e entrevistas com professores das disciplinas de Sociologia da Educação. As análises apontam para três categorias: a) a Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia; b) a Sociologia da Educação como uma prática docente e c) a Sociologia da Educação como conteúdo a ser trabalho com os alunos. Por meio delas, foi possível descrever diferentes concepções acerca das repercussões da Sociologia da Educação nas práticas docentes do curso de Pedagogia na UFRGS. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-04T02:26:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174382 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001061638 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174382 |
identifier_str_mv |
001061638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/1/001061638.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/2/001061638.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174382/3/001061638.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da43b5771c713d0b9b12376a7e25c164 f5fbdb41466f68e01d88bd6d11023eda ce84c3b3c271a95e77715dc8d9f5ea2d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447211897520128 |