A ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clarice de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181348
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as oportunidades de aprendizagem proporcionadas a educandos Jovens e Adultos através de jogos didáticos e se estas ampliaram, de alguma maneira e de que forma, os conhecimentos destes sujeitos. As questões centrais deste estudo foram: Quais as contribuições dos jogos didáticos para o processo de alfabetização dos educandos? Quais as contribuições dos jogos didáticos para o processo de numeramento dos educandos? Como os jovens e adultos desempenharam a capacidade de observação, criação, reflexão e experimentação nas aulas com jogos? De que forma os jogos observados contribuíram para o desenvolvimento de comunicação, interação, cooperação e compartilhamento de saberes entre os sujeitos? Para tanto, foi realizada a análise documental do Diário de Classe produzido pela pesquisadora ao longo do estágio curricular obrigatório e dos registros de campo do PIBID-EJA. Refletimos, partindo destes materiais, sobre as propostas de aulas lúdicas com jogos didáticos. Como referencial teórico, os principais autores estudados foram Paulo Freire (1996; 2005; 2007), Suzana Schwartz (2013), Marta Kohl de Oliveira (1999), Tânia Ramos Fortuna (2011), entre outros. Os sujeitos da EJA possuem a marca da exclusão social e cultural, agravada pelo fato de não terem acesso a escolarização. Cabe salientar que os educandos Jovens e Adultos mesmo cursando os anos iniciais não são crianças, por isso não devem receber tratamento infantil. Sendo assim procurou-se formas de conectar o conteúdo ao contexto social e cultural destes educandos. Para tal foram propostos planejamentos que contemplassem estratégias pedagógicas trazendo a ludicidade através de jogos didáticos, promovendo aprendizagens significativas. Destacamos, com isto, que a aprendizagem por meio dos jogos, ocorre não só para as crianças, mas também para os adultos e os jovens, desde que estes materiais sejam adequados à modalidade EJA.
id UFRGS-2_7470f1f13790f58744a09a53a90eb4f3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181348
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Clarice deDella Libera, Aline Lemos da Cunha2018-08-24T02:29:06Z2018http://hdl.handle.net/10183/181348001075208Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as oportunidades de aprendizagem proporcionadas a educandos Jovens e Adultos através de jogos didáticos e se estas ampliaram, de alguma maneira e de que forma, os conhecimentos destes sujeitos. As questões centrais deste estudo foram: Quais as contribuições dos jogos didáticos para o processo de alfabetização dos educandos? Quais as contribuições dos jogos didáticos para o processo de numeramento dos educandos? Como os jovens e adultos desempenharam a capacidade de observação, criação, reflexão e experimentação nas aulas com jogos? De que forma os jogos observados contribuíram para o desenvolvimento de comunicação, interação, cooperação e compartilhamento de saberes entre os sujeitos? Para tanto, foi realizada a análise documental do Diário de Classe produzido pela pesquisadora ao longo do estágio curricular obrigatório e dos registros de campo do PIBID-EJA. Refletimos, partindo destes materiais, sobre as propostas de aulas lúdicas com jogos didáticos. Como referencial teórico, os principais autores estudados foram Paulo Freire (1996; 2005; 2007), Suzana Schwartz (2013), Marta Kohl de Oliveira (1999), Tânia Ramos Fortuna (2011), entre outros. Os sujeitos da EJA possuem a marca da exclusão social e cultural, agravada pelo fato de não terem acesso a escolarização. Cabe salientar que os educandos Jovens e Adultos mesmo cursando os anos iniciais não são crianças, por isso não devem receber tratamento infantil. Sendo assim procurou-se formas de conectar o conteúdo ao contexto social e cultural destes educandos. Para tal foram propostos planejamentos que contemplassem estratégias pedagógicas trazendo a ludicidade através de jogos didáticos, promovendo aprendizagens significativas. Destacamos, com isto, que a aprendizagem por meio dos jogos, ocorre não só para as crianças, mas também para os adultos e os jovens, desde que estes materiais sejam adequados à modalidade EJA.application/pdfporEducação de jovens e adultosLudicidadeEducação prisionalA ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a práticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075208.pdfTexto completoapplication/pdf824307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181348/1/001075208.pdf0df375ec45d1b637f3a64d030bd20921MD51TEXT001075208.pdf.txt001075208.pdf.txtExtracted Texttext/plain86744http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181348/2/001075208.pdf.txt6b1f30a74947adaf0420c10c270a2f74MD52THUMBNAIL001075208.pdf.jpg001075208.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181348/3/001075208.pdf.jpg7a2667524a984c6bd6cf52378cace105MD5310183/1813482019-01-11 04:09:24.449521oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181348Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-11T06:09:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a prática
title A ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a prática
spellingShingle A ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a prática
Oliveira, Clarice de
Educação de jovens e adultos
Ludicidade
Educação prisional
title_short A ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a prática
title_full A ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a prática
title_fullStr A ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a prática
title_full_unstemmed A ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a prática
title_sort A ludicidade e os jogos didáticos na educação de jovens e adultos : reflexões sobre a prática
author Oliveira, Clarice de
author_facet Oliveira, Clarice de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clarice de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
contributor_str_mv Della Libera, Aline Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ludicidade
Educação prisional
topic Educação de jovens e adultos
Ludicidade
Educação prisional
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar as oportunidades de aprendizagem proporcionadas a educandos Jovens e Adultos através de jogos didáticos e se estas ampliaram, de alguma maneira e de que forma, os conhecimentos destes sujeitos. As questões centrais deste estudo foram: Quais as contribuições dos jogos didáticos para o processo de alfabetização dos educandos? Quais as contribuições dos jogos didáticos para o processo de numeramento dos educandos? Como os jovens e adultos desempenharam a capacidade de observação, criação, reflexão e experimentação nas aulas com jogos? De que forma os jogos observados contribuíram para o desenvolvimento de comunicação, interação, cooperação e compartilhamento de saberes entre os sujeitos? Para tanto, foi realizada a análise documental do Diário de Classe produzido pela pesquisadora ao longo do estágio curricular obrigatório e dos registros de campo do PIBID-EJA. Refletimos, partindo destes materiais, sobre as propostas de aulas lúdicas com jogos didáticos. Como referencial teórico, os principais autores estudados foram Paulo Freire (1996; 2005; 2007), Suzana Schwartz (2013), Marta Kohl de Oliveira (1999), Tânia Ramos Fortuna (2011), entre outros. Os sujeitos da EJA possuem a marca da exclusão social e cultural, agravada pelo fato de não terem acesso a escolarização. Cabe salientar que os educandos Jovens e Adultos mesmo cursando os anos iniciais não são crianças, por isso não devem receber tratamento infantil. Sendo assim procurou-se formas de conectar o conteúdo ao contexto social e cultural destes educandos. Para tal foram propostos planejamentos que contemplassem estratégias pedagógicas trazendo a ludicidade através de jogos didáticos, promovendo aprendizagens significativas. Destacamos, com isto, que a aprendizagem por meio dos jogos, ocorre não só para as crianças, mas também para os adultos e os jovens, desde que estes materiais sejam adequados à modalidade EJA.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-24T02:29:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181348
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001075208
url http://hdl.handle.net/10183/181348
identifier_str_mv 001075208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181348/1/001075208.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181348/2/001075208.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181348/3/001075208.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0df375ec45d1b637f3a64d030bd20921
6b1f30a74947adaf0420c10c270a2f74
7a2667524a984c6bd6cf52378cace105
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224555592679424