Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lutz, Celi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Aragón, Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225635
Resumo: O presente artigo apresenta uma investigação sobre as expectativas de um grupo de professoras-alunas do Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS), levantando as suas ideias iniciais sobre a Educação a Distância (EAD) e, mais especificamente, sobre o PEAD e como essas foram se transformando no decorrer do mesmo. O estudo foi realizado a partir de uma amostra de 20% das alunas de um dos polos do curso. A coleta de dados foi realizada a partir de leituras de registros textuais, além de entrevistas presenciais para complementação dos dados. O tratamento dos dados enfocou: (1) as concepções das professoras-alunas relativas a EAD e as suas expectativas em relação ao curso no seu início; (2) as concepções atuais e as possíveis mudanças das expectativas iniciais ao longo do curso. O estudo evidenciou que as professoras-alunas participantes da pesquisa tiveram as suas expectativas superadas positivamente. Os resultados da pesquisa apontaram para o fato de que as professoras-alunas, gradualmente, tomaram consciência do curso e consideraram que o PEAD efetivou o modelo de aprendizagem em rede na perspectiva de superar as fragmentações e dicotomias entre o projeto pedagógico e as práticas realizadas.
id UFRGS-2_7713e33688e95af5d9eee5478b57bf71
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225635
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lutz, CeliAragón, Rosane2021-08-13T04:37:46Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225635000906983O presente artigo apresenta uma investigação sobre as expectativas de um grupo de professoras-alunas do Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS), levantando as suas ideias iniciais sobre a Educação a Distância (EAD) e, mais especificamente, sobre o PEAD e como essas foram se transformando no decorrer do mesmo. O estudo foi realizado a partir de uma amostra de 20% das alunas de um dos polos do curso. A coleta de dados foi realizada a partir de leituras de registros textuais, além de entrevistas presenciais para complementação dos dados. O tratamento dos dados enfocou: (1) as concepções das professoras-alunas relativas a EAD e as suas expectativas em relação ao curso no seu início; (2) as concepções atuais e as possíveis mudanças das expectativas iniciais ao longo do curso. O estudo evidenciou que as professoras-alunas participantes da pesquisa tiveram as suas expectativas superadas positivamente. Os resultados da pesquisa apontaram para o fato de que as professoras-alunas, gradualmente, tomaram consciência do curso e consideraram que o PEAD efetivou o modelo de aprendizagem em rede na perspectiva de superar as fragmentações e dicotomias entre o projeto pedagógico e as práticas realizadas.This paper presents an investigation into the expectations of a group of students from the a Licenciature Course in Pedagogy in distance mode (PEAD / UFRGS), bringing their initial conceptions about the distance education modality and, more specifically, about the Project PEAD and how these conceptions were transformed during the same. The study was conducted from a sample of 20% of the students of one of the support units of the course (support pole). Data collection was performed from readings of textual records, and personal interviews to supplement the data. Data analysis focused on: (1) the conceptions of students on education in the distance mode and their expectations about the course at its beginning, (2) the current conceptions and possible changes of initial expectations throughout the course. The study showed that participants' expectations were surpassed positively. The research results pointed to the fact that students gradually became aware of the design of the course and felt that the PEAD actualized the model networked learning from the perspective of overcoming the fragmentation and dichotomies between the pedagogical design and the practices.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 14 f.Ensino a distânciaProfessorFormaçãoTeacher educationPedagogic designMudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEADConception change about distance formation : the viewpoint of PEAD project studentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906983.pdf.txt000906983.pdf.txtExtracted Texttext/plain46888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225635/2/000906983.pdf.txt1073e5bb0948505de602a67bb75c55e6MD52ORIGINAL000906983.pdfTexto completoapplication/pdf85532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225635/1/000906983.pdfaff68c8b97121cbed38a4f26522ebd56MD5110183/2256352021-12-06 05:40:53.115424oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225635Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conception change about distance formation : the viewpoint of PEAD project students
title Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
spellingShingle Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
Lutz, Celi
Ensino a distância
Professor
Formação
Teacher education
Pedagogic design
title_short Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
title_full Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
title_fullStr Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
title_full_unstemmed Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
title_sort Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
author Lutz, Celi
author_facet Lutz, Celi
Aragón, Rosane
author_role author
author2 Aragón, Rosane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lutz, Celi
Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Professor
Formação
topic Ensino a distância
Professor
Formação
Teacher education
Pedagogic design
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
Pedagogic design
description O presente artigo apresenta uma investigação sobre as expectativas de um grupo de professoras-alunas do Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS), levantando as suas ideias iniciais sobre a Educação a Distância (EAD) e, mais especificamente, sobre o PEAD e como essas foram se transformando no decorrer do mesmo. O estudo foi realizado a partir de uma amostra de 20% das alunas de um dos polos do curso. A coleta de dados foi realizada a partir de leituras de registros textuais, além de entrevistas presenciais para complementação dos dados. O tratamento dos dados enfocou: (1) as concepções das professoras-alunas relativas a EAD e as suas expectativas em relação ao curso no seu início; (2) as concepções atuais e as possíveis mudanças das expectativas iniciais ao longo do curso. O estudo evidenciou que as professoras-alunas participantes da pesquisa tiveram as suas expectativas superadas positivamente. Os resultados da pesquisa apontaram para o fato de que as professoras-alunas, gradualmente, tomaram consciência do curso e consideraram que o PEAD efetivou o modelo de aprendizagem em rede na perspectiva de superar as fragmentações e dicotomias entre o projeto pedagógico e as práticas realizadas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T04:37:46Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225635
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000906983
identifier_str_mv 1679-1916
000906983
url http://hdl.handle.net/10183/225635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 14 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225635/2/000906983.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225635/1/000906983.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1073e5bb0948505de602a67bb75c55e6
aff68c8b97121cbed38a4f26522ebd56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225032542715904