Mudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEAD
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225635 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma investigação sobre as expectativas de um grupo de professoras-alunas do Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS), levantando as suas ideias iniciais sobre a Educação a Distância (EAD) e, mais especificamente, sobre o PEAD e como essas foram se transformando no decorrer do mesmo. O estudo foi realizado a partir de uma amostra de 20% das alunas de um dos polos do curso. A coleta de dados foi realizada a partir de leituras de registros textuais, além de entrevistas presenciais para complementação dos dados. O tratamento dos dados enfocou: (1) as concepções das professoras-alunas relativas a EAD e as suas expectativas em relação ao curso no seu início; (2) as concepções atuais e as possíveis mudanças das expectativas iniciais ao longo do curso. O estudo evidenciou que as professoras-alunas participantes da pesquisa tiveram as suas expectativas superadas positivamente. Os resultados da pesquisa apontaram para o fato de que as professoras-alunas, gradualmente, tomaram consciência do curso e consideraram que o PEAD efetivou o modelo de aprendizagem em rede na perspectiva de superar as fragmentações e dicotomias entre o projeto pedagógico e as práticas realizadas. |
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Lutz, CeliAragón, Rosane2021-08-13T04:37:46Z20131679-1916http://hdl.handle.net/10183/225635000906983O presente artigo apresenta uma investigação sobre as expectativas de um grupo de professoras-alunas do Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância (PEAD/UFRGS), levantando as suas ideias iniciais sobre a Educação a Distância (EAD) e, mais especificamente, sobre o PEAD e como essas foram se transformando no decorrer do mesmo. O estudo foi realizado a partir de uma amostra de 20% das alunas de um dos polos do curso. A coleta de dados foi realizada a partir de leituras de registros textuais, além de entrevistas presenciais para complementação dos dados. O tratamento dos dados enfocou: (1) as concepções das professoras-alunas relativas a EAD e as suas expectativas em relação ao curso no seu início; (2) as concepções atuais e as possíveis mudanças das expectativas iniciais ao longo do curso. O estudo evidenciou que as professoras-alunas participantes da pesquisa tiveram as suas expectativas superadas positivamente. Os resultados da pesquisa apontaram para o fato de que as professoras-alunas, gradualmente, tomaram consciência do curso e consideraram que o PEAD efetivou o modelo de aprendizagem em rede na perspectiva de superar as fragmentações e dicotomias entre o projeto pedagógico e as práticas realizadas.This paper presents an investigation into the expectations of a group of students from the a Licenciature Course in Pedagogy in distance mode (PEAD / UFRGS), bringing their initial conceptions about the distance education modality and, more specifically, about the Project PEAD and how these conceptions were transformed during the same. The study was conducted from a sample of 20% of the students of one of the support units of the course (support pole). Data collection was performed from readings of textual records, and personal interviews to supplement the data. Data analysis focused on: (1) the conceptions of students on education in the distance mode and their expectations about the course at its beginning, (2) the current conceptions and possible changes of initial expectations throughout the course. The study showed that participants' expectations were surpassed positively. The research results pointed to the fact that students gradually became aware of the design of the course and felt that the PEAD actualized the model networked learning from the perspective of overcoming the fragmentation and dichotomies between the pedagogical design and the practices.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 11, n. 2 (jul. 2013), 14 f.Ensino a distânciaProfessorFormaçãoTeacher educationPedagogic designMudança de concepção sobre a formação a distância : a visão de estudantes do projeto PEADConception change about distance formation : the viewpoint of PEAD project studentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000906983.pdf.txt000906983.pdf.txtExtracted Texttext/plain46888http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225635/2/000906983.pdf.txt1073e5bb0948505de602a67bb75c55e6MD52ORIGINAL000906983.pdfTexto completoapplication/pdf85532http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225635/1/000906983.pdfaff68c8b97121cbed38a4f26522ebd56MD5110183/2256352021-12-06 05:40:53.115424oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225635Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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