Estratégias metacognitivas de compreensão leitora em tradução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margarites, Fátima Liseane Ávila
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212316
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo investigar o uso de estratégias metacognitivas envolvidas na compreensão leitora em inglês em um grupo de 50 aprendizes, adultos, brasileiros, matriculados na disciplina de Língua Estrangeira Instrumental (LEI), no Curso Técnico em Mecânica, de uma escola pública em Porto Alegre/RS. Mais especificamente, o estudo buscou identificar se os alunos do Curso Técnico em Mecânica empregam estratégias metacognitivas na compreensão de um texto vinculado à área e, em caso afirmativo, quais as estratégias mais usadas pelos participantes ao realizarem a leitura do texto dentre as três subcategorias de estratégias metacognitivas analisadas (MARSI, Mokhtari & Reichard, 2002), que são as estratégias de solução de problemas, as estratégias globais e as estratégias de suporte. Além de responder um Questionário de Histórico da Linguagem, que coletou informações a respeito do conhecimento e uso de suas línguas, os participantes realizaram uma tarefa na qual foram solicitados a traduzir um excerto de um manual técnico da área da Mecânica Industrial, especificamente da metalmecânica. A fundamentação para o estudo se deu com base nas pesquisas de áreas afins como a Epistemologia Genética de Piaget, que trata da aprendizagem e do estudo do conhecimento no ser humano, a Psicologia Cognitiva, vinculando metacognição e aprendizagem, a Psicolinguística, conectando com as funções executivas, e a Linguística, que trabalha as questões de aquisição da linguagem. A análise dos dados gerados indicou que a grande maioria dos alunos é de usuários moderados de estratégias metacognitivas, respondendo ao primeiro objetivo deste estudo. Os resultados observados, em relação a quais são as estratégias metacognitivas mais usadas pelos participantes, foram que as estratégias de suporte e de resolução de problemas são as mais usadas, seguidas por uma utilização mediana das estratégias globais.
id URGS_4ad411f0fa97f9b324311796c07191f4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212316
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Margarites, Fátima Liseane ÁvilaFranco, Sérgio Roberto Kieling2020-07-23T03:40:09Z2020http://hdl.handle.net/10183/212316001116300A presente dissertação teve como objetivo investigar o uso de estratégias metacognitivas envolvidas na compreensão leitora em inglês em um grupo de 50 aprendizes, adultos, brasileiros, matriculados na disciplina de Língua Estrangeira Instrumental (LEI), no Curso Técnico em Mecânica, de uma escola pública em Porto Alegre/RS. Mais especificamente, o estudo buscou identificar se os alunos do Curso Técnico em Mecânica empregam estratégias metacognitivas na compreensão de um texto vinculado à área e, em caso afirmativo, quais as estratégias mais usadas pelos participantes ao realizarem a leitura do texto dentre as três subcategorias de estratégias metacognitivas analisadas (MARSI, Mokhtari & Reichard, 2002), que são as estratégias de solução de problemas, as estratégias globais e as estratégias de suporte. Além de responder um Questionário de Histórico da Linguagem, que coletou informações a respeito do conhecimento e uso de suas línguas, os participantes realizaram uma tarefa na qual foram solicitados a traduzir um excerto de um manual técnico da área da Mecânica Industrial, especificamente da metalmecânica. A fundamentação para o estudo se deu com base nas pesquisas de áreas afins como a Epistemologia Genética de Piaget, que trata da aprendizagem e do estudo do conhecimento no ser humano, a Psicologia Cognitiva, vinculando metacognição e aprendizagem, a Psicolinguística, conectando com as funções executivas, e a Linguística, que trabalha as questões de aquisição da linguagem. A análise dos dados gerados indicou que a grande maioria dos alunos é de usuários moderados de estratégias metacognitivas, respondendo ao primeiro objetivo deste estudo. Os resultados observados, em relação a quais são as estratégias metacognitivas mais usadas pelos participantes, foram que as estratégias de suporte e de resolução de problemas são as mais usadas, seguidas por uma utilização mediana das estratégias globais.This dissertation aimed to investigate the use of metacognitive strategies involved in reading comprehension in English in a group of 50 learners, adults, Brazilians, enrolled in the subject of Instrumental Foreign Language (IFL), in the Technical Course in Mechanics, in a public school in Porto Alegre / RS. More specifically, the study sought to identify whether the students of the Technical Course in Mechanics employ metacognitive strategies in understanding a text linked to the area and, if so, which strategies are most used by the participants when reading the text among the three sub-categories of metacognitive strategies analyzed (MARSI, Mokhtari & Reichard, 2002), which are the problemsolving strategies, global strategies, and support strategies. In addition to answering a Language History Questionnaire, which collected information regarding the knowledge and use of their languages, the participants performed a task in which they were asked to translate an excerpt of a technical manual in the area of Industrial Mechanics, specifically metal mechanics. The basis for the study was based on research in related areas such as Piaget's Genetic Epistemology, which deals with learning and the study of knowledge in the human being, Cognitive Psychology, linking metacognition and learning, Psycholinguistics, connecting with executive functions, and Linguistics, which works on language acquisition issues. The analysis of the data generated indicated that the vast majority of students are moderate users of metacognitive strategies, responding to the first objective of this study. The results observed, for which metacognitive strategies were the most used by the research participants, were that support, and problem-solving strategies were the most used, followed by a median use of global strategies.application/pdfporAprendizagemMetacogniçãoConsciênciaCompreensão de textoLearningMetacognitionMetacognitive StrategiesMetacognitive AwarenessReading ComprehensionEstratégias metacognitivas de compreensão leitora em traduçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116300.pdf.txt001116300.pdf.txtExtracted Texttext/plain219036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212316/2/001116300.pdf.txta1515a42b7dcd2a0206f54d85747217eMD52ORIGINAL001116300.pdfTexto completoapplication/pdf2647386http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212316/1/001116300.pdf2930a130f2027e345dd2816ec0cf1d1dMD5110183/2123162020-07-24 03:39:28.8748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212316Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-24T06:39:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias metacognitivas de compreensão leitora em tradução
title Estratégias metacognitivas de compreensão leitora em tradução
spellingShingle Estratégias metacognitivas de compreensão leitora em tradução
Margarites, Fátima Liseane Ávila
Aprendizagem
Metacognição
Consciência
Compreensão de texto
Learning
Metacognition
Metacognitive Strategies
Metacognitive Awareness
Reading Comprehension
title_short Estratégias metacognitivas de compreensão leitora em tradução
title_full Estratégias metacognitivas de compreensão leitora em tradução
title_fullStr Estratégias metacognitivas de compreensão leitora em tradução
title_full_unstemmed Estratégias metacognitivas de compreensão leitora em tradução
title_sort Estratégias metacognitivas de compreensão leitora em tradução
author Margarites, Fátima Liseane Ávila
author_facet Margarites, Fátima Liseane Ávila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Margarites, Fátima Liseane Ávila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
contributor_str_mv Franco, Sérgio Roberto Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Metacognição
Consciência
Compreensão de texto
topic Aprendizagem
Metacognição
Consciência
Compreensão de texto
Learning
Metacognition
Metacognitive Strategies
Metacognitive Awareness
Reading Comprehension
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Metacognition
Metacognitive Strategies
Metacognitive Awareness
Reading Comprehension
description A presente dissertação teve como objetivo investigar o uso de estratégias metacognitivas envolvidas na compreensão leitora em inglês em um grupo de 50 aprendizes, adultos, brasileiros, matriculados na disciplina de Língua Estrangeira Instrumental (LEI), no Curso Técnico em Mecânica, de uma escola pública em Porto Alegre/RS. Mais especificamente, o estudo buscou identificar se os alunos do Curso Técnico em Mecânica empregam estratégias metacognitivas na compreensão de um texto vinculado à área e, em caso afirmativo, quais as estratégias mais usadas pelos participantes ao realizarem a leitura do texto dentre as três subcategorias de estratégias metacognitivas analisadas (MARSI, Mokhtari & Reichard, 2002), que são as estratégias de solução de problemas, as estratégias globais e as estratégias de suporte. Além de responder um Questionário de Histórico da Linguagem, que coletou informações a respeito do conhecimento e uso de suas línguas, os participantes realizaram uma tarefa na qual foram solicitados a traduzir um excerto de um manual técnico da área da Mecânica Industrial, especificamente da metalmecânica. A fundamentação para o estudo se deu com base nas pesquisas de áreas afins como a Epistemologia Genética de Piaget, que trata da aprendizagem e do estudo do conhecimento no ser humano, a Psicologia Cognitiva, vinculando metacognição e aprendizagem, a Psicolinguística, conectando com as funções executivas, e a Linguística, que trabalha as questões de aquisição da linguagem. A análise dos dados gerados indicou que a grande maioria dos alunos é de usuários moderados de estratégias metacognitivas, respondendo ao primeiro objetivo deste estudo. Os resultados observados, em relação a quais são as estratégias metacognitivas mais usadas pelos participantes, foram que as estratégias de suporte e de resolução de problemas são as mais usadas, seguidas por uma utilização mediana das estratégias globais.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-23T03:40:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212316
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116300
url http://hdl.handle.net/10183/212316
identifier_str_mv 001116300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212316/2/001116300.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212316/1/001116300.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1515a42b7dcd2a0206f54d85747217e
2930a130f2027e345dd2816ec0cf1d1d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085527586603008