Demandas do profissional de estatística e seu reflexo nas alterações curriculares do Curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158122 |
Resumo: | Com as intensas mudanças tecnológicas ocorridas na sociedade no decorrer dos anos faz-se necessária uma formação profissional que contemple essas mudanças. Isso tem feito com que instituições de ensino superior alterem currículos de cursos de formação profissional a fim de alinhar-se a essas transformações. Na área da Estatística, nos últimos anos, com o advento da computação, técnicas que exigem maior esforço computacional foram desenvolvidas e/ou implementadas em pacotes estatísticos, facilitando a utilização pelo profissional da área. O Estatístico deve ser capaz de absorver esses avanços tecnológicos ao seu trabalho, e para isso ele precisa ser versátil, não se limitando apenas à teoria, mas usando o estudo acadêmico como base para o seu desenvolvimento profissional. Para isso, é essencial aliar a teoria à pratica, proporcionando um comportamento mais pró-ativo e voltado ao mercado de trabalho. É nesse contexto que foi proposta a reforma curricular no curso de bacharelado em Estatística da UFRGS, que foi implementada em 2016/1, buscando formar um profissional que atenda às novas exigências da área. Portanto, o objetivo deste trabalho é verificar se a reforma curricular do Curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS incorporou os avanços das técnicas estatísticas promovidas nos pacotes estatísticos e as exigências do mercado, tornando o curso mais eficaz e atualizado, sendo capaz de adequar a formação dos alunos às novidades da área. Para isso foi realizada uma pesquisa dividida em três etapas, sendo a primeira o envio e análise do questionário para alunos egressos no período de 2005/1 a 2015/1, a segunda, a análise das alterações curriculares no Curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS e, a última, a aplicação e análise de questionários para verificar a percepção dos atuais alunos do curso sobre o novo currículo. Esses dados foram analisados e confrontados com o intuito de verificar se o novo currículo atende as atuais demandas do mercado de trabalho. De acordo com os resultados encontrados é possível dizer que a reforma realizada, tornou o curso melhor e mais moderno, com a criação de novas disciplinas, além de mais prático, com a obrigatoriedade das disciplinas de Laboratório de Estatística 1 e 2. No entanto, ainda se percebe desatualização em relação às novas técnicas de análise de dados estruturados e não estruturados em grande quantidade, que a cada dia é mais exigida do profissional que analisa dados. Também percebe-se a necessidade de atualização por parte de alguns professores que deveriam acompanhar as mudanças curriculares renovando seus materiais e métodos de ensino. |
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Santos, Shirlei Alves dosSelau, Lisiane Priscila Roldão2017-05-17T02:36:58Z2016http://hdl.handle.net/10183/158122001020195Com as intensas mudanças tecnológicas ocorridas na sociedade no decorrer dos anos faz-se necessária uma formação profissional que contemple essas mudanças. Isso tem feito com que instituições de ensino superior alterem currículos de cursos de formação profissional a fim de alinhar-se a essas transformações. Na área da Estatística, nos últimos anos, com o advento da computação, técnicas que exigem maior esforço computacional foram desenvolvidas e/ou implementadas em pacotes estatísticos, facilitando a utilização pelo profissional da área. O Estatístico deve ser capaz de absorver esses avanços tecnológicos ao seu trabalho, e para isso ele precisa ser versátil, não se limitando apenas à teoria, mas usando o estudo acadêmico como base para o seu desenvolvimento profissional. Para isso, é essencial aliar a teoria à pratica, proporcionando um comportamento mais pró-ativo e voltado ao mercado de trabalho. É nesse contexto que foi proposta a reforma curricular no curso de bacharelado em Estatística da UFRGS, que foi implementada em 2016/1, buscando formar um profissional que atenda às novas exigências da área. Portanto, o objetivo deste trabalho é verificar se a reforma curricular do Curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS incorporou os avanços das técnicas estatísticas promovidas nos pacotes estatísticos e as exigências do mercado, tornando o curso mais eficaz e atualizado, sendo capaz de adequar a formação dos alunos às novidades da área. Para isso foi realizada uma pesquisa dividida em três etapas, sendo a primeira o envio e análise do questionário para alunos egressos no período de 2005/1 a 2015/1, a segunda, a análise das alterações curriculares no Curso de Bacharelado em Estatística da UFRGS e, a última, a aplicação e análise de questionários para verificar a percepção dos atuais alunos do curso sobre o novo currículo. Esses dados foram analisados e confrontados com o intuito de verificar se o novo currículo atende as atuais demandas do mercado de trabalho. De acordo com os resultados encontrados é possível dizer que a reforma realizada, tornou o curso melhor e mais moderno, com a criação de novas disciplinas, além de mais prático, com a obrigatoriedade das disciplinas de Laboratório de Estatística 1 e 2. No entanto, ainda se percebe desatualização em relação às novas técnicas de análise de dados estruturados e não estruturados em grande quantidade, que a cada dia é mais exigida do profissional que analisa dados. Também percebe-se a necessidade de atualização por parte de alguns professores que deveriam acompanhar as mudanças curriculares renovando seus materiais e métodos de ensino.With the intense technological changes that have taken place in society over the years, professional training is required to contemplate these changes. This has made higher education institutions alter curricula for vocational training courses in order to align with these transformations. In the area of statistics, in recent years, with the advent of computing, techniques that require greater computational effort were developed and / or implemented in statistical packages, facilitating the use by the professional of the area. The Statistician must be able to absorb these technological advances to his work, and for this he must be versatile, not limited to theory alone, but using academic study as the basis for his professional development. For this, it is essential to combine theory with practice, providing a more proactive and labor-oriented behavior. It is in this context that curricular reform was proposed in the baccalaureate course in Statistics of UFRGS, which was implemented in 2016/1, seeking to train a professional that meets the new requirements of the area. Therefore, the objective of this work is to verify if the curricular reform of the Bachelor's Degree in Statistics of UFRGS incorporated the advances of the statistical techniques promoted in the statistical packages and the market requirements, making the course more effective and updated, being able to adapt the training of the students to the news of the area. For this, a research was carried out in three stages, the first being the sending and analysis of the questionnaire for students who had graduated from 2005/1 to 2015/1, the second, the analysis of curricular changes in the Bachelor's Degree in Statistics of UFRGS and the last, the application and analysis of questionnaires to verify the perception of current students of the course on the new curriculum. These data were analyzed and compared in order to verify if the new curriculum meets the current demands of the labor market. According to the results found it is possible to say that the reform made, made the course better and more modern, with the creation of new disciplines, in addition to more practical, with the obligatoriness of the disciplines of Statistical Laboratory 1 and 2. However, there is still an outdated relationship with the new techniques of analysis of structured and unstructured data in great quantity, which is more and more required by the professional analyzing data. It is also noticed the need for updating by some teachers who should follow the curricular changes by renewing their materials and teaching methods.application/pdfporMercado de trabalhoStatisticCurriculumJob marketDemandas do profissional de estatística e seu reflexo nas alterações curriculares do Curso de Bacharelado em Estatística da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2016Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020195.pdf001020195.pdfTexto completoapplication/pdf912107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158122/1/001020195.pdfe3f5591acfe1ff015bd77296d2015a1eMD51TEXT001020195.pdf.txt001020195.pdf.txtExtracted Texttext/plain105826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158122/2/001020195.pdf.txt1cec8ce7147a4f4d952efb88f3bc15fbMD52THUMBNAIL001020195.pdf.jpg001020195.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158122/3/001020195.pdf.jpgf50420e52f6ea4986d2d63245d317b68MD5310183/1581222018-10-30 08:07:13.195oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158122Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:07:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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