Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Caballero Sahelices, María Concesa, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/116981
Resumo: Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar difiuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.
id UFRGS-2_7c6357338516c3a3d8795d773fe39cdb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116981
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Grings, Edi Terezinha de OliveiraCaballero Sahelices, María ConcesaMoreira, Marco Antonio2015-05-23T02:01:11Z20061806-1117http://hdl.handle.net/10183/116981000582932Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar difiuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.This paper presents preliminary findings of a research study designed to investigate some difficulties presented by technical and high school students, regarding thermodynamical concepts, that might be indicators for future studies concerning the so-called Vergnaud's operational invariants. Those invariantes which are usually implicit in students' cognitive structure might function as obstacles to concept learning. The study was carried out with 99 students from Liberato Salzano Vieira da Cunha Technical School, in Novo Hamburgo, RS, Brazil. Students' answers to a questionnaire involving thermodynamical problem-situations were analysed and some possible indicators of operational invariants were found.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. Vol. 28, n. 4 (out./dez.), p. 463-471Ensino de físicaTeoria dos campos conceituaisTermodinâmicaThermodynamical conceptsOperational invariantsConceptual fieldsPossíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmicaPossible tokens of operational invariants presented by students regarding concepts of thermodynamics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000582932.pdf000582932.pdfTexto completoapplication/pdf213307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/1/000582932.pdf50e401ef27f24bd69add0fb0641b2a35MD51TEXT000582932.pdf.txt000582932.pdf.txtExtracted Texttext/plain50354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/2/000582932.pdf.txtb4b7865095724ab81373e117511bafc0MD52THUMBNAIL000582932.pdf.jpg000582932.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/3/000582932.pdf.jpg7cf5c9857fa79b9a9d6afd08153cdc04MD5310183/1169812018-10-22 08:39:55.48oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:39:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Possible tokens of operational invariants presented by students regarding concepts of thermodynamics
title Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
spellingShingle Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Ensino de física
Teoria dos campos conceituais
Termodinâmica
Thermodynamical concepts
Operational invariants
Conceptual fields
title_short Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
title_full Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
title_fullStr Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
title_full_unstemmed Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
title_sort Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
author Grings, Edi Terezinha de Oliveira
author_facet Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
author_role author
author2 Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grings, Edi Terezinha de Oliveira
Caballero Sahelices, María Concesa
Moreira, Marco Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Teoria dos campos conceituais
Termodinâmica
topic Ensino de física
Teoria dos campos conceituais
Termodinâmica
Thermodynamical concepts
Operational invariants
Conceptual fields
dc.subject.eng.fl_str_mv Thermodynamical concepts
Operational invariants
Conceptual fields
description Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar difiuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-23T02:01:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/116981
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-1117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000582932
identifier_str_mv 1806-1117
000582932
url http://hdl.handle.net/10183/116981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de ensino de fisica. Vol. 28, n. 4 (out./dez.), p. 463-471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/1/000582932.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/2/000582932.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/3/000582932.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 50e401ef27f24bd69add0fb0641b2a35
b4b7865095724ab81373e117511bafc0
7cf5c9857fa79b9a9d6afd08153cdc04
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447583792824320