Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/116981 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar difiuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios. |
id |
UFRGS-2_7c6357338516c3a3d8795d773fe39cdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116981 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Grings, Edi Terezinha de OliveiraCaballero Sahelices, María ConcesaMoreira, Marco Antonio2015-05-23T02:01:11Z20061806-1117http://hdl.handle.net/10183/116981000582932Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar difiuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios.This paper presents preliminary findings of a research study designed to investigate some difficulties presented by technical and high school students, regarding thermodynamical concepts, that might be indicators for future studies concerning the so-called Vergnaud's operational invariants. Those invariantes which are usually implicit in students' cognitive structure might function as obstacles to concept learning. The study was carried out with 99 students from Liberato Salzano Vieira da Cunha Technical School, in Novo Hamburgo, RS, Brazil. Students' answers to a questionnaire involving thermodynamical problem-situations were analysed and some possible indicators of operational invariants were found.application/pdfporRevista brasileira de ensino de fisica. Vol. 28, n. 4 (out./dez.), p. 463-471Ensino de físicaTeoria dos campos conceituaisTermodinâmicaThermodynamical conceptsOperational invariantsConceptual fieldsPossíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmicaPossible tokens of operational invariants presented by students regarding concepts of thermodynamics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000582932.pdf000582932.pdfTexto completoapplication/pdf213307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/1/000582932.pdf50e401ef27f24bd69add0fb0641b2a35MD51TEXT000582932.pdf.txt000582932.pdf.txtExtracted Texttext/plain50354http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/2/000582932.pdf.txtb4b7865095724ab81373e117511bafc0MD52THUMBNAIL000582932.pdf.jpg000582932.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1564http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/3/000582932.pdf.jpg7cf5c9857fa79b9a9d6afd08153cdc04MD5310183/1169812018-10-22 08:39:55.48oai:www.lume.ufrgs.br:10183/116981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:39:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Possible tokens of operational invariants presented by students regarding concepts of thermodynamics |
title |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
spellingShingle |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica Grings, Edi Terezinha de Oliveira Ensino de física Teoria dos campos conceituais Termodinâmica Thermodynamical concepts Operational invariants Conceptual fields |
title_short |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
title_full |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
title_fullStr |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
title_full_unstemmed |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
title_sort |
Possíveis indicadores de invariantes operatórios apresentados por estudantes em conceitos da termodinâmica |
author |
Grings, Edi Terezinha de Oliveira |
author_facet |
Grings, Edi Terezinha de Oliveira Caballero Sahelices, María Concesa Moreira, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Caballero Sahelices, María Concesa Moreira, Marco Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grings, Edi Terezinha de Oliveira Caballero Sahelices, María Concesa Moreira, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Teoria dos campos conceituais Termodinâmica |
topic |
Ensino de física Teoria dos campos conceituais Termodinâmica Thermodynamical concepts Operational invariants Conceptual fields |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Thermodynamical concepts Operational invariants Conceptual fields |
description |
Este trabalho apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa cujo objetivo é investigar difiuldades na aprendizagem de conceitos da termodinâmica, apresentadas por estudantes do ensino médio e técnico, que podem servir de indicadores para futuras investigações sobre os chamados invariantes operatórios de Vergnaud. Tais invariantes normalmente implícitos na estrutura cognitiva dos estudantes podem servir como obstáculo à aprendizagem de conceitos. A pesquisa foi realizada com 99 estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo, RS, Brasil e nela fez-se uso de um instrumento envolvendo situações a respeito de conteúdos da termodinâmica que foram respondidas pelos estudantes. Encontraram-se, nas respostas dos estudantes, indicadores de possíveis invariantes operatórios. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-23T02:01:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/116981 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-1117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000582932 |
identifier_str_mv |
1806-1117 000582932 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/116981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de ensino de fisica. Vol. 28, n. 4 (out./dez.), p. 463-471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/1/000582932.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/2/000582932.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/116981/3/000582932.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50e401ef27f24bd69add0fb0641b2a35 b4b7865095724ab81373e117511bafc0 7cf5c9857fa79b9a9d6afd08153cdc04 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447583792824320 |