“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188274 |
Resumo: | O presente trabalho reflete sobre o papel feminino na Filosofia (seja enquanto autoras, representações ou temas). Este é dividido em referenciais teóricos, subdivididos em pedagógicos e uma breve descrição das autoras a serem abordadas. Configura-se em um estudo de caso, realizado na E.E.E.M. República Argentina, nos anos de 2017 e 2018, contando com uma diversidade de materiais didáticos autorais. A partir dos quatro passos didáticos definidos no referencial teórico (sensibilização, informação, exercício crítico e consolidação) foi definida e analisada a experiência didático-pedagógica. Os objetivos dessa vivência e de sua posterior análise foram: sensibilização e reflexão dos alunos acerca da condição e representação feminina; demonstrar a importância do resgate das filósofas e suas ideias nas aulas de Filosofia do Ensino Médio; evidenciar a indispensabilidade da aproximação com o texto filosófico através do contato com as autoras e abordar a diversificação de fontes para atingir os alunos e seus resultados. |
id |
UFRGS-2_7e3d6a11b0e7212fdd1c55301a8b0c99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188274 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Diedrich, BrunaPorto, Leonardo Sartori2019-01-26T02:35:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/188274001085013O presente trabalho reflete sobre o papel feminino na Filosofia (seja enquanto autoras, representações ou temas). Este é dividido em referenciais teóricos, subdivididos em pedagógicos e uma breve descrição das autoras a serem abordadas. Configura-se em um estudo de caso, realizado na E.E.E.M. República Argentina, nos anos de 2017 e 2018, contando com uma diversidade de materiais didáticos autorais. A partir dos quatro passos didáticos definidos no referencial teórico (sensibilização, informação, exercício crítico e consolidação) foi definida e analisada a experiência didático-pedagógica. Os objetivos dessa vivência e de sua posterior análise foram: sensibilização e reflexão dos alunos acerca da condição e representação feminina; demonstrar a importância do resgate das filósofas e suas ideias nas aulas de Filosofia do Ensino Médio; evidenciar a indispensabilidade da aproximação com o texto filosófico através do contato com as autoras e abordar a diversificação de fontes para atingir os alunos e seus resultados.The present work reflects on the female role in Philosophy (whether as authors, representations or themes). Such is divided into theoretical references, subdivided into pedagogical references and a brief description of the authors to be approached. It is configured in a case study, carried out in E.E.E.M. Republic of Argentina, in the years 2017 and 2018, counting on a diversity of didactic materials. From the four didactic steps defined in the theoretical framework (awareness, information, critical exercise and consolidation) the didactic-pedagogical experience was defined and analyzed. The objectives of this experience and its subsequent analysis were: sensitization and reflection of the students about the female condition and representation; demonstrate the importance of the rescue of philosophers and their ideas in Philosophy classes of High School; to demonstrate the indispensability of approaching the philosophical text through the contact with the authors and to approach the diversification of sources to reach the students and their results.application/pdfporFilosofiaGêneroMulherWomen in PhilosophyGenreEducationPhilosophers“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Filosofia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085013.pdf.txt001085013.pdf.txtExtracted Texttext/plain207964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188274/2/001085013.pdf.txta3fb43adae460ee67bfe0cb56b14e5ccMD52ORIGINAL001085013.pdfTexto completoapplication/pdf6945231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188274/1/001085013.pdfac21eeee508f30a0fb2ef9e37e09ca01MD5110183/1882742019-01-27 02:31:45.870373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188274Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-27T04:31:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia |
title |
“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia |
spellingShingle |
“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia Diedrich, Bruna Filosofia Gênero Mulher Women in Philosophy Genre Education Philosophers |
title_short |
“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia |
title_full |
“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia |
title_fullStr |
“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia |
title_full_unstemmed |
“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia |
title_sort |
“Falar em filósofas é falar em revolução” : representação feminina no ensino de Filosofia |
author |
Diedrich, Bruna |
author_facet |
Diedrich, Bruna |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diedrich, Bruna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Porto, Leonardo Sartori |
contributor_str_mv |
Porto, Leonardo Sartori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Gênero Mulher |
topic |
Filosofia Gênero Mulher Women in Philosophy Genre Education Philosophers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Women in Philosophy Genre Education Philosophers |
description |
O presente trabalho reflete sobre o papel feminino na Filosofia (seja enquanto autoras, representações ou temas). Este é dividido em referenciais teóricos, subdivididos em pedagógicos e uma breve descrição das autoras a serem abordadas. Configura-se em um estudo de caso, realizado na E.E.E.M. República Argentina, nos anos de 2017 e 2018, contando com uma diversidade de materiais didáticos autorais. A partir dos quatro passos didáticos definidos no referencial teórico (sensibilização, informação, exercício crítico e consolidação) foi definida e analisada a experiência didático-pedagógica. Os objetivos dessa vivência e de sua posterior análise foram: sensibilização e reflexão dos alunos acerca da condição e representação feminina; demonstrar a importância do resgate das filósofas e suas ideias nas aulas de Filosofia do Ensino Médio; evidenciar a indispensabilidade da aproximação com o texto filosófico através do contato com as autoras e abordar a diversificação de fontes para atingir os alunos e seus resultados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-26T02:35:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188274 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001085013 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188274 |
identifier_str_mv |
001085013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188274/2/001085013.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188274/1/001085013.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3fb43adae460ee67bfe0cb56b14e5cc ac21eeee508f30a0fb2ef9e37e09ca01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224566448586752 |