Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casenote, Igor Escalante
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Linden, Júlio Carlos de Souza van der
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/168905
Resumo: Considerando mercados e consumidores atuais em constante transformação, atender demandas com meios e resultados radicalmente inovadores exige do designer atual competências para lidar com incertezas e complexidades, nem sempre contempladas pelo seu percurso educacional. A pesquisa introduzida neste artigo, excerto de uma tese de doutorado em design, apresenta uma revisão de literatura teórica integrativa que objetivou encontrar fundamentos e argumentos teóricos para a construção de uma matriz de competências capaz de auxiliar na compreensão e construção do perfil do futuro profissional em design frente aos desafios contemporâneos. Como resultado, foi concebido um modelo conceitual que contempla cinco dimensões de competências em design, cada uma com suas constituintes específicas. Esse modelo pode auxiliar na organização curricular e no desenho do perfil profissional no projeto pedagógico de cursos de design, bem como pode oferecer um ponto de partida para entender como essas competências estão sendo absorvidas pelo mercado de trabalho.
id UFRGS-2_7f0e5ca7ca5241ee040e82a4bd7fea17
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168905
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Casenote, Igor EscalanteLinden, Júlio Carlos de Souza van der2017-09-27T02:25:10Z20171414-3895http://hdl.handle.net/10183/168905001048938Considerando mercados e consumidores atuais em constante transformação, atender demandas com meios e resultados radicalmente inovadores exige do designer atual competências para lidar com incertezas e complexidades, nem sempre contempladas pelo seu percurso educacional. A pesquisa introduzida neste artigo, excerto de uma tese de doutorado em design, apresenta uma revisão de literatura teórica integrativa que objetivou encontrar fundamentos e argumentos teóricos para a construção de uma matriz de competências capaz de auxiliar na compreensão e construção do perfil do futuro profissional em design frente aos desafios contemporâneos. Como resultado, foi concebido um modelo conceitual que contempla cinco dimensões de competências em design, cada uma com suas constituintes específicas. Esse modelo pode auxiliar na organização curricular e no desenho do perfil profissional no projeto pedagógico de cursos de design, bem como pode oferecer um ponto de partida para entender como essas competências estão sendo absorvidas pelo mercado de trabalho.Considering na ever changing markets and consumers, to meet its demands with radically innovative means and results requires the designer to be able to deal with uncertainties and complexities, which is not always approached by their educational path. The research introduced in this article, excerpt of a design doctoral thesis, presents an integrative bibliographical review that aimed to find theoretical arguments for the development of a competence matrix that enables to understand and develop the profile of the future design professional towards contemporary challenges. As the result, we obtained a conceptual model with five competences and its constituents. This model can help in curricular organization and a better understanding about professional profile in the pedagogical project of design courses, as well as providing a starting point to understand how these competences are being absorbed by the job market.application/pdfporEducação gráfica. v.21, n.2 (ago. 2017), p. 313-329CompetênciasDesignerEducaçãoInovaçãoEnsinoDesignEducationCompetenceTeachingInnovationDesenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designersDeveloping design driven innovation competencies : a conceptual model for the education of new designersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048938.pdf001048938.pdfTexto completoapplication/pdf743967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/1/001048938.pdf63c3fe8002a25489aa37864994b829f8MD51TEXT001048938.pdf.txt001048938.pdf.txtExtracted Texttext/plain56937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/2/001048938.pdf.txt81dba8eb4814467c5cdcc5c5fa80fe25MD52THUMBNAIL001048938.pdf.jpg001048938.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/3/001048938.pdf.jpgf34179686b956a31da5974c77e9c629eMD5310183/1689052018-10-29 07:57:14.92oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:57:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Developing design driven innovation competencies : a conceptual model for the education of new designers
title Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers
spellingShingle Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers
Casenote, Igor Escalante
Competências
Designer
Educação
Inovação
Ensino
Design
Education
Competence
Teaching
Innovation
title_short Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers
title_full Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers
title_fullStr Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers
title_full_unstemmed Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers
title_sort Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers
author Casenote, Igor Escalante
author_facet Casenote, Igor Escalante
Linden, Júlio Carlos de Souza van der
author_role author
author2 Linden, Júlio Carlos de Souza van der
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casenote, Igor Escalante
Linden, Júlio Carlos de Souza van der
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Designer
Educação
Inovação
Ensino
topic Competências
Designer
Educação
Inovação
Ensino
Design
Education
Competence
Teaching
Innovation
dc.subject.eng.fl_str_mv Design
Education
Competence
Teaching
Innovation
description Considerando mercados e consumidores atuais em constante transformação, atender demandas com meios e resultados radicalmente inovadores exige do designer atual competências para lidar com incertezas e complexidades, nem sempre contempladas pelo seu percurso educacional. A pesquisa introduzida neste artigo, excerto de uma tese de doutorado em design, apresenta uma revisão de literatura teórica integrativa que objetivou encontrar fundamentos e argumentos teóricos para a construção de uma matriz de competências capaz de auxiliar na compreensão e construção do perfil do futuro profissional em design frente aos desafios contemporâneos. Como resultado, foi concebido um modelo conceitual que contempla cinco dimensões de competências em design, cada uma com suas constituintes específicas. Esse modelo pode auxiliar na organização curricular e no desenho do perfil profissional no projeto pedagógico de cursos de design, bem como pode oferecer um ponto de partida para entender como essas competências estão sendo absorvidas pelo mercado de trabalho.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T02:25:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/168905
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-3895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048938
identifier_str_mv 1414-3895
001048938
url http://hdl.handle.net/10183/168905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação gráfica. v.21, n.2 (ago. 2017), p. 313-329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/1/001048938.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/2/001048938.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/3/001048938.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 63c3fe8002a25489aa37864994b829f8
81dba8eb4814467c5cdcc5c5fa80fe25
f34179686b956a31da5974c77e9c629e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224930233155584