Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/168905 |
Resumo: | Considerando mercados e consumidores atuais em constante transformação, atender demandas com meios e resultados radicalmente inovadores exige do designer atual competências para lidar com incertezas e complexidades, nem sempre contempladas pelo seu percurso educacional. A pesquisa introduzida neste artigo, excerto de uma tese de doutorado em design, apresenta uma revisão de literatura teórica integrativa que objetivou encontrar fundamentos e argumentos teóricos para a construção de uma matriz de competências capaz de auxiliar na compreensão e construção do perfil do futuro profissional em design frente aos desafios contemporâneos. Como resultado, foi concebido um modelo conceitual que contempla cinco dimensões de competências em design, cada uma com suas constituintes específicas. Esse modelo pode auxiliar na organização curricular e no desenho do perfil profissional no projeto pedagógico de cursos de design, bem como pode oferecer um ponto de partida para entender como essas competências estão sendo absorvidas pelo mercado de trabalho. |
id |
UFRGS-2_7f0e5ca7ca5241ee040e82a4bd7fea17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168905 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Casenote, Igor EscalanteLinden, Júlio Carlos de Souza van der2017-09-27T02:25:10Z20171414-3895http://hdl.handle.net/10183/168905001048938Considerando mercados e consumidores atuais em constante transformação, atender demandas com meios e resultados radicalmente inovadores exige do designer atual competências para lidar com incertezas e complexidades, nem sempre contempladas pelo seu percurso educacional. A pesquisa introduzida neste artigo, excerto de uma tese de doutorado em design, apresenta uma revisão de literatura teórica integrativa que objetivou encontrar fundamentos e argumentos teóricos para a construção de uma matriz de competências capaz de auxiliar na compreensão e construção do perfil do futuro profissional em design frente aos desafios contemporâneos. Como resultado, foi concebido um modelo conceitual que contempla cinco dimensões de competências em design, cada uma com suas constituintes específicas. Esse modelo pode auxiliar na organização curricular e no desenho do perfil profissional no projeto pedagógico de cursos de design, bem como pode oferecer um ponto de partida para entender como essas competências estão sendo absorvidas pelo mercado de trabalho.Considering na ever changing markets and consumers, to meet its demands with radically innovative means and results requires the designer to be able to deal with uncertainties and complexities, which is not always approached by their educational path. The research introduced in this article, excerpt of a design doctoral thesis, presents an integrative bibliographical review that aimed to find theoretical arguments for the development of a competence matrix that enables to understand and develop the profile of the future design professional towards contemporary challenges. As the result, we obtained a conceptual model with five competences and its constituents. This model can help in curricular organization and a better understanding about professional profile in the pedagogical project of design courses, as well as providing a starting point to understand how these competences are being absorbed by the job market.application/pdfporEducação gráfica. v.21, n.2 (ago. 2017), p. 313-329CompetênciasDesignerEducaçãoInovaçãoEnsinoDesignEducationCompetenceTeachingInnovationDesenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designersDeveloping design driven innovation competencies : a conceptual model for the education of new designersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048938.pdf001048938.pdfTexto completoapplication/pdf743967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/1/001048938.pdf63c3fe8002a25489aa37864994b829f8MD51TEXT001048938.pdf.txt001048938.pdf.txtExtracted Texttext/plain56937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/2/001048938.pdf.txt81dba8eb4814467c5cdcc5c5fa80fe25MD52THUMBNAIL001048938.pdf.jpg001048938.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2097http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/3/001048938.pdf.jpgf34179686b956a31da5974c77e9c629eMD5310183/1689052018-10-29 07:57:14.92oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168905Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:57:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Developing design driven innovation competencies : a conceptual model for the education of new designers |
title |
Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers |
spellingShingle |
Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers Casenote, Igor Escalante Competências Designer Educação Inovação Ensino Design Education Competence Teaching Innovation |
title_short |
Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers |
title_full |
Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers |
title_fullStr |
Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers |
title_sort |
Desenvolvimento de competências em design para inovação : um modelo conceitual para a educação de novos designers |
author |
Casenote, Igor Escalante |
author_facet |
Casenote, Igor Escalante Linden, Júlio Carlos de Souza van der |
author_role |
author |
author2 |
Linden, Júlio Carlos de Souza van der |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casenote, Igor Escalante Linden, Júlio Carlos de Souza van der |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Designer Educação Inovação Ensino |
topic |
Competências Designer Educação Inovação Ensino Design Education Competence Teaching Innovation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Design Education Competence Teaching Innovation |
description |
Considerando mercados e consumidores atuais em constante transformação, atender demandas com meios e resultados radicalmente inovadores exige do designer atual competências para lidar com incertezas e complexidades, nem sempre contempladas pelo seu percurso educacional. A pesquisa introduzida neste artigo, excerto de uma tese de doutorado em design, apresenta uma revisão de literatura teórica integrativa que objetivou encontrar fundamentos e argumentos teóricos para a construção de uma matriz de competências capaz de auxiliar na compreensão e construção do perfil do futuro profissional em design frente aos desafios contemporâneos. Como resultado, foi concebido um modelo conceitual que contempla cinco dimensões de competências em design, cada uma com suas constituintes específicas. Esse modelo pode auxiliar na organização curricular e no desenho do perfil profissional no projeto pedagógico de cursos de design, bem como pode oferecer um ponto de partida para entender como essas competências estão sendo absorvidas pelo mercado de trabalho. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-27T02:25:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/168905 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-3895 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001048938 |
identifier_str_mv |
1414-3895 001048938 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/168905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação gráfica. v.21, n.2 (ago. 2017), p. 313-329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/1/001048938.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/2/001048938.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168905/3/001048938.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
63c3fe8002a25489aa37864994b829f8 81dba8eb4814467c5cdcc5c5fa80fe25 f34179686b956a31da5974c77e9c629e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224930233155584 |