Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Josiane Gisela Franken
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218229
Resumo: O texto integra uma pesquisa de doutorado que trata da docência em dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. No recorte apresentado, discute-se acerca de elementos estruturantes para a efetivação do ensino de dança no contexto em questão, tendo como escopo teórico os estudos de autores como Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif e Lessard (2014), entre outros. Através de uma bricolagem metodológica (FORTIN, 2009), na qual é evidenciada a pesquisa narrativa (SOUZA, 2003), a investigação envolve cinco professoras licenciadas em dança que atuam em escolas de Educação Básica como regentes da disciplina Ensino de Arte – especificidade dança. Nesse sentido, é possível identificar objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, abordagens docentes, formas de avaliação e recursos utilizados no ensino de dança, elementos que compõem as práticas pedagógicas das professoras participantes. E, a partir disso, considerar que a profissão docente em dança no contexto selecionado é marcada pela inventividade e produção das profissionais que, ao investirem nas relações que permeiam os seus locais de trabalho, desempenham um papel fundamental, pois, junto às suas comunidades, fundam o ensino de dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul.
id UFRGS-2_7f88e4e8dab7541111f66a2321d3cb26
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218229
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Josiane Gisela FrankenSantos, Vera Lucia Bertoni dos2021-02-25T04:18:39Z20201415-3203http://hdl.handle.net/10183/218229001121864O texto integra uma pesquisa de doutorado que trata da docência em dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. No recorte apresentado, discute-se acerca de elementos estruturantes para a efetivação do ensino de dança no contexto em questão, tendo como escopo teórico os estudos de autores como Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif e Lessard (2014), entre outros. Através de uma bricolagem metodológica (FORTIN, 2009), na qual é evidenciada a pesquisa narrativa (SOUZA, 2003), a investigação envolve cinco professoras licenciadas em dança que atuam em escolas de Educação Básica como regentes da disciplina Ensino de Arte – especificidade dança. Nesse sentido, é possível identificar objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, abordagens docentes, formas de avaliação e recursos utilizados no ensino de dança, elementos que compõem as práticas pedagógicas das professoras participantes. E, a partir disso, considerar que a profissão docente em dança no contexto selecionado é marcada pela inventividade e produção das profissionais que, ao investirem nas relações que permeiam os seus locais de trabalho, desempenham um papel fundamental, pois, junto às suas comunidades, fundam o ensino de dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul.This text is part of a doctoral research that approaches Dance education in state schools in Rio Grande do Sul, Brazil. The section here presented discusses structural elements for the implementation of Dance education in that context, with a theoretical framework based on Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif and Lessard (2014), among others. With a methodological bricolage (FORTIN, 2009) focused on narrative research (SOUZA, 2003), this investigation included five professionals who teach Art Education – Dance in primary schools. The text identifies the objectives, content, methodological procedures, teaching approaches, evaluation methods and resources involved in their pedagogical practices. The research showed that Dance education is characterized by the teachers’ ingenuity and output and their ability to nurture the relationships that pervade their work environment, playing an essential role as they implement Dance education in state schools in Rio Grande do Sul.Este artículo es parte de una investigación de doctorado que aborda la educación de la danza en las escuelas públicas de Rio Grande do Sul, Brasil. El apartado que aquí se presenta discute elementos estructurales para la implementación de la educación en Danza en ese contexto, con un marco teórico basado en Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif y Lessard (2014), entre otros. Con un bricolaje metodológico (FORTIN, 2009) centrado en la investigación narrativa (SOUZA, 2003), esta investigación incluyó a cinco profesionales que imparten Educación Artística - Danza en escuelas primarias. El texto identifica los objetivos, contenidos, procedimientos metodológicos, enfoques de enseñanza, métodos de evaluación y recursos involucrados en sus prácticas pedagógicas. La investigación mostró que la educación en danza se caracteriza por el ingenio y la producción de los profesores y su capacidad para nutrir las relaciones que impregnan su entorno laboral, desempeñando un papel fundamental en la implementación de la educación en danza en las escuelas públicas de Rio Grande do Sul.application/pdfporRepertório teatro & dança. Salvador, Universidade Federal da Bahia,. Vol. 23, n. 35 (2020), p. 227-251Ensino de artesDançaEnsinoEducação básicaDocênciaPrática pedagógicaArt educationDance educationPrimary educationTeachingPedagogical practiceEducación en artesEducación en danzaEducación primariaEnseñanzaEnsino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do SulDance teaching from the perspective of teachers in state public schools in Rio Grande do Sul Enseñanza de danza desde la perspectiva de los maestros en las escuelas públicas estatales en Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121864.pdf.txt001121864.pdf.txtExtracted Texttext/plain56104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218229/2/001121864.pdf.txtd9866532ab8b060e80c2eddb92ff789aMD52ORIGINAL001121864.pdfTexto completoapplication/pdf648342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218229/1/001121864.pdf75f4d25d7c1f376dad328c6412fabeabMD5110183/2182292021-03-09 04:47:47.042685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218229Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:47:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Dance teaching from the perspective of teachers in state public schools in Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Enseñanza de danza desde la perspectiva de los maestros en las escuelas públicas estatales en Rio Grande do Sul
title Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul
spellingShingle Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul
Corrêa, Josiane Gisela Franken
Ensino de artes
Dança
Ensino
Educação básica
Docência
Prática pedagógica
Art education
Dance education
Primary education
Teaching
Pedagogical practice
Educación en artes
Educación en danza
Educación primaria
Enseñanza
title_short Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul
title_full Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul
title_fullStr Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul
title_sort Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul
author Corrêa, Josiane Gisela Franken
author_facet Corrêa, Josiane Gisela Franken
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author_role author
author2 Santos, Vera Lucia Bertoni dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Josiane Gisela Franken
Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de artes
Dança
Ensino
Educação básica
Docência
Prática pedagógica
topic Ensino de artes
Dança
Ensino
Educação básica
Docência
Prática pedagógica
Art education
Dance education
Primary education
Teaching
Pedagogical practice
Educación en artes
Educación en danza
Educación primaria
Enseñanza
dc.subject.eng.fl_str_mv Art education
Dance education
Primary education
Teaching
Pedagogical practice
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en artes
Educación en danza
Educación primaria
Enseñanza
description O texto integra uma pesquisa de doutorado que trata da docência em dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. No recorte apresentado, discute-se acerca de elementos estruturantes para a efetivação do ensino de dança no contexto em questão, tendo como escopo teórico os estudos de autores como Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif e Lessard (2014), entre outros. Através de uma bricolagem metodológica (FORTIN, 2009), na qual é evidenciada a pesquisa narrativa (SOUZA, 2003), a investigação envolve cinco professoras licenciadas em dança que atuam em escolas de Educação Básica como regentes da disciplina Ensino de Arte – especificidade dança. Nesse sentido, é possível identificar objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, abordagens docentes, formas de avaliação e recursos utilizados no ensino de dança, elementos que compõem as práticas pedagógicas das professoras participantes. E, a partir disso, considerar que a profissão docente em dança no contexto selecionado é marcada pela inventividade e produção das profissionais que, ao investirem nas relações que permeiam os seus locais de trabalho, desempenham um papel fundamental, pois, junto às suas comunidades, fundam o ensino de dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-25T04:18:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218229
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-3203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121864
identifier_str_mv 1415-3203
001121864
url http://hdl.handle.net/10183/218229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Repertório teatro & dança. Salvador, Universidade Federal da Bahia,. Vol. 23, n. 35 (2020), p. 227-251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218229/2/001121864.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218229/1/001121864.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d9866532ab8b060e80c2eddb92ff789a
75f4d25d7c1f376dad328c6412fabeab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225008854335488