Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/218229 |
Resumo: | O texto integra uma pesquisa de doutorado que trata da docência em dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. No recorte apresentado, discute-se acerca de elementos estruturantes para a efetivação do ensino de dança no contexto em questão, tendo como escopo teórico os estudos de autores como Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif e Lessard (2014), entre outros. Através de uma bricolagem metodológica (FORTIN, 2009), na qual é evidenciada a pesquisa narrativa (SOUZA, 2003), a investigação envolve cinco professoras licenciadas em dança que atuam em escolas de Educação Básica como regentes da disciplina Ensino de Arte – especificidade dança. Nesse sentido, é possível identificar objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, abordagens docentes, formas de avaliação e recursos utilizados no ensino de dança, elementos que compõem as práticas pedagógicas das professoras participantes. E, a partir disso, considerar que a profissão docente em dança no contexto selecionado é marcada pela inventividade e produção das profissionais que, ao investirem nas relações que permeiam os seus locais de trabalho, desempenham um papel fundamental, pois, junto às suas comunidades, fundam o ensino de dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. |
id |
UFRGS-2_7f88e4e8dab7541111f66a2321d3cb26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218229 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Josiane Gisela FrankenSantos, Vera Lucia Bertoni dos2021-02-25T04:18:39Z20201415-3203http://hdl.handle.net/10183/218229001121864O texto integra uma pesquisa de doutorado que trata da docência em dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. No recorte apresentado, discute-se acerca de elementos estruturantes para a efetivação do ensino de dança no contexto em questão, tendo como escopo teórico os estudos de autores como Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif e Lessard (2014), entre outros. Através de uma bricolagem metodológica (FORTIN, 2009), na qual é evidenciada a pesquisa narrativa (SOUZA, 2003), a investigação envolve cinco professoras licenciadas em dança que atuam em escolas de Educação Básica como regentes da disciplina Ensino de Arte – especificidade dança. Nesse sentido, é possível identificar objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, abordagens docentes, formas de avaliação e recursos utilizados no ensino de dança, elementos que compõem as práticas pedagógicas das professoras participantes. E, a partir disso, considerar que a profissão docente em dança no contexto selecionado é marcada pela inventividade e produção das profissionais que, ao investirem nas relações que permeiam os seus locais de trabalho, desempenham um papel fundamental, pois, junto às suas comunidades, fundam o ensino de dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul.This text is part of a doctoral research that approaches Dance education in state schools in Rio Grande do Sul, Brazil. The section here presented discusses structural elements for the implementation of Dance education in that context, with a theoretical framework based on Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif and Lessard (2014), among others. With a methodological bricolage (FORTIN, 2009) focused on narrative research (SOUZA, 2003), this investigation included five professionals who teach Art Education – Dance in primary schools. The text identifies the objectives, content, methodological procedures, teaching approaches, evaluation methods and resources involved in their pedagogical practices. The research showed that Dance education is characterized by the teachers’ ingenuity and output and their ability to nurture the relationships that pervade their work environment, playing an essential role as they implement Dance education in state schools in Rio Grande do Sul.Este artículo es parte de una investigación de doctorado que aborda la educación de la danza en las escuelas públicas de Rio Grande do Sul, Brasil. El apartado que aquí se presenta discute elementos estructurales para la implementación de la educación en Danza en ese contexto, con un marco teórico basado en Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif y Lessard (2014), entre otros. Con un bricolaje metodológico (FORTIN, 2009) centrado en la investigación narrativa (SOUZA, 2003), esta investigación incluyó a cinco profesionales que imparten Educación Artística - Danza en escuelas primarias. El texto identifica los objetivos, contenidos, procedimientos metodológicos, enfoques de enseñanza, métodos de evaluación y recursos involucrados en sus prácticas pedagógicas. La investigación mostró que la educación en danza se caracteriza por el ingenio y la producción de los profesores y su capacidad para nutrir las relaciones que impregnan su entorno laboral, desempeñando un papel fundamental en la implementación de la educación en danza en las escuelas públicas de Rio Grande do Sul.application/pdfporRepertório teatro & dança. Salvador, Universidade Federal da Bahia,. Vol. 23, n. 35 (2020), p. 227-251Ensino de artesDançaEnsinoEducação básicaDocênciaPrática pedagógicaArt educationDance educationPrimary educationTeachingPedagogical practiceEducación en artesEducación en danzaEducación primariaEnseñanzaEnsino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do SulDance teaching from the perspective of teachers in state public schools in Rio Grande do Sul Enseñanza de danza desde la perspectiva de los maestros en las escuelas públicas estatales en Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121864.pdf.txt001121864.pdf.txtExtracted Texttext/plain56104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218229/2/001121864.pdf.txtd9866532ab8b060e80c2eddb92ff789aMD52ORIGINAL001121864.pdfTexto completoapplication/pdf648342http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218229/1/001121864.pdf75f4d25d7c1f376dad328c6412fabeabMD5110183/2182292021-03-09 04:47:47.042685oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218229Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:47:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Dance teaching from the perspective of teachers in state public schools in Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Enseñanza de danza desde la perspectiva de los maestros en las escuelas públicas estatales en Rio Grande do Sul |
title |
Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul Corrêa, Josiane Gisela Franken Ensino de artes Dança Ensino Educação básica Docência Prática pedagógica Art education Dance education Primary education Teaching Pedagogical practice Educación en artes Educación en danza Educación primaria Enseñanza |
title_short |
Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul |
title_full |
Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Ensino de dança na perspectiva de professoras atuantes em escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul |
author |
Corrêa, Josiane Gisela Franken |
author_facet |
Corrêa, Josiane Gisela Franken Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Josiane Gisela Franken Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de artes Dança Ensino Educação básica Docência Prática pedagógica |
topic |
Ensino de artes Dança Ensino Educação básica Docência Prática pedagógica Art education Dance education Primary education Teaching Pedagogical practice Educación en artes Educación en danza Educación primaria Enseñanza |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Art education Dance education Primary education Teaching Pedagogical practice |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Educación en artes Educación en danza Educación primaria Enseñanza |
description |
O texto integra uma pesquisa de doutorado que trata da docência em dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. No recorte apresentado, discute-se acerca de elementos estruturantes para a efetivação do ensino de dança no contexto em questão, tendo como escopo teórico os estudos de autores como Veiga (2011), Strazzacappa (2012), Tardif e Lessard (2014), entre outros. Através de uma bricolagem metodológica (FORTIN, 2009), na qual é evidenciada a pesquisa narrativa (SOUZA, 2003), a investigação envolve cinco professoras licenciadas em dança que atuam em escolas de Educação Básica como regentes da disciplina Ensino de Arte – especificidade dança. Nesse sentido, é possível identificar objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, abordagens docentes, formas de avaliação e recursos utilizados no ensino de dança, elementos que compõem as práticas pedagógicas das professoras participantes. E, a partir disso, considerar que a profissão docente em dança no contexto selecionado é marcada pela inventividade e produção das profissionais que, ao investirem nas relações que permeiam os seus locais de trabalho, desempenham um papel fundamental, pois, junto às suas comunidades, fundam o ensino de dança nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-25T04:18:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/218229 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-3203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001121864 |
identifier_str_mv |
1415-3203 001121864 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/218229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Repertório teatro & dança. Salvador, Universidade Federal da Bahia,. Vol. 23, n. 35 (2020), p. 227-251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218229/2/001121864.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218229/1/001121864.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9866532ab8b060e80c2eddb92ff789a 75f4d25d7c1f376dad328c6412fabeab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225008854335488 |