Identidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25553 |
Resumo: | O trabalho parte das teorizações sobre Imagem, Imaginário e Identidade para compreender o processo de construção de identidade das marcas a partir de sua relação com as tribos. Os conceitos centrais são baseados em Eric Landowski e suas tensões identitárias; Michel Maffesoli e a proposta contemporânea de tribalização; e Evandro Perotto que aborda o estudo da marca a partir de sua enunciação. A partir do argumento de Perotto e da compreensão de imaginário, cultura e sistemas simbólicos como formadores da subjetividade e da identidade cultural, o estudo dá-se com o objetivo de compreender as tensões marca-tribo e a possível produção de significado surgida desta relação. Utiliza-se um estudo exploratório entre 4 marcas e duas tribos: All Star Converse e Puma em relação a tribo Emo, e Microsoft e Apple em relação a tribo Geek . |
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Xavier, Amaralina Machado RodriguesBaldissera, Rudimar2010-09-04T04:21:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/25553000754161O trabalho parte das teorizações sobre Imagem, Imaginário e Identidade para compreender o processo de construção de identidade das marcas a partir de sua relação com as tribos. Os conceitos centrais são baseados em Eric Landowski e suas tensões identitárias; Michel Maffesoli e a proposta contemporânea de tribalização; e Evandro Perotto que aborda o estudo da marca a partir de sua enunciação. A partir do argumento de Perotto e da compreensão de imaginário, cultura e sistemas simbólicos como formadores da subjetividade e da identidade cultural, o estudo dá-se com o objetivo de compreender as tensões marca-tribo e a possível produção de significado surgida desta relação. Utiliza-se um estudo exploratório entre 4 marcas e duas tribos: All Star Converse e Puma em relação a tribo Emo, e Microsoft e Apple em relação a tribo Geek .application/pdfporMarcaIdentidade culturalIdentidade, marca e tribalização : a gestão de sentido da marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000754161.pdf000754161.pdfTexto completoapplication/pdf2710137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25553/1/000754161.pdffb403ebd3f4a0731d8b8ce47343606d8MD51TEXT000754161.pdf.txt000754161.pdf.txtExtracted Texttext/plain171113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25553/2/000754161.pdf.txt8fe917e401af183215612470a0f7f31cMD52THUMBNAIL000754161.pdf.jpg000754161.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25553/3/000754161.pdf.jpg072bea6589a56853286b28cb64a6633aMD5310183/255532018-10-18 07:35:30.561oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25553Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:35:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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