A reformulação do projeto político pedagógico na perspectiva das tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Rosibel Maria Barcelos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151694
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso(TCC) tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas no Projeto de Intervenção (PI) realizado em uma Escola Estadual. O projeto iniciou no terceiro trimestre, do ano de 2014 e continuou seu desenvolvimento ao longo do primeiro semestre de 2015, como trabalho da Sala Projeto Vivencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar, oferecido pela Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), em parceria com o Ministério da Educação. O trabalho foi realizado por uma aluna-gestora que exerce a função de vice-diretora da escola. O foco do trabalho foi a incorporação das tecnologias e a ampliação da participação de alunos e professores, no ambiente escolar, com o objetivo de melhorar as condições de aprendizagem dos alunos, estimulando o convívio social, tão importante no exercício da cidadania nas sociedades democráticas. A metodologia empregada no trabalho foi a pesquisa-ação que apoiada em Franco (2005), foca a necessidade de envolver todos os atores da comunidade escolar em ações que contemplem a participação coletiva. A seguir foram aproveitadas as contribuições dos autores que seguem, para compor o referencial teórico que fundamentou o PI o planejamento e a participação como condições necessárias para a prática(Gandin,1997) e (Galina, 2007) e (Cury,2005); O PPP como organizador do pedagógico (Veiga, 1995); O ato de ensinar e aprender. (Freire, 1996); As tecnologias(Barbosa; Antunes; Moreira, 2011) e (Bock, 2010). Um dos resultados da pesquisa foi constatar dificuldade de manejo dos professores. Como aspecto positivo, destaco a integração na realização das atividades, diminuição dos conflitos pelo uso inadequado do celular em aula.
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