Inclusão e reformulação do projeto político pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151690 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão refere-se às ações colocadas em prática em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Encruzilhada do Sul, no decorrer de 2014 e primeiro semestre de 2015. Tais ações foram desenvolvidas com o objetivo de construir as adaptações necessárias na reorganização do Projeto Político Pedagógico da escola, dentro dos princípios da gestão democrática e numa perspectiva de educação inclusiva. Mais especificamente, procurou-se incentivar a formação dos envolvidos, para que percebam as potencialidades de cada aluno, atendendo suas especificidades e que isso contribua para a melhoria na qualidade do ensino. Foi utilizada a pesquisa-ação como metodologia e como forma de intervir na prática do cotidiano escolar. O uso de questionários e de entrevistas permitiu a apreensão de informações importantes para o desenvolvimento do trabalho. Os principais autores que serviram de referência ao embasamento teórico foram: Carvalho (2014), Galina (2014), Mantoan e Prieto (2006) e Veiga (2013). Evidenciou-se, ainda, a necessidade de conhecer melhor a legislação a respeito da inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais no ensino regular, principalmente pelos representantes do Conselho Escolar. Ao final, o conjunto dos professores concluiu que há necessidade de articular e adequar os planos de ensino, os planos de aula e a avaliação com o Projeto Político Pedagógico, ora reformulado. Os professores que participaram dos encontros mostraram-se motivados a realizar cursos de formação na área da inclusão escolar. |
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