Aplicativos educacionais na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221327 |
Resumo: | Esse artigo apresenta a construção de aplicativos educacionais na formação de professores como uma possibilidade de uso dos dispositivos móveis em sala de aula para o desenvolvimento da m-learning. A cada ano aumenta a quantidade de tecnologias digitais que fazem parte do nosso cotidiano, possibilitando também o seu uso no âmbito escolar. Desse modo, percebe-se que há a necessidade de explorar, criar materiais e manipular os dispositivos móveis desde a formação inicial, para que o professor tenha subsídios teórico-práticos que, posteriormente, possam ser implementados na sua prática docente. O presente estudo adotou a metodologia de estudo de caso, em uma universidade no sul do brasil, onde 60 alunos de diversos cursos de licenciaturas participaram da pesquisa. Como resultados, observou-se que a utilização de dispositivos móveis, especificamente, com a construção de aplicativos, pode ser considerada uma possibilidade para inovar no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é capaz de potencializar a comunicação, o compartilhamento de informações, a autoria de conteúdo, criatividade e autonomia dos envolvidos nesse processo. |
id |
UFRGS-2_819c2479504e58ebcdb0d73002e4109e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221327 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sonego, Anna Helena SilveiraRodrigues, Aline GoulartBehar, Patrícia Alejandra2021-05-21T04:42:40Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/221327001126091Esse artigo apresenta a construção de aplicativos educacionais na formação de professores como uma possibilidade de uso dos dispositivos móveis em sala de aula para o desenvolvimento da m-learning. A cada ano aumenta a quantidade de tecnologias digitais que fazem parte do nosso cotidiano, possibilitando também o seu uso no âmbito escolar. Desse modo, percebe-se que há a necessidade de explorar, criar materiais e manipular os dispositivos móveis desde a formação inicial, para que o professor tenha subsídios teórico-práticos que, posteriormente, possam ser implementados na sua prática docente. O presente estudo adotou a metodologia de estudo de caso, em uma universidade no sul do brasil, onde 60 alunos de diversos cursos de licenciaturas participaram da pesquisa. Como resultados, observou-se que a utilização de dispositivos móveis, especificamente, com a construção de aplicativos, pode ser considerada uma possibilidade para inovar no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é capaz de potencializar a comunicação, o compartilhamento de informações, a autoria de conteúdo, criatividade e autonomia dos envolvidos nesse processo.This article presents the construction of educational applications in teacher training as a possibility of using mobile devices in the classroom for the development of m-learning. Each year, the number of digital technologies that are part of our daily lives increases, also making it possible to use them at school. Thus, it is perceived that there is a need to explore, create materials and manipulate mobile devices since the initial training, so that the teacher has theoretical and practical subsidies that, later, can be implemented in their teaching practice. The present study adopted the case study methodology, at a university in southern Brazil, where 60 students from different undergraduate courses participated in the research. As a result, it was observed that the use of mobile devices, specifically, with the construction of applications, can be considered a possibility to innovate in the teaching and learning process. In addition, it is able to enhance communication, information sharing, content authorship, creativity and autonomy of those involved in this process.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n.1 (jan. 2020), p.1-9Tecnologia educacionalFormação de professoresEducational AppsM-learningMobile devicesTeacher trainingAplicativos educacionais na formação de professoresEducational applications in teacher training info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126091.pdf.txt001126091.pdf.txtExtracted Texttext/plain30305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221327/2/001126091.pdf.txtfe9960ab584be5cffe3209b6be1e73ccMD52ORIGINAL001126091.pdfTexto completoapplication/pdf287845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221327/1/001126091.pdfcb35f003fa0b5df16f903e611883f2b5MD5110183/2213272021-05-26 04:28:18.263923oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221327Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:28:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicativos educacionais na formação de professores |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Educational applications in teacher training |
title |
Aplicativos educacionais na formação de professores |
spellingShingle |
Aplicativos educacionais na formação de professores Sonego, Anna Helena Silveira Tecnologia educacional Formação de professores Educational Apps M-learning Mobile devices Teacher training |
title_short |
Aplicativos educacionais na formação de professores |
title_full |
Aplicativos educacionais na formação de professores |
title_fullStr |
Aplicativos educacionais na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Aplicativos educacionais na formação de professores |
title_sort |
Aplicativos educacionais na formação de professores |
author |
Sonego, Anna Helena Silveira |
author_facet |
Sonego, Anna Helena Silveira Rodrigues, Aline Goulart Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Aline Goulart Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sonego, Anna Helena Silveira Rodrigues, Aline Goulart Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional Formação de professores |
topic |
Tecnologia educacional Formação de professores Educational Apps M-learning Mobile devices Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational Apps M-learning Mobile devices Teacher training |
description |
Esse artigo apresenta a construção de aplicativos educacionais na formação de professores como uma possibilidade de uso dos dispositivos móveis em sala de aula para o desenvolvimento da m-learning. A cada ano aumenta a quantidade de tecnologias digitais que fazem parte do nosso cotidiano, possibilitando também o seu uso no âmbito escolar. Desse modo, percebe-se que há a necessidade de explorar, criar materiais e manipular os dispositivos móveis desde a formação inicial, para que o professor tenha subsídios teórico-práticos que, posteriormente, possam ser implementados na sua prática docente. O presente estudo adotou a metodologia de estudo de caso, em uma universidade no sul do brasil, onde 60 alunos de diversos cursos de licenciaturas participaram da pesquisa. Como resultados, observou-se que a utilização de dispositivos móveis, especificamente, com a construção de aplicativos, pode ser considerada uma possibilidade para inovar no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é capaz de potencializar a comunicação, o compartilhamento de informações, a autoria de conteúdo, criatividade e autonomia dos envolvidos nesse processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-21T04:42:40Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/221327 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001126091 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001126091 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/221327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n.1 (jan. 2020), p.1-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221327/2/001126091.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221327/1/001126091.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe9960ab584be5cffe3209b6be1e73cc cb35f003fa0b5df16f903e611883f2b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225018631258112 |