Aplicativos educacionais na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sonego, Anna Helena Silveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Aline Goulart, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221327
Resumo: Esse artigo apresenta a construção de aplicativos educacionais na formação de professores como uma possibilidade de uso dos dispositivos móveis em sala de aula para o desenvolvimento da m-learning. A cada ano aumenta a quantidade de tecnologias digitais que fazem parte do nosso cotidiano, possibilitando também o seu uso no âmbito escolar. Desse modo, percebe-se que há a necessidade de explorar, criar materiais e manipular os dispositivos móveis desde a formação inicial, para que o professor tenha subsídios teórico-práticos que, posteriormente, possam ser implementados na sua prática docente. O presente estudo adotou a metodologia de estudo de caso, em uma universidade no sul do brasil, onde 60 alunos de diversos cursos de licenciaturas participaram da pesquisa. Como resultados, observou-se que a utilização de dispositivos móveis, especificamente, com a construção de aplicativos, pode ser considerada uma possibilidade para inovar no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é capaz de potencializar a comunicação, o compartilhamento de informações, a autoria de conteúdo, criatividade e autonomia dos envolvidos nesse processo.
id UFRGS-2_819c2479504e58ebcdb0d73002e4109e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221327
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sonego, Anna Helena SilveiraRodrigues, Aline GoulartBehar, Patrícia Alejandra2021-05-21T04:42:40Z20201679-1916http://hdl.handle.net/10183/221327001126091Esse artigo apresenta a construção de aplicativos educacionais na formação de professores como uma possibilidade de uso dos dispositivos móveis em sala de aula para o desenvolvimento da m-learning. A cada ano aumenta a quantidade de tecnologias digitais que fazem parte do nosso cotidiano, possibilitando também o seu uso no âmbito escolar. Desse modo, percebe-se que há a necessidade de explorar, criar materiais e manipular os dispositivos móveis desde a formação inicial, para que o professor tenha subsídios teórico-práticos que, posteriormente, possam ser implementados na sua prática docente. O presente estudo adotou a metodologia de estudo de caso, em uma universidade no sul do brasil, onde 60 alunos de diversos cursos de licenciaturas participaram da pesquisa. Como resultados, observou-se que a utilização de dispositivos móveis, especificamente, com a construção de aplicativos, pode ser considerada uma possibilidade para inovar no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é capaz de potencializar a comunicação, o compartilhamento de informações, a autoria de conteúdo, criatividade e autonomia dos envolvidos nesse processo.This article presents the construction of educational applications in teacher training as a possibility of using mobile devices in the classroom for the development of m-learning. Each year, the number of digital technologies that are part of our daily lives increases, also making it possible to use them at school. Thus, it is perceived that there is a need to explore, create materials and manipulate mobile devices since the initial training, so that the teacher has theoretical and practical subsidies that, later, can be implemented in their teaching practice. The present study adopted the case study methodology, at a university in southern Brazil, where 60 students from different undergraduate courses participated in the research. As a result, it was observed that the use of mobile devices, specifically, with the construction of applications, can be considered a possibility to innovate in the teaching and learning process. In addition, it is able to enhance communication, information sharing, content authorship, creativity and autonomy of those involved in this process.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n.1 (jan. 2020), p.1-9Tecnologia educacionalFormação de professoresEducational AppsM-learningMobile devicesTeacher trainingAplicativos educacionais na formação de professoresEducational applications in teacher training info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126091.pdf.txt001126091.pdf.txtExtracted Texttext/plain30305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221327/2/001126091.pdf.txtfe9960ab584be5cffe3209b6be1e73ccMD52ORIGINAL001126091.pdfTexto completoapplication/pdf287845http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221327/1/001126091.pdfcb35f003fa0b5df16f903e611883f2b5MD5110183/2213272021-05-26 04:28:18.263923oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221327Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:28:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicativos educacionais na formação de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational applications in teacher training
title Aplicativos educacionais na formação de professores
spellingShingle Aplicativos educacionais na formação de professores
Sonego, Anna Helena Silveira
Tecnologia educacional
Formação de professores
Educational Apps
M-learning
Mobile devices
Teacher training
title_short Aplicativos educacionais na formação de professores
title_full Aplicativos educacionais na formação de professores
title_fullStr Aplicativos educacionais na formação de professores
title_full_unstemmed Aplicativos educacionais na formação de professores
title_sort Aplicativos educacionais na formação de professores
author Sonego, Anna Helena Silveira
author_facet Sonego, Anna Helena Silveira
Rodrigues, Aline Goulart
Behar, Patrícia Alejandra
author_role author
author2 Rodrigues, Aline Goulart
Behar, Patrícia Alejandra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sonego, Anna Helena Silveira
Rodrigues, Aline Goulart
Behar, Patrícia Alejandra
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Formação de professores
topic Tecnologia educacional
Formação de professores
Educational Apps
M-learning
Mobile devices
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational Apps
M-learning
Mobile devices
Teacher training
description Esse artigo apresenta a construção de aplicativos educacionais na formação de professores como uma possibilidade de uso dos dispositivos móveis em sala de aula para o desenvolvimento da m-learning. A cada ano aumenta a quantidade de tecnologias digitais que fazem parte do nosso cotidiano, possibilitando também o seu uso no âmbito escolar. Desse modo, percebe-se que há a necessidade de explorar, criar materiais e manipular os dispositivos móveis desde a formação inicial, para que o professor tenha subsídios teórico-práticos que, posteriormente, possam ser implementados na sua prática docente. O presente estudo adotou a metodologia de estudo de caso, em uma universidade no sul do brasil, onde 60 alunos de diversos cursos de licenciaturas participaram da pesquisa. Como resultados, observou-se que a utilização de dispositivos móveis, especificamente, com a construção de aplicativos, pode ser considerada uma possibilidade para inovar no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, é capaz de potencializar a comunicação, o compartilhamento de informações, a autoria de conteúdo, criatividade e autonomia dos envolvidos nesse processo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T04:42:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221327
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126091
identifier_str_mv 1679-1916
001126091
url http://hdl.handle.net/10183/221327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 18, n.1 (jan. 2020), p.1-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221327/2/001126091.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221327/1/001126091.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fe9960ab584be5cffe3209b6be1e73cc
cb35f003fa0b5df16f903e611883f2b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225018631258112