Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roberto Maschio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250654
Resumo: O tema deste trabalho foi estudar os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no retorno à presencialidade e como isso influenciou a minha formação acadêmica. O objetivo central foi analisar a dualidade remoto-presencial e como esta impactou a qualidade da Educação, tendo como amostra uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Tomando por base a reflexão sobre a própria prática, foi realizada uma retrospectiva das minhas práticas de estágio supervisionado em Geografia condicionadas pelo ERE. A seguir, escutamos as experiências de professores de Geografia da rede estadual de educação durante o período, que compreende os anos de 2020, 2021 e 2022. Foram entrevistados três membros da Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, local onde estagiei de maneira presencial. Percebeu-se que a falta de acesso à internet comprometeu e prejudicou o aprendizado durante a pandemia, e também trouxe muitos aspectos de caráter psicológico para o dia a dia da escola, diante do retorno presencial. A falta de convívio no ambiente escolar foi sentida tanto por professores quanto por alunos, fortalecendo a ideia da “escola enquanto lugar”. Por fim, foi possível perceber que os impactos da pandemia ainda estão sendo sentidos no processo de aprendizagem, e estamos apenas iniciando a conhecê-los. Este estudo pode ser visto como uma introdução ao tema, almejando estudos posteriores.
id UFRGS-2_81cf6be3934d2e803e974482ac595e41
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250654
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Roberto MaschioKaercher, Nestor André2022-11-04T04:37:19Z2022http://hdl.handle.net/10183/250654001153009O tema deste trabalho foi estudar os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no retorno à presencialidade e como isso influenciou a minha formação acadêmica. O objetivo central foi analisar a dualidade remoto-presencial e como esta impactou a qualidade da Educação, tendo como amostra uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Tomando por base a reflexão sobre a própria prática, foi realizada uma retrospectiva das minhas práticas de estágio supervisionado em Geografia condicionadas pelo ERE. A seguir, escutamos as experiências de professores de Geografia da rede estadual de educação durante o período, que compreende os anos de 2020, 2021 e 2022. Foram entrevistados três membros da Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, local onde estagiei de maneira presencial. Percebeu-se que a falta de acesso à internet comprometeu e prejudicou o aprendizado durante a pandemia, e também trouxe muitos aspectos de caráter psicológico para o dia a dia da escola, diante do retorno presencial. A falta de convívio no ambiente escolar foi sentida tanto por professores quanto por alunos, fortalecendo a ideia da “escola enquanto lugar”. Por fim, foi possível perceber que os impactos da pandemia ainda estão sendo sentidos no processo de aprendizagem, e estamos apenas iniciando a conhecê-los. Este estudo pode ser visto como uma introdução ao tema, almejando estudos posteriores.This work’s theme was to study and analyze the impacts that remote learning caused upon the return to physical learning activities and how did that influenced my academic formation. The main objective was to analyze the remote/distanced learning – physical learning duality and its impacts on Education quality, doing a case study of a public school located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Based on the reflective teacher’s practice, we took a look back into my Geography Internship’s practices, which were all but one conditioned by remote learning processes. Afterwards, we heard public school’s teachers experiences related to the period of the study, which are the years of 2020, 2021 and 2022. Three members of the Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, place where I had my physical learning Internship, were interviewed. It’s been noticed that the lack of internet’s access harmed the learning processes during the pandemic, and it had also brought on some psychological aspects that the schools are now having to deal with, after it’s return to a physical learning mode. The absence of socialization under the school premises was felt both by students and teachers, enhancing the idea of “school as a place”. Thus, it is possible to tell that Covid-19’s pandemic effects on education and learning processes are still being felt and dealt with, and we are only getting to know them. This study could therefore be seen as an introduction to the subject, with further studies possibilities.application/pdfporEnsino de geografiaEnsino Remoto Emergencial (ERE)Estágio supervisionadoPandemia : Covid 19Geography InternshipRemote learningCovid-19 pandemicReflective teaching practiceUma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153009.pdf.txt001153009.pdf.txtExtracted Texttext/plain44752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250654/2/001153009.pdf.txta2c604474391ba65d1b0a4cc743ad361MD52ORIGINAL001153009.pdfTexto completoapplication/pdf4042836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250654/1/001153009.pdf9f986a04f1cfa0872de2b82044873142MD5110183/2506542023-02-02 05:48:25.429257oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-02T07:48:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
title Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
spellingShingle Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Santos, Roberto Maschio
Ensino de geografia
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Estágio supervisionado
Pandemia : Covid 19
Geography Internship
Remote learning
Covid-19 pandemic
Reflective teaching practice
title_short Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
title_full Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
title_fullStr Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
title_sort Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
author Santos, Roberto Maschio
author_facet Santos, Roberto Maschio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Roberto Maschio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kaercher, Nestor André
contributor_str_mv Kaercher, Nestor André
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Estágio supervisionado
Pandemia : Covid 19
topic Ensino de geografia
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Estágio supervisionado
Pandemia : Covid 19
Geography Internship
Remote learning
Covid-19 pandemic
Reflective teaching practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography Internship
Remote learning
Covid-19 pandemic
Reflective teaching practice
description O tema deste trabalho foi estudar os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no retorno à presencialidade e como isso influenciou a minha formação acadêmica. O objetivo central foi analisar a dualidade remoto-presencial e como esta impactou a qualidade da Educação, tendo como amostra uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Tomando por base a reflexão sobre a própria prática, foi realizada uma retrospectiva das minhas práticas de estágio supervisionado em Geografia condicionadas pelo ERE. A seguir, escutamos as experiências de professores de Geografia da rede estadual de educação durante o período, que compreende os anos de 2020, 2021 e 2022. Foram entrevistados três membros da Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, local onde estagiei de maneira presencial. Percebeu-se que a falta de acesso à internet comprometeu e prejudicou o aprendizado durante a pandemia, e também trouxe muitos aspectos de caráter psicológico para o dia a dia da escola, diante do retorno presencial. A falta de convívio no ambiente escolar foi sentida tanto por professores quanto por alunos, fortalecendo a ideia da “escola enquanto lugar”. Por fim, foi possível perceber que os impactos da pandemia ainda estão sendo sentidos no processo de aprendizagem, e estamos apenas iniciando a conhecê-los. Este estudo pode ser visto como uma introdução ao tema, almejando estudos posteriores.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T04:37:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250654
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153009
url http://hdl.handle.net/10183/250654
identifier_str_mv 001153009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250654/2/001153009.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250654/1/001153009.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a2c604474391ba65d1b0a4cc743ad361
9f986a04f1cfa0872de2b82044873142
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447321955008512