Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250654 |
Resumo: | O tema deste trabalho foi estudar os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no retorno à presencialidade e como isso influenciou a minha formação acadêmica. O objetivo central foi analisar a dualidade remoto-presencial e como esta impactou a qualidade da Educação, tendo como amostra uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Tomando por base a reflexão sobre a própria prática, foi realizada uma retrospectiva das minhas práticas de estágio supervisionado em Geografia condicionadas pelo ERE. A seguir, escutamos as experiências de professores de Geografia da rede estadual de educação durante o período, que compreende os anos de 2020, 2021 e 2022. Foram entrevistados três membros da Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, local onde estagiei de maneira presencial. Percebeu-se que a falta de acesso à internet comprometeu e prejudicou o aprendizado durante a pandemia, e também trouxe muitos aspectos de caráter psicológico para o dia a dia da escola, diante do retorno presencial. A falta de convívio no ambiente escolar foi sentida tanto por professores quanto por alunos, fortalecendo a ideia da “escola enquanto lugar”. Por fim, foi possível perceber que os impactos da pandemia ainda estão sendo sentidos no processo de aprendizagem, e estamos apenas iniciando a conhecê-los. Este estudo pode ser visto como uma introdução ao tema, almejando estudos posteriores. |
id |
UFRGS-2_81cf6be3934d2e803e974482ac595e41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250654 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Roberto MaschioKaercher, Nestor André2022-11-04T04:37:19Z2022http://hdl.handle.net/10183/250654001153009O tema deste trabalho foi estudar os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no retorno à presencialidade e como isso influenciou a minha formação acadêmica. O objetivo central foi analisar a dualidade remoto-presencial e como esta impactou a qualidade da Educação, tendo como amostra uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Tomando por base a reflexão sobre a própria prática, foi realizada uma retrospectiva das minhas práticas de estágio supervisionado em Geografia condicionadas pelo ERE. A seguir, escutamos as experiências de professores de Geografia da rede estadual de educação durante o período, que compreende os anos de 2020, 2021 e 2022. Foram entrevistados três membros da Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, local onde estagiei de maneira presencial. Percebeu-se que a falta de acesso à internet comprometeu e prejudicou o aprendizado durante a pandemia, e também trouxe muitos aspectos de caráter psicológico para o dia a dia da escola, diante do retorno presencial. A falta de convívio no ambiente escolar foi sentida tanto por professores quanto por alunos, fortalecendo a ideia da “escola enquanto lugar”. Por fim, foi possível perceber que os impactos da pandemia ainda estão sendo sentidos no processo de aprendizagem, e estamos apenas iniciando a conhecê-los. Este estudo pode ser visto como uma introdução ao tema, almejando estudos posteriores.This work’s theme was to study and analyze the impacts that remote learning caused upon the return to physical learning activities and how did that influenced my academic formation. The main objective was to analyze the remote/distanced learning – physical learning duality and its impacts on Education quality, doing a case study of a public school located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. Based on the reflective teacher’s practice, we took a look back into my Geography Internship’s practices, which were all but one conditioned by remote learning processes. Afterwards, we heard public school’s teachers experiences related to the period of the study, which are the years of 2020, 2021 and 2022. Three members of the Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, place where I had my physical learning Internship, were interviewed. It’s been noticed that the lack of internet’s access harmed the learning processes during the pandemic, and it had also brought on some psychological aspects that the schools are now having to deal with, after it’s return to a physical learning mode. The absence of socialization under the school premises was felt both by students and teachers, enhancing the idea of “school as a place”. Thus, it is possible to tell that Covid-19’s pandemic effects on education and learning processes are still being felt and dealt with, and we are only getting to know them. This study could therefore be seen as an introduction to the subject, with further studies possibilities.application/pdfporEnsino de geografiaEnsino Remoto Emergencial (ERE)Estágio supervisionadoPandemia : Covid 19Geography InternshipRemote learningCovid-19 pandemicReflective teaching practiceUma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2022Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153009.pdf.txt001153009.pdf.txtExtracted Texttext/plain44752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250654/2/001153009.pdf.txta2c604474391ba65d1b0a4cc743ad361MD52ORIGINAL001153009.pdfTexto completoapplication/pdf4042836http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250654/1/001153009.pdf9f986a04f1cfa0872de2b82044873142MD5110183/2506542023-02-02 05:48:25.429257oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-02T07:48:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul |
title |
Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul Santos, Roberto Maschio Ensino de geografia Ensino Remoto Emergencial (ERE) Estágio supervisionado Pandemia : Covid 19 Geography Internship Remote learning Covid-19 pandemic Reflective teaching practice |
title_short |
Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul |
title_full |
Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul |
title_sort |
Uma Geografia da distância : um olhar sobre os estágios supervisionados em Geografia durante a pandemia de Covid-19, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul |
author |
Santos, Roberto Maschio |
author_facet |
Santos, Roberto Maschio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Roberto Maschio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
contributor_str_mv |
Kaercher, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Ensino Remoto Emergencial (ERE) Estágio supervisionado Pandemia : Covid 19 |
topic |
Ensino de geografia Ensino Remoto Emergencial (ERE) Estágio supervisionado Pandemia : Covid 19 Geography Internship Remote learning Covid-19 pandemic Reflective teaching practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Geography Internship Remote learning Covid-19 pandemic Reflective teaching practice |
description |
O tema deste trabalho foi estudar os impactos do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no retorno à presencialidade e como isso influenciou a minha formação acadêmica. O objetivo central foi analisar a dualidade remoto-presencial e como esta impactou a qualidade da Educação, tendo como amostra uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Tomando por base a reflexão sobre a própria prática, foi realizada uma retrospectiva das minhas práticas de estágio supervisionado em Geografia condicionadas pelo ERE. A seguir, escutamos as experiências de professores de Geografia da rede estadual de educação durante o período, que compreende os anos de 2020, 2021 e 2022. Foram entrevistados três membros da Escola Estadual Coronel Afonso Emílio Massot, local onde estagiei de maneira presencial. Percebeu-se que a falta de acesso à internet comprometeu e prejudicou o aprendizado durante a pandemia, e também trouxe muitos aspectos de caráter psicológico para o dia a dia da escola, diante do retorno presencial. A falta de convívio no ambiente escolar foi sentida tanto por professores quanto por alunos, fortalecendo a ideia da “escola enquanto lugar”. Por fim, foi possível perceber que os impactos da pandemia ainda estão sendo sentidos no processo de aprendizagem, e estamos apenas iniciando a conhecê-los. Este estudo pode ser visto como uma introdução ao tema, almejando estudos posteriores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-04T04:37:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250654 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001153009 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250654 |
identifier_str_mv |
001153009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250654/2/001153009.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250654/1/001153009.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2c604474391ba65d1b0a4cc743ad361 9f986a04f1cfa0872de2b82044873142 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447321955008512 |