O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/112097 |
Resumo: | Objetiva levantar elementos para propor um modelo de Plano de Marketing para Bibliotecas Especializadas, a fim de melhorar sua visibilidade, utilizando como ambiente de estudo a Biblioteca da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). Contextualiza, teoricamente, Bibliotecas Especializadas, Marketing em ambientes de informação, Plano de Marketing e Estudo de Usuários. Apresenta uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são as bibliotecárias e os funcionários da CORSAN da cidade de Porto Alegre-RS. Usa como métodos para a realização da pesquisa a análise de documentos, pesquisa bibliográfica e estudo de usuários. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são entrevista e questionário do estudo de usuários. Mostra os pontos mais frágeis da Biblioteca da CORSAN, os quais apresentam os motivos da falta de visibilidade da referida unidade de informação. Aponta a percepção dos usuários reais e potenciais sobre a biblioteca, bem como a visão das bibliotecárias sobre ela. Verifica na literatura os elementos que podem compor um Plano de Marketing. Conclui que a Biblioteca da CORSAN, assim como outras unidades de informação especializadas, necessita buscar mais proximidade com os clientes/usuários reais e alcançar os potenciais usuários, utilizando o marketing como ferramenta. Propõe um modelo de Plano de Marketing para ser usado tanto na CORSAN quanto em qualquer outra biblioteca especializada. Recomenda que cada biblioteca adapte o modelo de plano conforme a sua realidade e contexto. |
id |
UFRGS-2_82507659455b1ffd68dcaaa0d3b85fec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112097 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bürgel, Láis Moretto CostaRozados, Helen Beatriz Frota2015-03-17T01:57:16Z2014http://hdl.handle.net/10183/112097000953169Objetiva levantar elementos para propor um modelo de Plano de Marketing para Bibliotecas Especializadas, a fim de melhorar sua visibilidade, utilizando como ambiente de estudo a Biblioteca da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). Contextualiza, teoricamente, Bibliotecas Especializadas, Marketing em ambientes de informação, Plano de Marketing e Estudo de Usuários. Apresenta uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são as bibliotecárias e os funcionários da CORSAN da cidade de Porto Alegre-RS. Usa como métodos para a realização da pesquisa a análise de documentos, pesquisa bibliográfica e estudo de usuários. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são entrevista e questionário do estudo de usuários. Mostra os pontos mais frágeis da Biblioteca da CORSAN, os quais apresentam os motivos da falta de visibilidade da referida unidade de informação. Aponta a percepção dos usuários reais e potenciais sobre a biblioteca, bem como a visão das bibliotecárias sobre ela. Verifica na literatura os elementos que podem compor um Plano de Marketing. Conclui que a Biblioteca da CORSAN, assim como outras unidades de informação especializadas, necessita buscar mais proximidade com os clientes/usuários reais e alcançar os potenciais usuários, utilizando o marketing como ferramenta. Propõe um modelo de Plano de Marketing para ser usado tanto na CORSAN quanto em qualquer outra biblioteca especializada. Recomenda que cada biblioteca adapte o modelo de plano conforme a sua realidade e contexto.This end-of-course paper aims to raise elements to propose a model of Marketing Plan to Specialized Libraries, to improve their visibility, using CORSAN (Sanitation Company of Rio Grande do Sul State) Library as study element. It also aims to contextualize, theoretically, the Specialized Libraries, the Marketing in Information Environments, the Marketing Plan and the Users Survey. Furthermore, it presents an implemented research, in a qualitative approach, in which the research subjects are librarians and employees of CORSAN in Porto Alegre, capital of Rio Grande do Sul. It uses as research methods the analysis of documents, literature and users survey. The instruments of data collection used are interview and questionnaire of users survey. It shows the weakest points of CORSAN’s Library, which present the reasons for the lack of visibility of this information unit. It indicates the perception of actual and potential users about the library, as well as the vision of librarians about it. It checks in the literature which elements can compound a marketing plan. It concludes that the CORSAN’s Library, as well as other specialized units of information needs to seek closer proximity to customers/users and to reach potential users, using marketing as a tool. It proposes a marketing plan model to be used both in CORSAN as in any other specialized library. Therefore, the paper recommends that each library adapts the model plan to its reality and context.application/pdfporBiblioteca universitáriaMarketingSpecialized libraryMarketing in information environmentsMarketing planUsers surveyO plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953169.pdf000953169.pdfTexto completoapplication/pdf850662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/1/000953169.pdfff293db40b2e04457cb9509c04e58db9MD51TEXT000953169.pdf.txt000953169.pdf.txtExtracted Texttext/plain143103http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/2/000953169.pdf.txtb42634334b231b79bd3391d6f3eb1205MD52THUMBNAIL000953169.pdf.jpg000953169.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1101http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/3/000953169.pdf.jpg981ec4387a3765b0e4cd72d6aeba334dMD5310183/1120972023-03-25 03:30:23.322407oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-25T06:30:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas |
title |
O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas |
spellingShingle |
O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas Bürgel, Láis Moretto Costa Biblioteca universitária Marketing Specialized library Marketing in information environments Marketing plan Users survey |
title_short |
O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas |
title_full |
O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas |
title_fullStr |
O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas |
title_full_unstemmed |
O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas |
title_sort |
O plano de marketing como ferramenta para dar visibilidade a bibliotecas especializadas |
author |
Bürgel, Láis Moretto Costa |
author_facet |
Bürgel, Láis Moretto Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bürgel, Láis Moretto Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
contributor_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biblioteca universitária Marketing |
topic |
Biblioteca universitária Marketing Specialized library Marketing in information environments Marketing plan Users survey |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Specialized library Marketing in information environments Marketing plan Users survey |
description |
Objetiva levantar elementos para propor um modelo de Plano de Marketing para Bibliotecas Especializadas, a fim de melhorar sua visibilidade, utilizando como ambiente de estudo a Biblioteca da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). Contextualiza, teoricamente, Bibliotecas Especializadas, Marketing em ambientes de informação, Plano de Marketing e Estudo de Usuários. Apresenta uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, onde os sujeitos da pesquisa são as bibliotecárias e os funcionários da CORSAN da cidade de Porto Alegre-RS. Usa como métodos para a realização da pesquisa a análise de documentos, pesquisa bibliográfica e estudo de usuários. Os instrumentos de coleta de dados utilizados são entrevista e questionário do estudo de usuários. Mostra os pontos mais frágeis da Biblioteca da CORSAN, os quais apresentam os motivos da falta de visibilidade da referida unidade de informação. Aponta a percepção dos usuários reais e potenciais sobre a biblioteca, bem como a visão das bibliotecárias sobre ela. Verifica na literatura os elementos que podem compor um Plano de Marketing. Conclui que a Biblioteca da CORSAN, assim como outras unidades de informação especializadas, necessita buscar mais proximidade com os clientes/usuários reais e alcançar os potenciais usuários, utilizando o marketing como ferramenta. Propõe um modelo de Plano de Marketing para ser usado tanto na CORSAN quanto em qualquer outra biblioteca especializada. Recomenda que cada biblioteca adapte o modelo de plano conforme a sua realidade e contexto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-17T01:57:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/112097 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953169 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/112097 |
identifier_str_mv |
000953169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/1/000953169.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/2/000953169.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112097/3/000953169.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff293db40b2e04457cb9509c04e58db9 b42634334b231b79bd3391d6f3eb1205 981ec4387a3765b0e4cd72d6aeba334d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224481090306048 |