Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Damiana de Matos Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Farenzena, Nalú
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181767
Resumo: O artigo trata da construção do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) no período 2011 a 2014. São analisadas as ideias institucionalizadas que deram origem ao Pronacampo, os atores e os interesses envolvidos, a partir da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas, com maior aproximação à perspectiva de Bruno Jobert e Ève Fouilleux. São abrangidos o fórum de produção de ideias, no qual os atores constroem suas ideias de acordo com interesses, instituições e relações de poder, e o fórum de comunidades de política pública, espaço de negociação e institucionalização das ideias. O estudo evidencia que o Pronacampo apresenta referenciais diferenciados e que refletem representações de atores distintos. Portanto, o Pronacampo expressa um referencial de política híbrido, ao agregar interesses opostos.
id UFRGS-2_8318fa7a5d3bdcd97d015fb81dead4d2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181767
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling França, Damiana de Matos CostaFarenzena, Nalú2018-09-11T02:28:42Z20181068-2341http://hdl.handle.net/10183/181767001074146O artigo trata da construção do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) no período 2011 a 2014. São analisadas as ideias institucionalizadas que deram origem ao Pronacampo, os atores e os interesses envolvidos, a partir da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas, com maior aproximação à perspectiva de Bruno Jobert e Ève Fouilleux. São abrangidos o fórum de produção de ideias, no qual os atores constroem suas ideias de acordo com interesses, instituições e relações de poder, e o fórum de comunidades de política pública, espaço de negociação e institucionalização das ideias. O estudo evidencia que o Pronacampo apresenta referenciais diferenciados e que refletem representações de atores distintos. Portanto, o Pronacampo expressa um referencial de política híbrido, ao agregar interesses opostos.The paper examines the construction of Programa Nacional de Educação do Campo [National Program of Rural Education] (Pronacampo) between 2011 and 2014. It analyzes the institutionalized ideas that originated Pronacampo, the actors and the interests involved, based on the cognitive approach of public policies analysis, with a greater approximation with Bruno Jobert and Ève Fouilleux’s perspective. It covers both the forum of ideas production, where the actors construct their ideas according to interests, institutions and power relations, and the forum of public policy communities, a space for organization and institutionalization of ideas. The study evidences that Pronacampo has differentiated references that reflect representations of distinct actors. Therefore, Pronacampo expresses a hybrid policy reference when aggregating opposite interests.El artículo trata de la construcción del Programa Nacional de Educação do Campo [Programa Nacional de Educación Rural] (Pronacampo) en el período de 2011 a 2014. Se analizan las ideas institucionalizadas que dieron origen al Pronacampo, actores e intereses involucrados, desde el enfoque cognitivo de análisis de políticas públicas, con más énfasis en la perspectiva de Bruno Jobert y Ève Fouilleux. Son incluidos el foro de producción de ideas, donde los jugadores construyen sus ideas de acuerdo con los intereses, las instituciones y las relaciones de poder, y el foro de comunidades de política pública, lugar de negociación y institucionalización de las ideas. El estudio muestra que el Pronacampo tiene diferentes puntos de referencia y que reflejan las representaciones de los diferentes actores. Por lo tanto, el Pronacampo expresa un marco político híbrido, una vez mezcla intereses opuestos.application/pdfporArquivos analíticos de políticas educativas. Arizona. Vol. 26, n. 80 (jul. 2018), p. 1-23Formação de professoresEducação do campoEnsino públicoPolíticas públicasPolítica educacionalPublic policyPublic educationRural educationPolíticas públicasEducación públicaEducación ruralInstituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitivaInstitutions, interests, ideas and actors : an analysis of Pronacampo based on a cognitive approachInstituciones, intereses, ideas y actores sociales : un análisis del Pronacampo a partir del abordaje cognitivoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001074146.pdfTexto completoapplication/pdf613077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/1/001074146.pdfef23de0b47c1419212a57a7285a9f183MD51TEXT001074146.pdf.txt001074146.pdf.txtExtracted Texttext/plain76063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/2/001074146.pdf.txt7820c9f38e141b0506da5ba2e701601bMD52THUMBNAIL001074146.pdf.jpg001074146.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1948http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/3/001074146.pdf.jpgc0f4d623c85c5470cac8f2b8271edddaMD5310183/1817672021-08-18 04:46:03.766366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181767Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:46:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Institutions, interests, ideas and actors : an analysis of Pronacampo based on a cognitive approach
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Instituciones, intereses, ideas y actores sociales : un análisis del Pronacampo a partir del abordaje cognitivo
title Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva
spellingShingle Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva
França, Damiana de Matos Costa
Formação de professores
Educação do campo
Ensino público
Políticas públicas
Política educacional
Public policy
Public education
Rural education
Políticas públicas
Educación pública
Educación rural
title_short Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva
title_full Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva
title_fullStr Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva
title_full_unstemmed Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva
title_sort Instituições, interesses, ideias e atores sociais : uma análise do Pronacampo a partir da abordagem cognitiva
author França, Damiana de Matos Costa
author_facet França, Damiana de Matos Costa
Farenzena, Nalú
author_role author
author2 Farenzena, Nalú
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Damiana de Matos Costa
Farenzena, Nalú
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação do campo
Ensino público
Políticas públicas
Política educacional
topic Formação de professores
Educação do campo
Ensino público
Políticas públicas
Política educacional
Public policy
Public education
Rural education
Políticas públicas
Educación pública
Educación rural
dc.subject.eng.fl_str_mv Public policy
Public education
Rural education
dc.subject.spa.fl_str_mv Políticas públicas
Educación pública
Educación rural
description O artigo trata da construção do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) no período 2011 a 2014. São analisadas as ideias institucionalizadas que deram origem ao Pronacampo, os atores e os interesses envolvidos, a partir da abordagem cognitiva de análise de políticas públicas, com maior aproximação à perspectiva de Bruno Jobert e Ève Fouilleux. São abrangidos o fórum de produção de ideias, no qual os atores constroem suas ideias de acordo com interesses, instituições e relações de poder, e o fórum de comunidades de política pública, espaço de negociação e institucionalização das ideias. O estudo evidencia que o Pronacampo apresenta referenciais diferenciados e que refletem representações de atores distintos. Portanto, o Pronacampo expressa um referencial de política híbrido, ao agregar interesses opostos.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T02:28:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181767
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001074146
identifier_str_mv 1068-2341
001074146
url http://hdl.handle.net/10183/181767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos analíticos de políticas educativas. Arizona. Vol. 26, n. 80 (jul. 2018), p. 1-23
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/1/001074146.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/2/001074146.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181767/3/001074146.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef23de0b47c1419212a57a7285a9f183
7820c9f38e141b0506da5ba2e701601b
c0f4d623c85c5470cac8f2b8271eddda
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224949832089600