Identidades docentes em charges : efeitos de sentidos de crise do/no magistério
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77294 |
Resumo: | O Estágio de Docência, realizado no segundo semestre de 2012, provocou uma inquietação relacionada à fabricação das identidades docentes – o que fez pensar sobre o modo como o professor é significado hoje: como as representações constituídas produzem efeitos na produção de sentidos sobre ser professor? Como elas podem nos influenciar? Sendo estas as questões de pesquisa, pretendeu-se compreender os efeitos de sentidos manifestados em um gênero textual específico – a charge, verificando como o professor é constituído aos olhos dessa ferramenta midiática, que tipo de professor as charges retratam e como isto nos afeta. Esse estudo é uma pesquisa qualitativa. A metodologia de trabalho com o corpus (as charges) é a Análise de Discurso francesa segundo Michel Pêcheux. Foram analisadas dez charges que circulam na internet, procurando perceber sentidos associados aos professores com base em Stuart Hall, António Nóvoa, Maurice Tardif, Gilson Pereira, Cláudia Pereira Vianna, Marisa Vorraber Costa, Menga Lüdke e Eni P. Orlandi. O efeito de sentido de crise do/no magistério apareceu nas charges articulado a efeitos de sentidos de precarização salarial, feminização do magistério, relação diferente com os alunos e com certas instituições. As análises revelaram uma produção de sentidos em torno do docente que evidencia tanto um funcionamento discursivo parafrástico (sentidos são retomados) quanto polissêmico (sentidos são atualizados), produzindo marcas em nossa compreensão de docência. |
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