Educação do Campo e o Ensino de Ciências : experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Paula Regina Humbelino de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Batista, Eliane Regina Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271561
Resumo: Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades na Universidade Federal do Amazonas -Campus Vale do Rio Madeira. Teve como objetivo discutir em que medida a integração dos saberes tradicionais/populares sobre plantas contribuem para o desenvolvimento da educação científica de estudantes em uma escola ribeirinha na região sul do Estado do Amazonas. É uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, desenvolvida com 15 estudantes de 7º, 8º e 9º anos de uma escola do campo, situada em uma comunidade tradicional em um município do Amazonas. A investigação se deu a partir de atividades participativas, como: perguntas, aulas práticas e desenhos. Com base no desenvolvimento das atividades, constatou-se uma riqueza de saberes sobre plantas na vida dos referidos estudantes, além da importância da articulação de conhecimentos vividos com conceitos científicos no ensino de Ciências da Natureza. De uma forma geral, destaca-se quão importante discutir a integração de saberes na educação do campo, com metodologias que priorizem abordagens multidimensionais, considerando saberes sociais, culturais e ambientais.
id UFRGS-2_853a45a5ae35d4c86638cf2a3dee0b10
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271561
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Paula Regina Humbelino deBatista, Eliane Regina Martins2024-02-06T04:31:48Z20212525-4863http://hdl.handle.net/10183/271561001195785Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades na Universidade Federal do Amazonas -Campus Vale do Rio Madeira. Teve como objetivo discutir em que medida a integração dos saberes tradicionais/populares sobre plantas contribuem para o desenvolvimento da educação científica de estudantes em uma escola ribeirinha na região sul do Estado do Amazonas. É uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, desenvolvida com 15 estudantes de 7º, 8º e 9º anos de uma escola do campo, situada em uma comunidade tradicional em um município do Amazonas. A investigação se deu a partir de atividades participativas, como: perguntas, aulas práticas e desenhos. Com base no desenvolvimento das atividades, constatou-se uma riqueza de saberes sobre plantas na vida dos referidos estudantes, além da importância da articulação de conhecimentos vividos com conceitos científicos no ensino de Ciências da Natureza. De uma forma geral, destaca-se quão importante discutir a integração de saberes na educação do campo, com metodologias que priorizem abordagens multidimensionais, considerando saberes sociais, culturais e ambientais.This work is the result of a research developed in the academic master's degree in Science and Humanities Teaching at the Federal University of Amazonas -Campus Vale do Rio Madeira. It aimed to discuss the extent to which the integration of traditional/popular knowledge about plants contributes to the development of scientific education for students at a riverside school in the Southern Amazonas state. It is a qualitative and descriptive field research, which was developed with 15 students of the7th, 8th and 9th grades of a riverside school located in a traditional community in a municipality of the Amazonas state. The investigation was based on participatory activities, such as: questions, practical classes and drawings. Based on the developmentof activities, we have found out that there is a lot of knowledge about plants in the life of these students, in addition to the importance of articulating their knowledge with scientific concepts in the teaching of Natural Sciences. In general, we highlight how important it is to discuss the integration of knowledge in rural education, with methodologies that prioritize multidimensional methods, considering social, cultural and environmental knowledge.Este trabajo es el resultado de una investigación desarrollada en la maestría académica en Docencia en Ciencias y Humanidades de la Universidad Federal del Amazonas -Campus Vale do Rio Madeira. Su objetivo era discutir en qué medida la integración del conocimiento tradicional / popular sobre las plantas contribuye al desarrollo de la educación científica de los estudiantes de una escuela ribereña de la región sur del estado del Amazonas. Se trata de una investigación de campo, cualitativa y descriptiva, desarrollada con 15 alumnos de 7º, 8º y 9º años de una escuela en el campo, ubicada en una comunidadtradicional de un municipio del Amazonas. La investigación se basó en actividades participativas, tales como: preguntas, clases prácticas y dibujos. A partir del desarrollo de actividades, se constató una gran riqueza de conocimientos sobre las plantas enla vida de estos estudiantes, además de la importancia de articular conocimientos vividos con conceptos científicos en la enseñanza de las Ciencias Naturales. En general, se destaca la importancia de discutir la integración del conocimiento en la educación rural, con metodologías que prioricen enfoques multidimensionales, considerando el conocimiento social, cultural y ambiental.application/pdfporRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 6, n.3 (2021), p. 1-19Formação de professoresEducação do camporural educationScience educationEducación ruralEducación científicaEducação do Campo e o Ensino de Ciências : experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do AmazonasRural Education and Science Teaching : experiences in a riverside school in the Southwest AmazonasEducación rural y enseñanza de las ciencias : experiencias en una escuela ribereña en la región sur del Amazonasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195785.pdf.txt001195785.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271561/2/001195785.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL001195785.pdfTexto completoapplication/pdf6174304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271561/1/001195785.pdf0eef1c8b346b434a5b936562211542b2MD5110183/2715612024-02-07 06:01:28.885874oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271561Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-07T08:01:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação do Campo e o Ensino de Ciências : experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Rural Education and Science Teaching : experiences in a riverside school in the Southwest Amazonas
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación rural y enseñanza de las ciencias : experiencias en una escuela ribereña en la región sur del Amazonas
title Educação do Campo e o Ensino de Ciências : experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas
spellingShingle Educação do Campo e o Ensino de Ciências : experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas
Melo, Paula Regina Humbelino de
Formação de professores
Educação do campo
rural education
Science education
Educación rural
Educación científica
title_short Educação do Campo e o Ensino de Ciências : experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas
title_full Educação do Campo e o Ensino de Ciências : experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas
title_fullStr Educação do Campo e o Ensino de Ciências : experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas
title_full_unstemmed Educação do Campo e o Ensino de Ciências : experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas
title_sort Educação do Campo e o Ensino de Ciências : experiências em uma escola ribeirinha no Sul do Estado do Amazonas
author Melo, Paula Regina Humbelino de
author_facet Melo, Paula Regina Humbelino de
Batista, Eliane Regina Martins
author_role author
author2 Batista, Eliane Regina Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Paula Regina Humbelino de
Batista, Eliane Regina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação do campo
topic Formação de professores
Educação do campo
rural education
Science education
Educación rural
Educación científica
dc.subject.eng.fl_str_mv rural education
Science education
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación rural
Educación científica
description Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida no mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Humanidades na Universidade Federal do Amazonas -Campus Vale do Rio Madeira. Teve como objetivo discutir em que medida a integração dos saberes tradicionais/populares sobre plantas contribuem para o desenvolvimento da educação científica de estudantes em uma escola ribeirinha na região sul do Estado do Amazonas. É uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, desenvolvida com 15 estudantes de 7º, 8º e 9º anos de uma escola do campo, situada em uma comunidade tradicional em um município do Amazonas. A investigação se deu a partir de atividades participativas, como: perguntas, aulas práticas e desenhos. Com base no desenvolvimento das atividades, constatou-se uma riqueza de saberes sobre plantas na vida dos referidos estudantes, além da importância da articulação de conhecimentos vividos com conceitos científicos no ensino de Ciências da Natureza. De uma forma geral, destaca-se quão importante discutir a integração de saberes na educação do campo, com metodologias que priorizem abordagens multidimensionais, considerando saberes sociais, culturais e ambientais.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-06T04:31:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/271561
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-4863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001195785
identifier_str_mv 2525-4863
001195785
url http://hdl.handle.net/10183/271561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 6, n.3 (2021), p. 1-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271561/2/001195785.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271561/1/001195785.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
0eef1c8b346b434a5b936562211542b2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225110714056704