Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/233878 |
Resumo: | A partir dosestudos de currículo e dos estudos de Michel Foucault, o artigo objetivaanalisara produção discursiva sobre a docência veiculada em documentos curriculares de Educação Infantil das cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, os quaisforam elaborados após a homologação da BNCC (MEC, 2017). Mediantea análisedo discurso, são evidenciadastáticas discursivas presentesnos textos que,ao instituírem práticas pautadaspor uma racionalidade neoliberal, operam na constituiçãodo neossujeito docente. Com basenasanálises, é possívelinferirque os documentos curriculares ratificamas orientações constantes na Base, prescrevem modosde atuação profissional e secundarizam a autoria docente. |
id |
UFRGS-2_889255c4e2b4be7ed6e82f72426b2dec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233878 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Rodrigo Saballa deBernardo, Gertrudes Angélica VargasLopes, Amanda de Oliveira2022-01-07T04:31:06Z20212175-6600http://hdl.handle.net/10183/233878001135447A partir dosestudos de currículo e dos estudos de Michel Foucault, o artigo objetivaanalisara produção discursiva sobre a docência veiculada em documentos curriculares de Educação Infantil das cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, os quaisforam elaborados após a homologação da BNCC (MEC, 2017). Mediantea análisedo discurso, são evidenciadastáticas discursivas presentesnos textos que,ao instituírem práticas pautadaspor uma racionalidade neoliberal, operam na constituiçãodo neossujeito docente. Com basenasanálises, é possívelinferirque os documentos curriculares ratificamas orientações constantes na Base, prescrevem modosde atuação profissional e secundarizam a autoria docente.Based on curriculum studies and the studies of Michel Foucault, the article aims to analyze the discursive production on teaching conveyed in Early Childhood Education curriculum documents inthe cities of Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba andFlorianópolis, which were elaborated after the approval of the current Brazilian guidelines(MEC, 2017). Through discourse analysis, discursive tactics present in the texts are evidenced,by instituting practices guided by a neoliberal rationality, operate in the constitution of the teacherneo-subject. Based on the analyses, it is possible to infer that the curricular documents confirmthe instructionscontained in the national guidelines, prescribe modes of professional performance,and maketeacher a secondary authorship.application/pdfporDebates em Educação. Maceió, AL. Vol. 13, n. 33 (set./dez. 2021), p. 33-57Educação infantilCurrículoDocênciaPolítica educacionalBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Early Childhood EducationCurriculumTeachingCurriculum policiesEducação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipaisEarly childhood education after new brazilian guidelines and the production of the neo-subject teacher in municipal curriculum documents info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135447.pdf.txt001135447.pdf.txtExtracted Texttext/plain76720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233878/2/001135447.pdf.txt14b74789cfde40dd957e71a198d969bbMD52ORIGINAL001135447.pdfTexto completoapplication/pdf337997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233878/1/001135447.pdf24f0a5c6eed9268d0e41968654250f40MD5110183/2338782022-11-20 05:46:24.369654oai:www.lume.ufrgs.br:10183/233878Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-20T07:46:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Early childhood education after new brazilian guidelines and the production of the neo-subject teacher in municipal curriculum documents |
title |
Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais |
spellingShingle |
Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais Carvalho, Rodrigo Saballa de Educação infantil Currículo Docência Política educacional Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Early Childhood Education Curriculum Teaching Curriculum policies |
title_short |
Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais |
title_full |
Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais |
title_fullStr |
Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais |
title_full_unstemmed |
Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais |
title_sort |
Educação infantil pós-BNCC e a produção do neossujeito docente em documentos curriculares municipais |
author |
Carvalho, Rodrigo Saballa de |
author_facet |
Carvalho, Rodrigo Saballa de Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas Lopes, Amanda de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas Lopes, Amanda de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rodrigo Saballa de Bernardo, Gertrudes Angélica Vargas Lopes, Amanda de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Currículo Docência Política educacional Base Nacional Comum Curricular (BNCC) |
topic |
Educação infantil Currículo Docência Política educacional Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Early Childhood Education Curriculum Teaching Curriculum policies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early Childhood Education Curriculum Teaching Curriculum policies |
description |
A partir dosestudos de currículo e dos estudos de Michel Foucault, o artigo objetivaanalisara produção discursiva sobre a docência veiculada em documentos curriculares de Educação Infantil das cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis, os quaisforam elaborados após a homologação da BNCC (MEC, 2017). Mediantea análisedo discurso, são evidenciadastáticas discursivas presentesnos textos que,ao instituírem práticas pautadaspor uma racionalidade neoliberal, operam na constituiçãodo neossujeito docente. Com basenasanálises, é possívelinferirque os documentos curriculares ratificamas orientações constantes na Base, prescrevem modosde atuação profissional e secundarizam a autoria docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-07T04:31:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/233878 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-6600 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001135447 |
identifier_str_mv |
2175-6600 001135447 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/233878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Debates em Educação. Maceió, AL. Vol. 13, n. 33 (set./dez. 2021), p. 33-57 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233878/2/001135447.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/233878/1/001135447.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14b74789cfde40dd957e71a198d969bb 24f0a5c6eed9268d0e41968654250f40 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225048148672512 |