Uso das tecnologias digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joelma Serafim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134388
Resumo: O foco desta pesquisa é investigar a inclusão e o uso das Tecnologias Digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais do município de Cidreira/RS , com o objetivo de investigar quais as tecnologias digitais utilizadas no processo de ensino aprendizagem como uma ferramenta auxiliadora nesta construção do conhecimento nas práticas pedagógicas, identificando a importância atribuía pelos professores acerca das tecnologias como uma ferramenta auxiliadora no processo de ensino aprendizagem, analisando os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, averiguando a formação dos professores em relação as tecnologias para a sua utilização no fazer pedagógico, constatando se a escola incentiva e de eu forma, o uso das tecnologias digitais no processo pedagógico nas práticas em sala de aula, uma pesquisa bibliográfica detalhando aspectos relevantes a pesquisa, tais como: Práticas pedagógicas, tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação, a dificuldade docente frente ás tecnologias de informação e comunicação, sendo baseada em pressupostos teóricos de vários estudiosos da área, é uma pesquisa de natureza qualitativa de coleta de dados, realizada através de um questionário com professores das escolas municipais e estaduais do município. Ao término da pesquisa percebeu-se que as Tecnologias Digitais estão buscando e ganhando cada vez mais espaço no contexto escolar, e os professores engajados na tentativa de inseri-las em seu trabalho, garantindo aos seus alunos mais um ensino de qualidade e com recursos motivacionais, tornando assim a prática pedagógica um grande desafio a ele mesmo, pois as dúvidas são continuas exigindo uma necessidade maior de uma qualificação profissional e comprometimento com um aprendizado significativo e prazeroso juntamente com os recursos Tecnológicos.
id UFRGS-2_8aa288ab2d6409bed8d927036468b641
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134388
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Joelma SerafimBoucinha, Rafael Marimon2016-03-30T02:07:24Z2015http://hdl.handle.net/10183/134388000986806O foco desta pesquisa é investigar a inclusão e o uso das Tecnologias Digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais do município de Cidreira/RS , com o objetivo de investigar quais as tecnologias digitais utilizadas no processo de ensino aprendizagem como uma ferramenta auxiliadora nesta construção do conhecimento nas práticas pedagógicas, identificando a importância atribuía pelos professores acerca das tecnologias como uma ferramenta auxiliadora no processo de ensino aprendizagem, analisando os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, averiguando a formação dos professores em relação as tecnologias para a sua utilização no fazer pedagógico, constatando se a escola incentiva e de eu forma, o uso das tecnologias digitais no processo pedagógico nas práticas em sala de aula, uma pesquisa bibliográfica detalhando aspectos relevantes a pesquisa, tais como: Práticas pedagógicas, tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação, a dificuldade docente frente ás tecnologias de informação e comunicação, sendo baseada em pressupostos teóricos de vários estudiosos da área, é uma pesquisa de natureza qualitativa de coleta de dados, realizada através de um questionário com professores das escolas municipais e estaduais do município. Ao término da pesquisa percebeu-se que as Tecnologias Digitais estão buscando e ganhando cada vez mais espaço no contexto escolar, e os professores engajados na tentativa de inseri-las em seu trabalho, garantindo aos seus alunos mais um ensino de qualidade e com recursos motivacionais, tornando assim a prática pedagógica um grande desafio a ele mesmo, pois as dúvidas são continuas exigindo uma necessidade maior de uma qualificação profissional e comprometimento com um aprendizado significativo e prazeroso juntamente com os recursos Tecnológicos.The focus of this research is to investigate the inclusion and use of Digital Technologies in the 3rd and 4th years of elementary school from municipal and state schools in the city of Cidreira/ RS, in order to investigate which digital technologies used in the teaching and learning process as a helper tool in this construction of knowledge in pedagogical practices, identifying the importance attributed by teachers about technology as a helper tool in the teaching learning, analyzing the technological resources available in schools, checking the training of teachers in relation to technologies for their use in pedagogical practice, noting that the school encourages and I, the use of digital technologies in the educational process in the practices in the classroom, a literature detailing relevant aspects of the research, such as teaching practices, information and communication technologies (ICTs) in education, the teaching difficulty facing ace information and communication technologies, being based on theoretical assumptions of many researchers in the area, is a qualitative research data collection, carried out through a questionnaire with teachers of municipal schools and state of the municipality. At the end of the survey it was noted that the Digital Technologies are seeking and gaining more space in the school context, and teachers engaged in trying to insert them in their work, ensuring their students more quality education and motivational resources thus making the pedagogical practice a challenge to himself, because the doubts are continuous demanding greater need for professional qualifications and commitment to meaningful learning and pleasure together with the Technological resources.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)ProfessorPrática pedagógicaTeacherTechnologies digitallyTeachingLearning practiceUso das tecnologias digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoBalneário Pinhal, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986806.pdf000986806.pdfTexto completoapplication/pdf460433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134388/1/000986806.pdf49d50f60c2c96f222ea79b9c1d05a4b6MD51TEXT000986806.pdf.txt000986806.pdf.txtExtracted Texttext/plain59573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134388/2/000986806.pdf.txtfed46ed35ef7e0969f385a5843e6567dMD52THUMBNAIL000986806.pdf.jpg000986806.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134388/3/000986806.pdf.jpg0b0ca6f6dc7e73b577acfc078b0ad29eMD5310183/1343882018-10-29 08:21:53.073oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134388Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:21:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso das tecnologias digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
title Uso das tecnologias digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
spellingShingle Uso das tecnologias digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Rodrigues, Joelma Serafim
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Prática pedagógica
Teacher
Technologies digitally
Teaching
Learning practice
title_short Uso das tecnologias digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
title_full Uso das tecnologias digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
title_fullStr Uso das tecnologias digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Uso das tecnologias digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
title_sort Uso das tecnologias digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
author Rodrigues, Joelma Serafim
author_facet Rodrigues, Joelma Serafim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joelma Serafim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boucinha, Rafael Marimon
contributor_str_mv Boucinha, Rafael Marimon
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Prática pedagógica
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Professor
Prática pedagógica
Teacher
Technologies digitally
Teaching
Learning practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Technologies digitally
Teaching
Learning practice
description O foco desta pesquisa é investigar a inclusão e o uso das Tecnologias Digitais nos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais e estaduais do município de Cidreira/RS , com o objetivo de investigar quais as tecnologias digitais utilizadas no processo de ensino aprendizagem como uma ferramenta auxiliadora nesta construção do conhecimento nas práticas pedagógicas, identificando a importância atribuía pelos professores acerca das tecnologias como uma ferramenta auxiliadora no processo de ensino aprendizagem, analisando os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, averiguando a formação dos professores em relação as tecnologias para a sua utilização no fazer pedagógico, constatando se a escola incentiva e de eu forma, o uso das tecnologias digitais no processo pedagógico nas práticas em sala de aula, uma pesquisa bibliográfica detalhando aspectos relevantes a pesquisa, tais como: Práticas pedagógicas, tecnologias de informação e comunicação (TICs) na educação, a dificuldade docente frente ás tecnologias de informação e comunicação, sendo baseada em pressupostos teóricos de vários estudiosos da área, é uma pesquisa de natureza qualitativa de coleta de dados, realizada através de um questionário com professores das escolas municipais e estaduais do município. Ao término da pesquisa percebeu-se que as Tecnologias Digitais estão buscando e ganhando cada vez mais espaço no contexto escolar, e os professores engajados na tentativa de inseri-las em seu trabalho, garantindo aos seus alunos mais um ensino de qualidade e com recursos motivacionais, tornando assim a prática pedagógica um grande desafio a ele mesmo, pois as dúvidas são continuas exigindo uma necessidade maior de uma qualificação profissional e comprometimento com um aprendizado significativo e prazeroso juntamente com os recursos Tecnológicos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:07:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134388
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986806
url http://hdl.handle.net/10183/134388
identifier_str_mv 000986806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134388/1/000986806.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134388/2/000986806.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134388/3/000986806.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 49d50f60c2c96f222ea79b9c1d05a4b6
fed46ed35ef7e0969f385a5843e6567d
0b0ca6f6dc7e73b577acfc078b0ad29e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447165362765824