O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schoffen, Juliana Roquele
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Segat, Giovana Lazzaretti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247683
Resumo: O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame de proficiência brasileiro, aplicado desde 1998. Este artigo se propõe a ampliar o estudo realizado por Schoffen et al. (2018), que descreveu as tarefas já aplicadas na Parte Escrita do exame, categorizando-as por temática, esfera de atuação, propósito, relação e natureza da interlocução, gênero do discurso e suporte. Focalizamos a categoria gênero do discurso, tendo em vista a importância do gênero para o conceito de proficiência adotado pelo Celpe-Bras. O gênero carta/e-mail é o mais solicitado nas tarefas da Parte Escrita, tendo tido até hoje mais de três vezes o número de ocorrências do que o segundo gênero mais recorrente. A presente pesquisa buscou descrever as regularidades desse gênero em relação aos propósitos e relações de interlocução solicitados e propor subdivisões que contemplassem essas regularidades. Constatou-se que é possível refinar a proposta de Schoffen et al. (2018) pensando nas diversas práticas sociais em que o gênero carta/e-mail pode ser utilizado, e propõe-se que as cartas/e-mails solicitados na Parte Escrita do Celpe-Bras possam ser subdivididos em Carta/E-mail de Recomendação, Carta/E-mail de Solicitação, Carta/E-mail Pessoal e Carta/E-mail de Tomada de Posição. Além de ampliar a descrição do Celpe-Bras, este artigo também contribui para a preparação dos examinandos e para reflexões acerca do ensino de português como língua adicional, pois sistematiza informações relevantes sobre especificações do gênero e as ocorrências do gênero Carta/E-mail no exame.
id UFRGS-2_8aa3878c75a5ad8cf2690b701f42856b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247683
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schoffen, Juliana RoqueleSegat, Giovana Lazzaretti2022-08-21T04:39:41Z20201678-8931http://hdl.handle.net/10183/247683001147996O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame de proficiência brasileiro, aplicado desde 1998. Este artigo se propõe a ampliar o estudo realizado por Schoffen et al. (2018), que descreveu as tarefas já aplicadas na Parte Escrita do exame, categorizando-as por temática, esfera de atuação, propósito, relação e natureza da interlocução, gênero do discurso e suporte. Focalizamos a categoria gênero do discurso, tendo em vista a importância do gênero para o conceito de proficiência adotado pelo Celpe-Bras. O gênero carta/e-mail é o mais solicitado nas tarefas da Parte Escrita, tendo tido até hoje mais de três vezes o número de ocorrências do que o segundo gênero mais recorrente. A presente pesquisa buscou descrever as regularidades desse gênero em relação aos propósitos e relações de interlocução solicitados e propor subdivisões que contemplassem essas regularidades. Constatou-se que é possível refinar a proposta de Schoffen et al. (2018) pensando nas diversas práticas sociais em que o gênero carta/e-mail pode ser utilizado, e propõe-se que as cartas/e-mails solicitados na Parte Escrita do Celpe-Bras possam ser subdivididos em Carta/E-mail de Recomendação, Carta/E-mail de Solicitação, Carta/E-mail Pessoal e Carta/E-mail de Tomada de Posição. Além de ampliar a descrição do Celpe-Bras, este artigo também contribui para a preparação dos examinandos e para reflexões acerca do ensino de português como língua adicional, pois sistematiza informações relevantes sobre especificações do gênero e as ocorrências do gênero Carta/E-mail no exame.The Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners (Celpe-Bras) is the Brazilian proficiency exam, existing since 1998. This article aims to expand the study carried out by Schoffen et al (2018), which described the tasks already applied in the Written Part of the exam, categorizing them by theme, scope, purpose, relationship and nature of the interlocution, discourse genre and support. We focus on the discourse genre category, considering the importance of genre to the notion of proficiency adopted by Celpe-Bras. Letter/e-mail genre is the most recurrent in the tasks of the Written Part, having occurred more than three times than the second most recurrent genre. This research sought to describe the regularities of this genre in relation to the requested purposes and interlocution relations and to propose subdivisions that contemplate these regularities. We consider it is possible to refine the proposal by Schoffen et al. (2018) thinking about the different social practices in which the letter/e-mail genre can be used, and we propose that the letters/e-mails requested in the Written Part of Celpe-Bras can be subdivided into Letter/E-mail of Recommendation, Request Letter/E-mail, Personal Letter/E-mail and Position Letter/E-mail. In addition to expanding the description of Celpe-Bras, this article also contributes to the preparation of test takers and to reflections on the teaching of Portuguese as an Additional Language, as it systematizes relevant information about genre specifications and the occurrences of Letter/E-mail genre in the exam.application/pdfporRevista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. Novo Hamburgo, RS. Vol. 18, n. 35 (set. 2020), p. 398-427Exame Celpe-BrasLíngua portuguesaLíngua adicionalProficiênciaCartaE-mailProficiency assessmentDiscourse genrePortuguese as an additional languageO gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicionalThe letter/e-mail genre in Celpe-Bras exam : reflections for preparing test takers and for teaching Portuguese as an additional languageinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147996.pdf.txt001147996.pdf.txtExtracted Texttext/plain66589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247683/2/001147996.pdf.txtafcf3b010be38440e23c55e871b72fa0MD52ORIGINAL001147996.pdfTexto completoapplication/pdf1088661http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247683/1/001147996.pdfb1fb1c92ef816f0d05af6a43c030b421MD5110183/2476832022-08-22 04:35:17.486531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247683Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-22T07:35:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The letter/e-mail genre in Celpe-Bras exam : reflections for preparing test takers and for teaching Portuguese as an additional language
title O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional
spellingShingle O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional
Schoffen, Juliana Roquele
Exame Celpe-Bras
Língua portuguesa
Língua adicional
Proficiência
Carta
E-mail
Proficiency assessment
Discourse genre
Portuguese as an additional language
title_short O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional
title_full O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional
title_fullStr O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional
title_full_unstemmed O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional
title_sort O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras : reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional
author Schoffen, Juliana Roquele
author_facet Schoffen, Juliana Roquele
Segat, Giovana Lazzaretti
author_role author
author2 Segat, Giovana Lazzaretti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
Segat, Giovana Lazzaretti
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Celpe-Bras
Língua portuguesa
Língua adicional
Proficiência
Carta
E-mail
topic Exame Celpe-Bras
Língua portuguesa
Língua adicional
Proficiência
Carta
E-mail
Proficiency assessment
Discourse genre
Portuguese as an additional language
dc.subject.eng.fl_str_mv Proficiency assessment
Discourse genre
Portuguese as an additional language
description O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o exame de proficiência brasileiro, aplicado desde 1998. Este artigo se propõe a ampliar o estudo realizado por Schoffen et al. (2018), que descreveu as tarefas já aplicadas na Parte Escrita do exame, categorizando-as por temática, esfera de atuação, propósito, relação e natureza da interlocução, gênero do discurso e suporte. Focalizamos a categoria gênero do discurso, tendo em vista a importância do gênero para o conceito de proficiência adotado pelo Celpe-Bras. O gênero carta/e-mail é o mais solicitado nas tarefas da Parte Escrita, tendo tido até hoje mais de três vezes o número de ocorrências do que o segundo gênero mais recorrente. A presente pesquisa buscou descrever as regularidades desse gênero em relação aos propósitos e relações de interlocução solicitados e propor subdivisões que contemplassem essas regularidades. Constatou-se que é possível refinar a proposta de Schoffen et al. (2018) pensando nas diversas práticas sociais em que o gênero carta/e-mail pode ser utilizado, e propõe-se que as cartas/e-mails solicitados na Parte Escrita do Celpe-Bras possam ser subdivididos em Carta/E-mail de Recomendação, Carta/E-mail de Solicitação, Carta/E-mail Pessoal e Carta/E-mail de Tomada de Posição. Além de ampliar a descrição do Celpe-Bras, este artigo também contribui para a preparação dos examinandos e para reflexões acerca do ensino de português como língua adicional, pois sistematiza informações relevantes sobre especificações do gênero e as ocorrências do gênero Carta/E-mail no exame.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-21T04:39:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247683
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1678-8931
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147996
identifier_str_mv 1678-8931
001147996
url http://hdl.handle.net/10183/247683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. Novo Hamburgo, RS. Vol. 18, n. 35 (set. 2020), p. 398-427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247683/2/001147996.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247683/1/001147996.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv afcf3b010be38440e23c55e871b72fa0
b1fb1c92ef816f0d05af6a43c030b421
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447803175895040