"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102977 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre aprendizagens em projetos pedagógicos pautados pelo uso de estratégias envolvendo a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade é relacionada à Educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como vetor importante de aprendizagens e constituição do sujeito, independente de faixa etária. Para tal, revisitam-se experiências do estágio docente, realizado em turma de EJA em escola da rede municipal de Porto Alegre, em 2013. Tematiza-se, dentre as experiências realizadas, a construção de fotonovela intitulada “Maria Esperança”, em que a ludicidade foi um princípio orientador. Sobre a especificidade da EJA, conta-se com apontamentos de Freire (1996), Pinto (2010) e Réus (2013). Sobre o lúdico e experiências envolvendo a ludicidade na EJA, tomam-se considerações de Huizinga (2000) e Galdino et al (2012). O estudo configura-se como pesquisa participante (BRANDÃO, BORGES, 2007; DEMO, 2008). Os instrumentos de coleta de dados foram registros do diário de campo e realização de entrevistas semiestruturadas com o grupo participante da pesquisa. O estudo busca contribuir com a discussão sobre trabalho pedagógico na EJA, suas especificidades e potencialidades, ao trazer indícios da positividade de metodologias que se valem da ludicidade, pelas aprendizagens construídas e potenciais aberturas a instâncias de participação do grupo de trabalho, por uma construção mais coletivizada das práticas pedagógicas. |
id |
UFRGS-2_8af6eefaafdc483b6fc821fc3ca959cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102977 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ludwig, Carla AngelicaAlves, Evandro2014-09-12T02:10:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/102977000935791Este trabalho versa sobre aprendizagens em projetos pedagógicos pautados pelo uso de estratégias envolvendo a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade é relacionada à Educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como vetor importante de aprendizagens e constituição do sujeito, independente de faixa etária. Para tal, revisitam-se experiências do estágio docente, realizado em turma de EJA em escola da rede municipal de Porto Alegre, em 2013. Tematiza-se, dentre as experiências realizadas, a construção de fotonovela intitulada “Maria Esperança”, em que a ludicidade foi um princípio orientador. Sobre a especificidade da EJA, conta-se com apontamentos de Freire (1996), Pinto (2010) e Réus (2013). Sobre o lúdico e experiências envolvendo a ludicidade na EJA, tomam-se considerações de Huizinga (2000) e Galdino et al (2012). O estudo configura-se como pesquisa participante (BRANDÃO, BORGES, 2007; DEMO, 2008). Os instrumentos de coleta de dados foram registros do diário de campo e realização de entrevistas semiestruturadas com o grupo participante da pesquisa. O estudo busca contribuir com a discussão sobre trabalho pedagógico na EJA, suas especificidades e potencialidades, ao trazer indícios da positividade de metodologias que se valem da ludicidade, pelas aprendizagens construídas e potenciais aberturas a instâncias de participação do grupo de trabalho, por uma construção mais coletivizada das práticas pedagógicas.application/pdfporEducação de jovens e adultosJogos pedagógicosPrática pedagógica"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovelainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935791.pdf000935791.pdfTexto completoapplication/pdf1180209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/1/000935791.pdfbe0c3181f63ed60378ae0ea9db191dd9MD51TEXT000935791.pdf.txt000935791.pdf.txtExtracted Texttext/plain97474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/2/000935791.pdf.txt8e70bf8145ba99ee2feae3b9410a8f5dMD52THUMBNAIL000935791.pdf.jpg000935791.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/3/000935791.pdf.jpge1a7a87e536be25dbd1fa95f4f312b84MD5310183/1029772018-10-23 09:24:48.623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102977Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:24:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela |
title |
"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela |
spellingShingle |
"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela Ludwig, Carla Angelica Educação de jovens e adultos Jogos pedagógicos Prática pedagógica |
title_short |
"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela |
title_full |
"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela |
title_fullStr |
"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela |
title_full_unstemmed |
"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela |
title_sort |
"Maria esperança, suzanas e outras marias" : aprendizagem do lúdico na EJA na esperiência de construção de fotonovela |
author |
Ludwig, Carla Angelica |
author_facet |
Ludwig, Carla Angelica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ludwig, Carla Angelica |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Jogos pedagógicos Prática pedagógica |
topic |
Educação de jovens e adultos Jogos pedagógicos Prática pedagógica |
description |
Este trabalho versa sobre aprendizagens em projetos pedagógicos pautados pelo uso de estratégias envolvendo a ludicidade na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Via de regra, a ludicidade é relacionada à Educação de crianças. O estudo problematiza tal relação, ao pontuar o lúdico como vetor importante de aprendizagens e constituição do sujeito, independente de faixa etária. Para tal, revisitam-se experiências do estágio docente, realizado em turma de EJA em escola da rede municipal de Porto Alegre, em 2013. Tematiza-se, dentre as experiências realizadas, a construção de fotonovela intitulada “Maria Esperança”, em que a ludicidade foi um princípio orientador. Sobre a especificidade da EJA, conta-se com apontamentos de Freire (1996), Pinto (2010) e Réus (2013). Sobre o lúdico e experiências envolvendo a ludicidade na EJA, tomam-se considerações de Huizinga (2000) e Galdino et al (2012). O estudo configura-se como pesquisa participante (BRANDÃO, BORGES, 2007; DEMO, 2008). Os instrumentos de coleta de dados foram registros do diário de campo e realização de entrevistas semiestruturadas com o grupo participante da pesquisa. O estudo busca contribuir com a discussão sobre trabalho pedagógico na EJA, suas especificidades e potencialidades, ao trazer indícios da positividade de metodologias que se valem da ludicidade, pelas aprendizagens construídas e potenciais aberturas a instâncias de participação do grupo de trabalho, por uma construção mais coletivizada das práticas pedagógicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-12T02:10:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102977 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000935791 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102977 |
identifier_str_mv |
000935791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/1/000935791.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/2/000935791.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102977/3/000935791.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
be0c3181f63ed60378ae0ea9db191dd9 8e70bf8145ba99ee2feae3b9410a8f5d e1a7a87e536be25dbd1fa95f4f312b84 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471404609536 |