Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205739 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo uma atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), apoiada por um ambiente tecnológico desenvolvido para este fim, pode contribuir no desenvolvimento de projetos por meio de recursos de recomendação de conteúdo e ferramentas de colaboração entre pares. Para isto é utilizado uma abordagem ativa de aprendizagem, a ABPr, definida como um método de aprendizagem centrado no aluno e que enfatiza atividades para o desenvolvimento de projetos. Para a aplicação do método proposto foi estruturada uma atividade educacional, que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir das investigações dos alunos em relação a um tema proposto pelo professor. O desenvolvimento deste projeto se inicia e termina em sala de aula, entretanto as fases intermediárias podem ocorrer em outros locais. Para a execução da atividade foi desenvolvida uma ferramenta que incentiva a colaboração entre os alunos. Isto permite uma maior interação entre os participantes e também a possibilidade dos alunos colaborarem nos projetos uns dos outros. Durante o desenvolvimento de seus projetos, a ferramenta sugere materiais complementares relacionados ao assunto tratado, como forma auxiliar os alunos em seus processos investigativos. Para a avaliação do trabalho proposto foi estruturada uma pesquisa quali-quantitativa, na modalidade estudo de caso, com coleta de dados por meio da análise de projetos, registro de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos através dos experimentos realizados demonstraram que a atividade educacional proposta por este trabalho contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e para uma maior interação entre os alunos. |
id |
UFRGS-2_8b6e6f90a41167a428c997e137696912 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205739 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Acosta, Otavio CostaReategui, Daniel ReateguiBehar, Patrícia Alejandra2020-02-12T04:16:14Z20181414-5685http://hdl.handle.net/10183/205739001110917O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo uma atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), apoiada por um ambiente tecnológico desenvolvido para este fim, pode contribuir no desenvolvimento de projetos por meio de recursos de recomendação de conteúdo e ferramentas de colaboração entre pares. Para isto é utilizado uma abordagem ativa de aprendizagem, a ABPr, definida como um método de aprendizagem centrado no aluno e que enfatiza atividades para o desenvolvimento de projetos. Para a aplicação do método proposto foi estruturada uma atividade educacional, que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir das investigações dos alunos em relação a um tema proposto pelo professor. O desenvolvimento deste projeto se inicia e termina em sala de aula, entretanto as fases intermediárias podem ocorrer em outros locais. Para a execução da atividade foi desenvolvida uma ferramenta que incentiva a colaboração entre os alunos. Isto permite uma maior interação entre os participantes e também a possibilidade dos alunos colaborarem nos projetos uns dos outros. Durante o desenvolvimento de seus projetos, a ferramenta sugere materiais complementares relacionados ao assunto tratado, como forma auxiliar os alunos em seus processos investigativos. Para a avaliação do trabalho proposto foi estruturada uma pesquisa quali-quantitativa, na modalidade estudo de caso, com coleta de dados por meio da análise de projetos, registro de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos através dos experimentos realizados demonstraram que a atividade educacional proposta por este trabalho contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e para uma maior interação entre os alunos.The present work aims to investigate how a Project-based Learning (PBL) activity, supported by a technological environment developed for this purpose, can contribute to the development of projects by means of content recommendation resources and collaboration tools among peers. For this reason, an active learning approach is used, PBL, defined as a student-centered learning method that emphasizes activities for project development. For the application of the proposed method an educational activity was structured consisting in the development of a project based on students' investigations related to a topic proposed by the teacher. The development of this project starts and ends in the classroom, but the intermediate stages can occur in other places. For the execution of the activity, a tool was developed for fostering collaboration between students. For the execution of the activity, a tool was developed for fostering collaboration between students. This allows a higher interaction between participants and the possibility of students to collaborate on each other's projects. During the development of their projects, the tool suggests additional materials related to the subject at hand, as a way to assist students in their research processes. For the evaluation of the proposed work, a quali-quantitative case study was structured, with data collected through computer logs, the analysis of the students' projects, questionnaires and interviews. Results from the experiments performed showed that the educational activity proposed by this work has contributed significantly to the development of projects and for a higher interaction among students.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 2, n. 1 (2018), p. 91-111Aprendizagem colaborativaProject-based LearningCollaborationRecommendation SystemsRecomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetosContent recommendation in a collaborative project-based learning environment info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110917.pdf.txt001110917.pdf.txtExtracted Texttext/plain62698http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205739/2/001110917.pdf.txt888ef8eb977c50c5a6fdb04de1d4b590MD52ORIGINAL001110917.pdfTexto completoapplication/pdf1324534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205739/1/001110917.pdf255e4e092eaf6eccc1b9b6a91017834bMD5110183/2057392020-02-13 05:22:36.06251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205739Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-13T07:22:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Content recommendation in a collaborative project-based learning environment |
title |
Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos |
spellingShingle |
Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos Acosta, Otavio Costa Aprendizagem colaborativa Project-based Learning Collaboration Recommendation Systems |
title_short |
Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos |
title_full |
Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos |
title_fullStr |
Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos |
title_full_unstemmed |
Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos |
title_sort |
Recomendação de conteúdo em um ambiente colaborativo de aprendizagem baseada em projetos |
author |
Acosta, Otavio Costa |
author_facet |
Acosta, Otavio Costa Reategui, Daniel Reategui Behar, Patrícia Alejandra |
author_role |
author |
author2 |
Reategui, Daniel Reategui Behar, Patrícia Alejandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acosta, Otavio Costa Reategui, Daniel Reategui Behar, Patrícia Alejandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem colaborativa |
topic |
Aprendizagem colaborativa Project-based Learning Collaboration Recommendation Systems |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Project-based Learning Collaboration Recommendation Systems |
description |
O presente trabalho tem como objetivo investigar de que modo uma atividade de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPr), apoiada por um ambiente tecnológico desenvolvido para este fim, pode contribuir no desenvolvimento de projetos por meio de recursos de recomendação de conteúdo e ferramentas de colaboração entre pares. Para isto é utilizado uma abordagem ativa de aprendizagem, a ABPr, definida como um método de aprendizagem centrado no aluno e que enfatiza atividades para o desenvolvimento de projetos. Para a aplicação do método proposto foi estruturada uma atividade educacional, que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir das investigações dos alunos em relação a um tema proposto pelo professor. O desenvolvimento deste projeto se inicia e termina em sala de aula, entretanto as fases intermediárias podem ocorrer em outros locais. Para a execução da atividade foi desenvolvida uma ferramenta que incentiva a colaboração entre os alunos. Isto permite uma maior interação entre os participantes e também a possibilidade dos alunos colaborarem nos projetos uns dos outros. Durante o desenvolvimento de seus projetos, a ferramenta sugere materiais complementares relacionados ao assunto tratado, como forma auxiliar os alunos em seus processos investigativos. Para a avaliação do trabalho proposto foi estruturada uma pesquisa quali-quantitativa, na modalidade estudo de caso, com coleta de dados por meio da análise de projetos, registro de atividades, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos através dos experimentos realizados demonstraram que a atividade educacional proposta por este trabalho contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de projetos e para uma maior interação entre os alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-12T04:16:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205739 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1414-5685 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001110917 |
identifier_str_mv |
1414-5685 001110917 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 2, n. 1 (2018), p. 91-111 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205739/2/001110917.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205739/1/001110917.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
888ef8eb977c50c5a6fdb04de1d4b590 255e4e092eaf6eccc1b9b6a91017834b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447707770159104 |