Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276626 |
Resumo: | A pesquisa tem como foco os desafios que 5 egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) enfrentam para alfabetizar no início da carreira docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Delimita-se dois objetivos para este estudo: 1) Identificar quais são os principais desafios da prática docente na alfabetização que as egressas da Licenciatura em Pedagogia da UFRGS enfrentam no início da carreira; e 2) Analisar as estratégias pedagógicas realizadas frente aos desafios encontrados pelas egressas da licenciatura em Pedagogia da UFRGS. O referencial teórico-conceitual baseia-se nas reflexões sobre Professoras iniciantes e Alfabetização, a partir dos teóricos Michael Huberman, Maurice Tardif, Claude Lessard, Magda Soares, entre outros. O percurso metodológico tem a natureza qualitativa com a abordagem de estudo de caso, tendo como técnicas de produção de dados o questionário e o grupo focal. O material empírico foram as respostas de 05 professoras a 02 questionários, sendo 01 com perguntas abertas e 01 com perguntas pautadas na escala Likert, e a transcrição de 01 encontro de grupo focal com 03 das 05 professoras. Para análise dos dados, não foi utilizada metodologia. Para essa finalidade, as recorrências foram identificadas por meio da leitura das transcrições, com atenção para a comparação entre repetições e ideias convergentes entre as participantes. Os resultados do trabalho identificaram, na etapa exploratória com uso de um questionário, a gestão da sala de aula como o maior desafio para alfabetizar no início da carreira docente, atribuindo como fator-chave a indisciplina. A segunda etapa, com uso de grupo focal e o segundo questionário, apontou as múltiplas dimensões da gestão da sala de aula, evidenciando que a falta de apoios externos à sala de aula é o que mais desafia as professoras iniciantes na prática em alfabetização. As conclusões deste trabalho apontam para a necessidade de apoio adequado para que as professoras iniciantes possam aprender as habilidades tão complexas a serem coordenadas na prática docente, ainda mais quando envolve o desafio da alfabetização. |
id |
UFRGS-2_8bf112ed501ef21445cbd9ef72d82ed5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276626 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Kamila Petrikicz dosCamini, Patrícia2024-07-19T06:23:44Z2023http://hdl.handle.net/10183/276626001206606A pesquisa tem como foco os desafios que 5 egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) enfrentam para alfabetizar no início da carreira docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Delimita-se dois objetivos para este estudo: 1) Identificar quais são os principais desafios da prática docente na alfabetização que as egressas da Licenciatura em Pedagogia da UFRGS enfrentam no início da carreira; e 2) Analisar as estratégias pedagógicas realizadas frente aos desafios encontrados pelas egressas da licenciatura em Pedagogia da UFRGS. O referencial teórico-conceitual baseia-se nas reflexões sobre Professoras iniciantes e Alfabetização, a partir dos teóricos Michael Huberman, Maurice Tardif, Claude Lessard, Magda Soares, entre outros. O percurso metodológico tem a natureza qualitativa com a abordagem de estudo de caso, tendo como técnicas de produção de dados o questionário e o grupo focal. O material empírico foram as respostas de 05 professoras a 02 questionários, sendo 01 com perguntas abertas e 01 com perguntas pautadas na escala Likert, e a transcrição de 01 encontro de grupo focal com 03 das 05 professoras. Para análise dos dados, não foi utilizada metodologia. Para essa finalidade, as recorrências foram identificadas por meio da leitura das transcrições, com atenção para a comparação entre repetições e ideias convergentes entre as participantes. Os resultados do trabalho identificaram, na etapa exploratória com uso de um questionário, a gestão da sala de aula como o maior desafio para alfabetizar no início da carreira docente, atribuindo como fator-chave a indisciplina. A segunda etapa, com uso de grupo focal e o segundo questionário, apontou as múltiplas dimensões da gestão da sala de aula, evidenciando que a falta de apoios externos à sala de aula é o que mais desafia as professoras iniciantes na prática em alfabetização. As conclusões deste trabalho apontam para a necessidade de apoio adequado para que as professoras iniciantes possam aprender as habilidades tão complexas a serem coordenadas na prática docente, ainda mais quando envolve o desafio da alfabetização.application/pdfporAlfabetizaçãoEnsino fundamentalFormação docenteAnos iniciaisProfessoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206606.pdf.txt001206606.pdf.txtExtracted Texttext/plain169832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276626/2/001206606.pdf.txt30dac1cdc3e0be452266c21f480c0942MD52ORIGINAL001206606.pdfTexto completoapplication/pdf937009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276626/1/001206606.pdfb8b04e12f33b1add5fe03629df0df3beMD5110183/2766262024-09-29 06:43:17.013079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-29T09:43:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula |
title |
Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula |
spellingShingle |
Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula Santos, Kamila Petrikicz dos Alfabetização Ensino fundamental Formação docente Anos iniciais |
title_short |
Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula |
title_full |
Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula |
title_fullStr |
Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula |
title_full_unstemmed |
Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula |
title_sort |
Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula |
author |
Santos, Kamila Petrikicz dos |
author_facet |
Santos, Kamila Petrikicz dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Kamila Petrikicz dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camini, Patrícia |
contributor_str_mv |
Camini, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Ensino fundamental Formação docente Anos iniciais |
topic |
Alfabetização Ensino fundamental Formação docente Anos iniciais |
description |
A pesquisa tem como foco os desafios que 5 egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) enfrentam para alfabetizar no início da carreira docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Delimita-se dois objetivos para este estudo: 1) Identificar quais são os principais desafios da prática docente na alfabetização que as egressas da Licenciatura em Pedagogia da UFRGS enfrentam no início da carreira; e 2) Analisar as estratégias pedagógicas realizadas frente aos desafios encontrados pelas egressas da licenciatura em Pedagogia da UFRGS. O referencial teórico-conceitual baseia-se nas reflexões sobre Professoras iniciantes e Alfabetização, a partir dos teóricos Michael Huberman, Maurice Tardif, Claude Lessard, Magda Soares, entre outros. O percurso metodológico tem a natureza qualitativa com a abordagem de estudo de caso, tendo como técnicas de produção de dados o questionário e o grupo focal. O material empírico foram as respostas de 05 professoras a 02 questionários, sendo 01 com perguntas abertas e 01 com perguntas pautadas na escala Likert, e a transcrição de 01 encontro de grupo focal com 03 das 05 professoras. Para análise dos dados, não foi utilizada metodologia. Para essa finalidade, as recorrências foram identificadas por meio da leitura das transcrições, com atenção para a comparação entre repetições e ideias convergentes entre as participantes. Os resultados do trabalho identificaram, na etapa exploratória com uso de um questionário, a gestão da sala de aula como o maior desafio para alfabetizar no início da carreira docente, atribuindo como fator-chave a indisciplina. A segunda etapa, com uso de grupo focal e o segundo questionário, apontou as múltiplas dimensões da gestão da sala de aula, evidenciando que a falta de apoios externos à sala de aula é o que mais desafia as professoras iniciantes na prática em alfabetização. As conclusões deste trabalho apontam para a necessidade de apoio adequado para que as professoras iniciantes possam aprender as habilidades tão complexas a serem coordenadas na prática docente, ainda mais quando envolve o desafio da alfabetização. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-07-19T06:23:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/276626 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001206606 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/276626 |
identifier_str_mv |
001206606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276626/2/001206606.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276626/1/001206606.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30dac1cdc3e0be452266c21f480c0942 b8b04e12f33b1add5fe03629df0df3be |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447369133588480 |