Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Kamila Petrikicz dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/276626
Resumo: A pesquisa tem como foco os desafios que 5 egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) enfrentam para alfabetizar no início da carreira docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Delimita-se dois objetivos para este estudo: 1) Identificar quais são os principais desafios da prática docente na alfabetização que as egressas da Licenciatura em Pedagogia da UFRGS enfrentam no início da carreira; e 2) Analisar as estratégias pedagógicas realizadas frente aos desafios encontrados pelas egressas da licenciatura em Pedagogia da UFRGS. O referencial teórico-conceitual baseia-se nas reflexões sobre Professoras iniciantes e Alfabetização, a partir dos teóricos Michael Huberman, Maurice Tardif, Claude Lessard, Magda Soares, entre outros. O percurso metodológico tem a natureza qualitativa com a abordagem de estudo de caso, tendo como técnicas de produção de dados o questionário e o grupo focal. O material empírico foram as respostas de 05 professoras a 02 questionários, sendo 01 com perguntas abertas e 01 com perguntas pautadas na escala Likert, e a transcrição de 01 encontro de grupo focal com 03 das 05 professoras. Para análise dos dados, não foi utilizada metodologia. Para essa finalidade, as recorrências foram identificadas por meio da leitura das transcrições, com atenção para a comparação entre repetições e ideias convergentes entre as participantes. Os resultados do trabalho identificaram, na etapa exploratória com uso de um questionário, a gestão da sala de aula como o maior desafio para alfabetizar no início da carreira docente, atribuindo como fator-chave a indisciplina. A segunda etapa, com uso de grupo focal e o segundo questionário, apontou as múltiplas dimensões da gestão da sala de aula, evidenciando que a falta de apoios externos à sala de aula é o que mais desafia as professoras iniciantes na prática em alfabetização. As conclusões deste trabalho apontam para a necessidade de apoio adequado para que as professoras iniciantes possam aprender as habilidades tão complexas a serem coordenadas na prática docente, ainda mais quando envolve o desafio da alfabetização.
id UFRGS-2_8bf112ed501ef21445cbd9ef72d82ed5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276626
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Kamila Petrikicz dosCamini, Patrícia2024-07-19T06:23:44Z2023http://hdl.handle.net/10183/276626001206606A pesquisa tem como foco os desafios que 5 egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) enfrentam para alfabetizar no início da carreira docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Delimita-se dois objetivos para este estudo: 1) Identificar quais são os principais desafios da prática docente na alfabetização que as egressas da Licenciatura em Pedagogia da UFRGS enfrentam no início da carreira; e 2) Analisar as estratégias pedagógicas realizadas frente aos desafios encontrados pelas egressas da licenciatura em Pedagogia da UFRGS. O referencial teórico-conceitual baseia-se nas reflexões sobre Professoras iniciantes e Alfabetização, a partir dos teóricos Michael Huberman, Maurice Tardif, Claude Lessard, Magda Soares, entre outros. O percurso metodológico tem a natureza qualitativa com a abordagem de estudo de caso, tendo como técnicas de produção de dados o questionário e o grupo focal. O material empírico foram as respostas de 05 professoras a 02 questionários, sendo 01 com perguntas abertas e 01 com perguntas pautadas na escala Likert, e a transcrição de 01 encontro de grupo focal com 03 das 05 professoras. Para análise dos dados, não foi utilizada metodologia. Para essa finalidade, as recorrências foram identificadas por meio da leitura das transcrições, com atenção para a comparação entre repetições e ideias convergentes entre as participantes. Os resultados do trabalho identificaram, na etapa exploratória com uso de um questionário, a gestão da sala de aula como o maior desafio para alfabetizar no início da carreira docente, atribuindo como fator-chave a indisciplina. A segunda etapa, com uso de grupo focal e o segundo questionário, apontou as múltiplas dimensões da gestão da sala de aula, evidenciando que a falta de apoios externos à sala de aula é o que mais desafia as professoras iniciantes na prática em alfabetização. As conclusões deste trabalho apontam para a necessidade de apoio adequado para que as professoras iniciantes possam aprender as habilidades tão complexas a serem coordenadas na prática docente, ainda mais quando envolve o desafio da alfabetização.application/pdfporAlfabetizaçãoEnsino fundamentalFormação docenteAnos iniciaisProfessoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001206606.pdf.txt001206606.pdf.txtExtracted Texttext/plain169832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276626/2/001206606.pdf.txt30dac1cdc3e0be452266c21f480c0942MD52ORIGINAL001206606.pdfTexto completoapplication/pdf937009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276626/1/001206606.pdfb8b04e12f33b1add5fe03629df0df3beMD5110183/2766262024-09-29 06:43:17.013079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276626Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-09-29T09:43:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula
title Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula
spellingShingle Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula
Santos, Kamila Petrikicz dos
Alfabetização
Ensino fundamental
Formação docente
Anos iniciais
title_short Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula
title_full Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula
title_fullStr Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula
title_full_unstemmed Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula
title_sort Professoras iniciantes na docência em alfabetização: desafios da gestão da sala de aula
author Santos, Kamila Petrikicz dos
author_facet Santos, Kamila Petrikicz dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Kamila Petrikicz dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camini, Patrícia
contributor_str_mv Camini, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ensino fundamental
Formação docente
Anos iniciais
topic Alfabetização
Ensino fundamental
Formação docente
Anos iniciais
description A pesquisa tem como foco os desafios que 5 egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) enfrentam para alfabetizar no início da carreira docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Delimita-se dois objetivos para este estudo: 1) Identificar quais são os principais desafios da prática docente na alfabetização que as egressas da Licenciatura em Pedagogia da UFRGS enfrentam no início da carreira; e 2) Analisar as estratégias pedagógicas realizadas frente aos desafios encontrados pelas egressas da licenciatura em Pedagogia da UFRGS. O referencial teórico-conceitual baseia-se nas reflexões sobre Professoras iniciantes e Alfabetização, a partir dos teóricos Michael Huberman, Maurice Tardif, Claude Lessard, Magda Soares, entre outros. O percurso metodológico tem a natureza qualitativa com a abordagem de estudo de caso, tendo como técnicas de produção de dados o questionário e o grupo focal. O material empírico foram as respostas de 05 professoras a 02 questionários, sendo 01 com perguntas abertas e 01 com perguntas pautadas na escala Likert, e a transcrição de 01 encontro de grupo focal com 03 das 05 professoras. Para análise dos dados, não foi utilizada metodologia. Para essa finalidade, as recorrências foram identificadas por meio da leitura das transcrições, com atenção para a comparação entre repetições e ideias convergentes entre as participantes. Os resultados do trabalho identificaram, na etapa exploratória com uso de um questionário, a gestão da sala de aula como o maior desafio para alfabetizar no início da carreira docente, atribuindo como fator-chave a indisciplina. A segunda etapa, com uso de grupo focal e o segundo questionário, apontou as múltiplas dimensões da gestão da sala de aula, evidenciando que a falta de apoios externos à sala de aula é o que mais desafia as professoras iniciantes na prática em alfabetização. As conclusões deste trabalho apontam para a necessidade de apoio adequado para que as professoras iniciantes possam aprender as habilidades tão complexas a serem coordenadas na prática docente, ainda mais quando envolve o desafio da alfabetização.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-07-19T06:23:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/276626
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001206606
url http://hdl.handle.net/10183/276626
identifier_str_mv 001206606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276626/2/001206606.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276626/1/001206606.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30dac1cdc3e0be452266c21f480c0942
b8b04e12f33b1add5fe03629df0df3be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447369133588480