Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zank, Cláudia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Basso, Lourenço de Oliveira, Passerino, Liliana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29304
Resumo: A interação tem papel fundamental nos processos de aprendizagem mediados por tecnologias. O objetivo deste artigo é mostrar que interações discursivas podem ser relacionadas com situações de conflito e colaborar para a construção do conhecimento em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Ao apontar a perspectiva do outro e possibilitar a reflexão, o conflito torna-se parte importante do processo de aprendizagem. Neste estudo, após identificar interações ocorridas em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, realizou-se a análise de conteúdo com base nas categorias: discursos de discordância, esclarecimento e interação didática. Sugere-se, por fim, exemplos de pesquisas que podem contribuir para compreender como se operam os processos de ensino aprendizagem mediados pelo computador e pela Internet.
id UFRGS-2_8f0bba78669434a0f14e73764ca32a2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29304
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zank, CláudiaBasso, Lourenço de OliveiraPasserino, Liliana Maria2011-06-02T06:00:31Z20081679-1916http://hdl.handle.net/10183/29304000763395A interação tem papel fundamental nos processos de aprendizagem mediados por tecnologias. O objetivo deste artigo é mostrar que interações discursivas podem ser relacionadas com situações de conflito e colaborar para a construção do conhecimento em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Ao apontar a perspectiva do outro e possibilitar a reflexão, o conflito torna-se parte importante do processo de aprendizagem. Neste estudo, após identificar interações ocorridas em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, realizou-se a análise de conteúdo com base nas categorias: discursos de discordância, esclarecimento e interação didática. Sugere-se, por fim, exemplos de pesquisas que podem contribuir para compreender como se operam os processos de ensino aprendizagem mediados pelo computador e pela Internet.The interaction has main role in learning processes mediated by technology. This paper intends to show that discursive interactions may be related to conflict situations and even so cooperate for knowledge construction in Learning Virtual Communities. By pointing out the other person perspective and permitting the debate, the conflict becomes an important part of the learning process. This way we identify interactions occurring on synchronous and asynchronous tools and then we analyze its content basing in the follow categories: disagreement discourses, clarification and didactic interaction. Finally, we suggest examples of researches that can help to understand how to operate the processes of teaching and learning mediated by computer and the Internet.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 11 f.InteraçãoComunidade virtualConstrução do conhecimentoConflitoInteractionConflictKnowledge constructionLearning virtual communitiesInterações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagemDiscourses Interactions: conflicts required for knowledge construction in learning virtual communities info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763395.pdf.txt000763395.pdf.txtExtracted Texttext/plain32851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/2/000763395.pdf.txtd0e2c80a347fc68f7025d3d861cb4e6eMD52ORIGINAL000763395.pdf000763395.pdfTexto completoapplication/pdf117436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/1/000763395.pdf7d59884f6d00f054cf76c2348c74fc7fMD51THUMBNAIL000763395.pdf.jpg000763395.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/3/000763395.pdf.jpg3871ecc149e71edd6629042732aa9df1MD5310183/293042019-11-09 04:50:18.230596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Discourses Interactions: conflicts required for knowledge construction in learning virtual communities
title Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
spellingShingle Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
Zank, Cláudia
Interação
Comunidade virtual
Construção do conhecimento
Conflito
Interaction
Conflict
Knowledge construction
Learning virtual communities
title_short Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
title_full Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
title_fullStr Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
title_sort Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
author Zank, Cláudia
author_facet Zank, Cláudia
Basso, Lourenço de Oliveira
Passerino, Liliana Maria
author_role author
author2 Basso, Lourenço de Oliveira
Passerino, Liliana Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zank, Cláudia
Basso, Lourenço de Oliveira
Passerino, Liliana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Comunidade virtual
Construção do conhecimento
Conflito
topic Interação
Comunidade virtual
Construção do conhecimento
Conflito
Interaction
Conflict
Knowledge construction
Learning virtual communities
dc.subject.eng.fl_str_mv Interaction
Conflict
Knowledge construction
Learning virtual communities
description A interação tem papel fundamental nos processos de aprendizagem mediados por tecnologias. O objetivo deste artigo é mostrar que interações discursivas podem ser relacionadas com situações de conflito e colaborar para a construção do conhecimento em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Ao apontar a perspectiva do outro e possibilitar a reflexão, o conflito torna-se parte importante do processo de aprendizagem. Neste estudo, após identificar interações ocorridas em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, realizou-se a análise de conteúdo com base nas categorias: discursos de discordância, esclarecimento e interação didática. Sugere-se, por fim, exemplos de pesquisas que podem contribuir para compreender como se operam os processos de ensino aprendizagem mediados pelo computador e pela Internet.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29304
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000763395
identifier_str_mv 1679-1916
000763395
url http://hdl.handle.net/10183/29304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 11 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/2/000763395.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/1/000763395.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/3/000763395.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d0e2c80a347fc68f7025d3d861cb4e6e
7d59884f6d00f054cf76c2348c74fc7f
3871ecc149e71edd6629042732aa9df1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224727033806848