Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29304 |
Resumo: | A interação tem papel fundamental nos processos de aprendizagem mediados por tecnologias. O objetivo deste artigo é mostrar que interações discursivas podem ser relacionadas com situações de conflito e colaborar para a construção do conhecimento em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Ao apontar a perspectiva do outro e possibilitar a reflexão, o conflito torna-se parte importante do processo de aprendizagem. Neste estudo, após identificar interações ocorridas em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, realizou-se a análise de conteúdo com base nas categorias: discursos de discordância, esclarecimento e interação didática. Sugere-se, por fim, exemplos de pesquisas que podem contribuir para compreender como se operam os processos de ensino aprendizagem mediados pelo computador e pela Internet. |
id |
UFRGS-2_8f0bba78669434a0f14e73764ca32a2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29304 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zank, CláudiaBasso, Lourenço de OliveiraPasserino, Liliana Maria2011-06-02T06:00:31Z20081679-1916http://hdl.handle.net/10183/29304000763395A interação tem papel fundamental nos processos de aprendizagem mediados por tecnologias. O objetivo deste artigo é mostrar que interações discursivas podem ser relacionadas com situações de conflito e colaborar para a construção do conhecimento em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Ao apontar a perspectiva do outro e possibilitar a reflexão, o conflito torna-se parte importante do processo de aprendizagem. Neste estudo, após identificar interações ocorridas em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, realizou-se a análise de conteúdo com base nas categorias: discursos de discordância, esclarecimento e interação didática. Sugere-se, por fim, exemplos de pesquisas que podem contribuir para compreender como se operam os processos de ensino aprendizagem mediados pelo computador e pela Internet.The interaction has main role in learning processes mediated by technology. This paper intends to show that discursive interactions may be related to conflict situations and even so cooperate for knowledge construction in Learning Virtual Communities. By pointing out the other person perspective and permitting the debate, the conflict becomes an important part of the learning process. This way we identify interactions occurring on synchronous and asynchronous tools and then we analyze its content basing in the follow categories: disagreement discourses, clarification and didactic interaction. Finally, we suggest examples of researches that can help to understand how to operate the processes of teaching and learning mediated by computer and the Internet.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 11 f.InteraçãoComunidade virtualConstrução do conhecimentoConflitoInteractionConflictKnowledge constructionLearning virtual communitiesInterações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagemDiscourses Interactions: conflicts required for knowledge construction in learning virtual communities info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000763395.pdf.txt000763395.pdf.txtExtracted Texttext/plain32851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/2/000763395.pdf.txtd0e2c80a347fc68f7025d3d861cb4e6eMD52ORIGINAL000763395.pdf000763395.pdfTexto completoapplication/pdf117436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/1/000763395.pdf7d59884f6d00f054cf76c2348c74fc7fMD51THUMBNAIL000763395.pdf.jpg000763395.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1850http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/3/000763395.pdf.jpg3871ecc149e71edd6629042732aa9df1MD5310183/293042019-11-09 04:50:18.230596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29304Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-09T06:50:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Discourses Interactions: conflicts required for knowledge construction in learning virtual communities |
title |
Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem Zank, Cláudia Interação Comunidade virtual Construção do conhecimento Conflito Interaction Conflict Knowledge construction Learning virtual communities |
title_short |
Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem |
title_full |
Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem |
title_sort |
Interações discursivas: conflitos necessários à construção do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem |
author |
Zank, Cláudia |
author_facet |
Zank, Cláudia Basso, Lourenço de Oliveira Passerino, Liliana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Basso, Lourenço de Oliveira Passerino, Liliana Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zank, Cláudia Basso, Lourenço de Oliveira Passerino, Liliana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação Comunidade virtual Construção do conhecimento Conflito |
topic |
Interação Comunidade virtual Construção do conhecimento Conflito Interaction Conflict Knowledge construction Learning virtual communities |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interaction Conflict Knowledge construction Learning virtual communities |
description |
A interação tem papel fundamental nos processos de aprendizagem mediados por tecnologias. O objetivo deste artigo é mostrar que interações discursivas podem ser relacionadas com situações de conflito e colaborar para a construção do conhecimento em Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Ao apontar a perspectiva do outro e possibilitar a reflexão, o conflito torna-se parte importante do processo de aprendizagem. Neste estudo, após identificar interações ocorridas em ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, realizou-se a análise de conteúdo com base nas categorias: discursos de discordância, esclarecimento e interação didática. Sugere-se, por fim, exemplos de pesquisas que podem contribuir para compreender como se operam os processos de ensino aprendizagem mediados pelo computador e pela Internet. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-02T06:00:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29304 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000763395 |
identifier_str_mv |
1679-1916 000763395 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 6, n.2 (2008), 11 f. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/2/000763395.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/1/000763395.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29304/3/000763395.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0e2c80a347fc68f7025d3d861cb4e6e 7d59884f6d00f054cf76c2348c74fc7f 3871ecc149e71edd6629042732aa9df1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224727033806848 |