Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirsch, William
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198188
Resumo: Esta pesquisa investigou as histórias de desenvolvimento profissional de cinco professores bolsistas que participam de uma comunidade de professores de inglês como língua adicional em uma grande universidade no sul do Brasil. Essa comunidade surgiu do Programa Idiomas sem Fronteiras e tem como objetivo final ensinar inglês à comunidade da universidade – professores, funcionários e, principalmente, estudantes. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com participantes focais, que foram convidados a contar sua história de aprendizagem na comunidade. A partir dos dados, é possível interpretar que os participantes se desenvolveram profissionalmente em sua trajetória na comunidade por meio do engajamento em diversas práticas integrantes da comunidade.
id UFRGS-2_8fc15fb913f6c77523a377476ffa4faa
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198188
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kirsch, WilliamSarmento, Simone2019-08-22T02:31:41Z20182178-3640http://hdl.handle.net/10183/198188001098159Esta pesquisa investigou as histórias de desenvolvimento profissional de cinco professores bolsistas que participam de uma comunidade de professores de inglês como língua adicional em uma grande universidade no sul do Brasil. Essa comunidade surgiu do Programa Idiomas sem Fronteiras e tem como objetivo final ensinar inglês à comunidade da universidade – professores, funcionários e, principalmente, estudantes. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com participantes focais, que foram convidados a contar sua história de aprendizagem na comunidade. A partir dos dados, é possível interpretar que os participantes se desenvolveram profissionalmente em sua trajetória na comunidade por meio do engajamento em diversas práticas integrantes da comunidade.This research has investigated the stories of professional development of five student teachers who participate in a community of teachers of English as an Additional Language in a large research university in the south of Brazil. This community has emerged from the Languages without Borders Program (LwB) and has as its end goal teaching English to the university’s community – faculty, staff and, especially, students. The data was obtained through semistructured interviews with focal participants, who were asked to tell us their story of learning in the community. From the data, it is possible to interpret that participants have developed professionally in their trajectory in the Program through the engagement in a number of practices integral to the community.application/pdfengBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (Jan./June 2018), p. [115]-132Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)Língua inglesaDesenvolvimento profissionalAquisição da linguagem (segunda língua)Ensino de língua estrangeira (inglês)Teacher professional developmentNarrativesLanguages without bordersEnglish as an additional languageEnglish as a foreign languageStories of professional development in Brazilian Languages Without Borders ProgramHistórias de desenvolvimento profissional no Programa Idiomas sem Fronteiras info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098159.pdf.txt001098159.pdf.txtExtracted Texttext/plain58008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198188/2/001098159.pdf.txtf538df5fc2e5526518f19a2db32dbfdeMD52ORIGINAL001098159.pdfTexto completo (inglês)application/pdf529152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198188/1/001098159.pdf53a4db80787aeeeb06b160ff192d1ec9MD5110183/1981882023-09-21 03:38:05.306172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198188Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:38:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Histórias de desenvolvimento profissional no Programa Idiomas sem Fronteiras
title Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program
spellingShingle Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program
Kirsch, William
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Língua inglesa
Desenvolvimento profissional
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Teacher professional development
Narratives
Languages without borders
English as an additional language
English as a foreign language
title_short Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program
title_full Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program
title_fullStr Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program
title_full_unstemmed Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program
title_sort Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program
author Kirsch, William
author_facet Kirsch, William
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Sarmento, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirsch, William
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Língua inglesa
Desenvolvimento profissional
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Ensino de língua estrangeira (inglês)
topic Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Língua inglesa
Desenvolvimento profissional
Aquisição da linguagem (segunda língua)
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Teacher professional development
Narratives
Languages without borders
English as an additional language
English as a foreign language
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher professional development
Narratives
Languages without borders
English as an additional language
English as a foreign language
description Esta pesquisa investigou as histórias de desenvolvimento profissional de cinco professores bolsistas que participam de uma comunidade de professores de inglês como língua adicional em uma grande universidade no sul do Brasil. Essa comunidade surgiu do Programa Idiomas sem Fronteiras e tem como objetivo final ensinar inglês à comunidade da universidade – professores, funcionários e, principalmente, estudantes. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com participantes focais, que foram convidados a contar sua história de aprendizagem na comunidade. A partir dos dados, é possível interpretar que os participantes se desenvolveram profissionalmente em sua trajetória na comunidade por meio do engajamento em diversas práticas integrantes da comunidade.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T02:31:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198188
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098159
identifier_str_mv 2178-3640
001098159
url http://hdl.handle.net/10183/198188
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (Jan./June 2018), p. [115]-132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198188/2/001098159.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198188/1/001098159.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f538df5fc2e5526518f19a2db32dbfde
53a4db80787aeeeb06b160ff192d1ec9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224972611354624