Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198188 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou as histórias de desenvolvimento profissional de cinco professores bolsistas que participam de uma comunidade de professores de inglês como língua adicional em uma grande universidade no sul do Brasil. Essa comunidade surgiu do Programa Idiomas sem Fronteiras e tem como objetivo final ensinar inglês à comunidade da universidade – professores, funcionários e, principalmente, estudantes. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com participantes focais, que foram convidados a contar sua história de aprendizagem na comunidade. A partir dos dados, é possível interpretar que os participantes se desenvolveram profissionalmente em sua trajetória na comunidade por meio do engajamento em diversas práticas integrantes da comunidade. |
id |
UFRGS-2_8fc15fb913f6c77523a377476ffa4faa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198188 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kirsch, WilliamSarmento, Simone2019-08-22T02:31:41Z20182178-3640http://hdl.handle.net/10183/198188001098159Esta pesquisa investigou as histórias de desenvolvimento profissional de cinco professores bolsistas que participam de uma comunidade de professores de inglês como língua adicional em uma grande universidade no sul do Brasil. Essa comunidade surgiu do Programa Idiomas sem Fronteiras e tem como objetivo final ensinar inglês à comunidade da universidade – professores, funcionários e, principalmente, estudantes. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com participantes focais, que foram convidados a contar sua história de aprendizagem na comunidade. A partir dos dados, é possível interpretar que os participantes se desenvolveram profissionalmente em sua trajetória na comunidade por meio do engajamento em diversas práticas integrantes da comunidade.This research has investigated the stories of professional development of five student teachers who participate in a community of teachers of English as an Additional Language in a large research university in the south of Brazil. This community has emerged from the Languages without Borders Program (LwB) and has as its end goal teaching English to the university’s community – faculty, staff and, especially, students. The data was obtained through semistructured interviews with focal participants, who were asked to tell us their story of learning in the community. From the data, it is possible to interpret that participants have developed professionally in their trajectory in the Program through the engagement in a number of practices integral to the community.application/pdfengBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (Jan./June 2018), p. [115]-132Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)Língua inglesaDesenvolvimento profissionalAquisição da linguagem (segunda língua)Ensino de língua estrangeira (inglês)Teacher professional developmentNarrativesLanguages without bordersEnglish as an additional languageEnglish as a foreign languageStories of professional development in Brazilian Languages Without Borders ProgramHistórias de desenvolvimento profissional no Programa Idiomas sem Fronteiras info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098159.pdf.txt001098159.pdf.txtExtracted Texttext/plain58008http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198188/2/001098159.pdf.txtf538df5fc2e5526518f19a2db32dbfdeMD52ORIGINAL001098159.pdfTexto completo (inglês)application/pdf529152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198188/1/001098159.pdf53a4db80787aeeeb06b160ff192d1ec9MD5110183/1981882023-09-21 03:38:05.306172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198188Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:38:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Histórias de desenvolvimento profissional no Programa Idiomas sem Fronteiras |
title |
Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program |
spellingShingle |
Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program Kirsch, William Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Língua inglesa Desenvolvimento profissional Aquisição da linguagem (segunda língua) Ensino de língua estrangeira (inglês) Teacher professional development Narratives Languages without borders English as an additional language English as a foreign language |
title_short |
Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program |
title_full |
Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program |
title_fullStr |
Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program |
title_full_unstemmed |
Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program |
title_sort |
Stories of professional development in Brazilian Languages Without Borders Program |
author |
Kirsch, William |
author_facet |
Kirsch, William Sarmento, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirsch, William Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Língua inglesa Desenvolvimento profissional Aquisição da linguagem (segunda língua) Ensino de língua estrangeira (inglês) |
topic |
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Língua inglesa Desenvolvimento profissional Aquisição da linguagem (segunda língua) Ensino de língua estrangeira (inglês) Teacher professional development Narratives Languages without borders English as an additional language English as a foreign language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher professional development Narratives Languages without borders English as an additional language English as a foreign language |
description |
Esta pesquisa investigou as histórias de desenvolvimento profissional de cinco professores bolsistas que participam de uma comunidade de professores de inglês como língua adicional em uma grande universidade no sul do Brasil. Essa comunidade surgiu do Programa Idiomas sem Fronteiras e tem como objetivo final ensinar inglês à comunidade da universidade – professores, funcionários e, principalmente, estudantes. Os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com participantes focais, que foram convidados a contar sua história de aprendizagem na comunidade. A partir dos dados, é possível interpretar que os participantes se desenvolveram profissionalmente em sua trajetória na comunidade por meio do engajamento em diversas práticas integrantes da comunidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-22T02:31:41Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198188 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-3640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001098159 |
identifier_str_mv |
2178-3640 001098159 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 1 (Jan./June 2018), p. [115]-132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198188/2/001098159.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198188/1/001098159.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f538df5fc2e5526518f19a2db32dbfde 53a4db80787aeeeb06b160ff192d1ec9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224972611354624 |