Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31572 |
Resumo: | Esta prática pedagógica teve por objetivo buscar novas abordagens para o ensino de razão e proporcionalidade propondo uma mudança nas práticas usuais, a fim de contribuir para melhorar o cenário encontrado em muitas escolas. Logo, refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos, mais especificamente o vídeo, usado como objeto para sensibilizar, motivar e desafiar os alunos na busca da construção e reconstrução do conhecimento significativo com o uso articulado de tecnologias foi determinante no processo. Procurou-se fazer uma reflexão sobre a Matemática na sala de aula e sua utilização no dia a dia de qualquer trabalhador, com ou sem educação formal. Nesse contexto sugere-se que a Matemática se aproxime da realidade do aluno para que ele possa interagir e construir seus próprios conceitos matemáticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que o uso do vídeo contribuiu para motivar e dar um novo significado ao estudo de razão e proporcionalidade. |
id |
UFRGS-2_90aa54a10a988485454d1d57658d3681 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31572 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menegat, Maristela FerrariNunes, Luciana Neves2011-09-02T06:01:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/31572000783440Esta prática pedagógica teve por objetivo buscar novas abordagens para o ensino de razão e proporcionalidade propondo uma mudança nas práticas usuais, a fim de contribuir para melhorar o cenário encontrado em muitas escolas. Logo, refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos, mais especificamente o vídeo, usado como objeto para sensibilizar, motivar e desafiar os alunos na busca da construção e reconstrução do conhecimento significativo com o uso articulado de tecnologias foi determinante no processo. Procurou-se fazer uma reflexão sobre a Matemática na sala de aula e sua utilização no dia a dia de qualquer trabalhador, com ou sem educação formal. Nesse contexto sugere-se que a Matemática se aproxime da realidade do aluno para que ele possa interagir e construir seus próprios conceitos matemáticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que o uso do vídeo contribuiu para motivar e dar um novo significado ao estudo de razão e proporcionalidade.The first aspect a teacher should take into consideration when deciding teach young learners is the difference between learning and acquisition. According to the statement above, the teaching process of new approach to teach reason and proportionality is to change some methodology to improve the learning in several schools. The reflection about new technologies like vídeos can help students to learn without so many dificculties. The motivation is important to bring students to the learning process. Mathematics was analyzed as well as its use in dairy activities in any different situations from literate people to just simple employees. The suggestion is to come over Mathematics to the students reality, so they can act and build up their own math concepts. The results show that it follows that new technology like video contributes and give a new meaning to the reason and proportionality study.application/pdfporRazãoMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaProporcionalidadeReasonProportionalityConceptsMathematicsRealityTechnologyResourcesUma nova forma de ensinar razão e proporcionalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783440.pdf000783440.pdfTexto completoapplication/pdf1099218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/1/000783440.pdf8acad0297d1a3abb600b4905dbc8c5aeMD51TEXT000783440.pdf.txt000783440.pdf.txtExtracted Texttext/plain69903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/2/000783440.pdf.txtcd6a4445228d74263af4a00f53913710MD52THUMBNAIL000783440.pdf.jpg000783440.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/3/000783440.pdf.jpgf416e1754754ccf3ab3d4e19ac88ee64MD5310183/315722018-10-22 09:14:57.492oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31572Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade |
title |
Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade |
spellingShingle |
Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade Menegat, Maristela Ferrari Razão Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Proporcionalidade Reason Proportionality Concepts Mathematics Reality Technology Resources |
title_short |
Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade |
title_full |
Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade |
title_fullStr |
Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade |
title_full_unstemmed |
Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade |
title_sort |
Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade |
author |
Menegat, Maristela Ferrari |
author_facet |
Menegat, Maristela Ferrari |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegat, Maristela Ferrari |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
contributor_str_mv |
Nunes, Luciana Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Razão Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Proporcionalidade |
topic |
Razão Matemática : Ensino : Aprendizagem Professor : Formação : Matemática Proporcionalidade Reason Proportionality Concepts Mathematics Reality Technology Resources |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reason Proportionality Concepts Mathematics Reality Technology Resources |
description |
Esta prática pedagógica teve por objetivo buscar novas abordagens para o ensino de razão e proporcionalidade propondo uma mudança nas práticas usuais, a fim de contribuir para melhorar o cenário encontrado em muitas escolas. Logo, refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos, mais especificamente o vídeo, usado como objeto para sensibilizar, motivar e desafiar os alunos na busca da construção e reconstrução do conhecimento significativo com o uso articulado de tecnologias foi determinante no processo. Procurou-se fazer uma reflexão sobre a Matemática na sala de aula e sua utilização no dia a dia de qualquer trabalhador, com ou sem educação formal. Nesse contexto sugere-se que a Matemática se aproxime da realidade do aluno para que ele possa interagir e construir seus próprios conceitos matemáticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que o uso do vídeo contribuiu para motivar e dar um novo significado ao estudo de razão e proporcionalidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:01:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31572 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783440 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31572 |
identifier_str_mv |
000783440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/1/000783440.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/2/000783440.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/3/000783440.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8acad0297d1a3abb600b4905dbc8c5ae cd6a4445228d74263af4a00f53913710 f416e1754754ccf3ab3d4e19ac88ee64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412532310016 |