Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegat, Maristela Ferrari
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31572
Resumo: Esta prática pedagógica teve por objetivo buscar novas abordagens para o ensino de razão e proporcionalidade propondo uma mudança nas práticas usuais, a fim de contribuir para melhorar o cenário encontrado em muitas escolas. Logo, refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos, mais especificamente o vídeo, usado como objeto para sensibilizar, motivar e desafiar os alunos na busca da construção e reconstrução do conhecimento significativo com o uso articulado de tecnologias foi determinante no processo. Procurou-se fazer uma reflexão sobre a Matemática na sala de aula e sua utilização no dia a dia de qualquer trabalhador, com ou sem educação formal. Nesse contexto sugere-se que a Matemática se aproxime da realidade do aluno para que ele possa interagir e construir seus próprios conceitos matemáticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que o uso do vídeo contribuiu para motivar e dar um novo significado ao estudo de razão e proporcionalidade.
id UFRGS-2_90aa54a10a988485454d1d57658d3681
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31572
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menegat, Maristela FerrariNunes, Luciana Neves2011-09-02T06:01:58Z2010http://hdl.handle.net/10183/31572000783440Esta prática pedagógica teve por objetivo buscar novas abordagens para o ensino de razão e proporcionalidade propondo uma mudança nas práticas usuais, a fim de contribuir para melhorar o cenário encontrado em muitas escolas. Logo, refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos, mais especificamente o vídeo, usado como objeto para sensibilizar, motivar e desafiar os alunos na busca da construção e reconstrução do conhecimento significativo com o uso articulado de tecnologias foi determinante no processo. Procurou-se fazer uma reflexão sobre a Matemática na sala de aula e sua utilização no dia a dia de qualquer trabalhador, com ou sem educação formal. Nesse contexto sugere-se que a Matemática se aproxime da realidade do aluno para que ele possa interagir e construir seus próprios conceitos matemáticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que o uso do vídeo contribuiu para motivar e dar um novo significado ao estudo de razão e proporcionalidade.The first aspect a teacher should take into consideration when deciding teach young learners is the difference between learning and acquisition. According to the statement above, the teaching process of new approach to teach reason and proportionality is to change some methodology to improve the learning in several schools. The reflection about new technologies like vídeos can help students to learn without so many dificculties. The motivation is important to bring students to the learning process. Mathematics was analyzed as well as its use in dairy activities in any different situations from literate people to just simple employees. The suggestion is to come over Mathematics to the students reality, so they can act and build up their own math concepts. The results show that it follows that new technology like video contributes and give a new meaning to the reason and proportionality study.application/pdfporRazãoMatemática : Ensino : AprendizagemProfessor : Formação : MatemáticaProporcionalidadeReasonProportionalityConceptsMathematicsRealityTechnologyResourcesUma nova forma de ensinar razão e proporcionalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783440.pdf000783440.pdfTexto completoapplication/pdf1099218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/1/000783440.pdf8acad0297d1a3abb600b4905dbc8c5aeMD51TEXT000783440.pdf.txt000783440.pdf.txtExtracted Texttext/plain69903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/2/000783440.pdf.txtcd6a4445228d74263af4a00f53913710MD52THUMBNAIL000783440.pdf.jpg000783440.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1176http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/3/000783440.pdf.jpgf416e1754754ccf3ab3d4e19ac88ee64MD5310183/315722018-10-22 09:14:57.492oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31572Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade
title Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade
spellingShingle Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade
Menegat, Maristela Ferrari
Razão
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Proporcionalidade
Reason
Proportionality
Concepts
Mathematics
Reality
Technology
Resources
title_short Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade
title_full Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade
title_fullStr Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade
title_full_unstemmed Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade
title_sort Uma nova forma de ensinar razão e proporcionalidade
author Menegat, Maristela Ferrari
author_facet Menegat, Maristela Ferrari
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menegat, Maristela Ferrari
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Luciana Neves
contributor_str_mv Nunes, Luciana Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Razão
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Proporcionalidade
topic Razão
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Professor : Formação : Matemática
Proporcionalidade
Reason
Proportionality
Concepts
Mathematics
Reality
Technology
Resources
dc.subject.eng.fl_str_mv Reason
Proportionality
Concepts
Mathematics
Reality
Technology
Resources
description Esta prática pedagógica teve por objetivo buscar novas abordagens para o ensino de razão e proporcionalidade propondo uma mudança nas práticas usuais, a fim de contribuir para melhorar o cenário encontrado em muitas escolas. Logo, refletir sobre o uso dos recursos tecnológicos, mais especificamente o vídeo, usado como objeto para sensibilizar, motivar e desafiar os alunos na busca da construção e reconstrução do conhecimento significativo com o uso articulado de tecnologias foi determinante no processo. Procurou-se fazer uma reflexão sobre a Matemática na sala de aula e sua utilização no dia a dia de qualquer trabalhador, com ou sem educação formal. Nesse contexto sugere-se que a Matemática se aproxime da realidade do aluno para que ele possa interagir e construir seus próprios conceitos matemáticos. Os resultados obtidos levaram a concluir que o uso do vídeo contribuiu para motivar e dar um novo significado ao estudo de razão e proporcionalidade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:01:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31572
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783440
url http://hdl.handle.net/10183/31572
identifier_str_mv 000783440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/1/000783440.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/2/000783440.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31572/3/000783440.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8acad0297d1a3abb600b4905dbc8c5ae
cd6a4445228d74263af4a00f53913710
f416e1754754ccf3ab3d4e19ac88ee64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412532310016