Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Bittencourt da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/35707
Resumo: O presente trabalho parte da experiência de estágio da graduação, na qual o conceito de cooperação salientou-se como ferramenta essencial no processo de ensino- aprendizagem. A dinâmica do trabalho consistiu na formação de grupos de estudo e produção do conhecimento, da qual se desenvolveu uma arquitetura pedagógica, o blog da turma, onde o trabalho tornava-se concreto aos olhos dos alunos e da comunidade escolar. Além disso, nesse processo, procurou-se estimular e aprimorar algumas potencialidades e habilidades de cada educando. A metodologia e a avaliação do processo relacionaram-se diretamente com a noção de cooperação, pois durante o processo os alunos avaliavam a si mesmos e aos outros, utilizando como ferramenta o painel avaliativo. No sentido de problematizar o conceito de cooperação, busco inspiração em autores como Paulo Freire e Freinet, que abordam a questão como algo fundamental para o desenvolvimento humano e para a produção do conhecimento. Mesmo citando estes autores em partes específicas do texto, o objetivo principal é relatar uma experiência que possa contribuir com o trabalho de professores e alunos cujas atividades se relacionam com essa mesma realidade.
id UFRGS-2_92e7dffee8055c9175898a304e532f30
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35707
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Aline Bittencourt daAlbuquerque, Paulo Peixoto de2011-12-20T01:19:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/35707000794904O presente trabalho parte da experiência de estágio da graduação, na qual o conceito de cooperação salientou-se como ferramenta essencial no processo de ensino- aprendizagem. A dinâmica do trabalho consistiu na formação de grupos de estudo e produção do conhecimento, da qual se desenvolveu uma arquitetura pedagógica, o blog da turma, onde o trabalho tornava-se concreto aos olhos dos alunos e da comunidade escolar. Além disso, nesse processo, procurou-se estimular e aprimorar algumas potencialidades e habilidades de cada educando. A metodologia e a avaliação do processo relacionaram-se diretamente com a noção de cooperação, pois durante o processo os alunos avaliavam a si mesmos e aos outros, utilizando como ferramenta o painel avaliativo. No sentido de problematizar o conceito de cooperação, busco inspiração em autores como Paulo Freire e Freinet, que abordam a questão como algo fundamental para o desenvolvimento humano e para a produção do conhecimento. Mesmo citando estes autores em partes específicas do texto, o objetivo principal é relatar uma experiência que possa contribuir com o trabalho de professores e alunos cujas atividades se relacionam com essa mesma realidade.application/pdfporSala de aulaEstágio curricularCooperaçãoBlogNa sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794904.pdf.txt000794904.pdf.txtExtracted Texttext/plain48412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/2/000794904.pdf.txtb3cff4e9da5b0ac61d3cd67e0c5e7bc4MD52ORIGINAL000794904.pdf000794904.pdfTexto completoapplication/pdf10453434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/1/000794904.pdf028b1d7320f3c0c9bff9a3ce7b164778MD51THUMBNAIL000794904.pdf.jpg000794904.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/3/000794904.pdf.jpgebc27fbb90ec185c222a60656fa16043MD5310183/357072018-10-08 09:08:53.752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35707Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:08:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio
title Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio
spellingShingle Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio
Silva, Aline Bittencourt da
Sala de aula
Estágio curricular
Cooperação
Blog
title_short Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio
title_full Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio
title_fullStr Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio
title_full_unstemmed Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio
title_sort Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio
author Silva, Aline Bittencourt da
author_facet Silva, Aline Bittencourt da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Bittencourt da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
contributor_str_mv Albuquerque, Paulo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de aula
Estágio curricular
Cooperação
Blog
topic Sala de aula
Estágio curricular
Cooperação
Blog
description O presente trabalho parte da experiência de estágio da graduação, na qual o conceito de cooperação salientou-se como ferramenta essencial no processo de ensino- aprendizagem. A dinâmica do trabalho consistiu na formação de grupos de estudo e produção do conhecimento, da qual se desenvolveu uma arquitetura pedagógica, o blog da turma, onde o trabalho tornava-se concreto aos olhos dos alunos e da comunidade escolar. Além disso, nesse processo, procurou-se estimular e aprimorar algumas potencialidades e habilidades de cada educando. A metodologia e a avaliação do processo relacionaram-se diretamente com a noção de cooperação, pois durante o processo os alunos avaliavam a si mesmos e aos outros, utilizando como ferramenta o painel avaliativo. No sentido de problematizar o conceito de cooperação, busco inspiração em autores como Paulo Freire e Freinet, que abordam a questão como algo fundamental para o desenvolvimento humano e para a produção do conhecimento. Mesmo citando estes autores em partes específicas do texto, o objetivo principal é relatar uma experiência que possa contribuir com o trabalho de professores e alunos cujas atividades se relacionam com essa mesma realidade.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-20T01:19:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/35707
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000794904
url http://hdl.handle.net/10183/35707
identifier_str_mv 000794904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/2/000794904.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/1/000794904.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/3/000794904.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b3cff4e9da5b0ac61d3cd67e0c5e7bc4
028b1d7320f3c0c9bff9a3ce7b164778
ebc27fbb90ec185c222a60656fa16043
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447069104537600