Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/35707 |
Resumo: | O presente trabalho parte da experiência de estágio da graduação, na qual o conceito de cooperação salientou-se como ferramenta essencial no processo de ensino- aprendizagem. A dinâmica do trabalho consistiu na formação de grupos de estudo e produção do conhecimento, da qual se desenvolveu uma arquitetura pedagógica, o blog da turma, onde o trabalho tornava-se concreto aos olhos dos alunos e da comunidade escolar. Além disso, nesse processo, procurou-se estimular e aprimorar algumas potencialidades e habilidades de cada educando. A metodologia e a avaliação do processo relacionaram-se diretamente com a noção de cooperação, pois durante o processo os alunos avaliavam a si mesmos e aos outros, utilizando como ferramenta o painel avaliativo. No sentido de problematizar o conceito de cooperação, busco inspiração em autores como Paulo Freire e Freinet, que abordam a questão como algo fundamental para o desenvolvimento humano e para a produção do conhecimento. Mesmo citando estes autores em partes específicas do texto, o objetivo principal é relatar uma experiência que possa contribuir com o trabalho de professores e alunos cujas atividades se relacionam com essa mesma realidade. |
id |
UFRGS-2_92e7dffee8055c9175898a304e532f30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35707 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Aline Bittencourt daAlbuquerque, Paulo Peixoto de2011-12-20T01:19:32Z2010http://hdl.handle.net/10183/35707000794904O presente trabalho parte da experiência de estágio da graduação, na qual o conceito de cooperação salientou-se como ferramenta essencial no processo de ensino- aprendizagem. A dinâmica do trabalho consistiu na formação de grupos de estudo e produção do conhecimento, da qual se desenvolveu uma arquitetura pedagógica, o blog da turma, onde o trabalho tornava-se concreto aos olhos dos alunos e da comunidade escolar. Além disso, nesse processo, procurou-se estimular e aprimorar algumas potencialidades e habilidades de cada educando. A metodologia e a avaliação do processo relacionaram-se diretamente com a noção de cooperação, pois durante o processo os alunos avaliavam a si mesmos e aos outros, utilizando como ferramenta o painel avaliativo. No sentido de problematizar o conceito de cooperação, busco inspiração em autores como Paulo Freire e Freinet, que abordam a questão como algo fundamental para o desenvolvimento humano e para a produção do conhecimento. Mesmo citando estes autores em partes específicas do texto, o objetivo principal é relatar uma experiência que possa contribuir com o trabalho de professores e alunos cujas atividades se relacionam com essa mesma realidade.application/pdfporSala de aulaEstágio curricularCooperaçãoBlogNa sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoAlvorada, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000794904.pdf.txt000794904.pdf.txtExtracted Texttext/plain48412http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/2/000794904.pdf.txtb3cff4e9da5b0ac61d3cd67e0c5e7bc4MD52ORIGINAL000794904.pdf000794904.pdfTexto completoapplication/pdf10453434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/1/000794904.pdf028b1d7320f3c0c9bff9a3ce7b164778MD51THUMBNAIL000794904.pdf.jpg000794904.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/3/000794904.pdf.jpgebc27fbb90ec185c222a60656fa16043MD5310183/357072018-10-08 09:08:53.752oai:www.lume.ufrgs.br:10183/35707Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:08:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio |
title |
Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio |
spellingShingle |
Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio Silva, Aline Bittencourt da Sala de aula Estágio curricular Cooperação Blog |
title_short |
Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio |
title_full |
Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio |
title_fullStr |
Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio |
title_full_unstemmed |
Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio |
title_sort |
Na sala de aula : um exercício de cooperação! : estudo de caso sobre a prática de estágio |
author |
Silva, Aline Bittencourt da |
author_facet |
Silva, Aline Bittencourt da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aline Bittencourt da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
contributor_str_mv |
Albuquerque, Paulo Peixoto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de aula Estágio curricular Cooperação Blog |
topic |
Sala de aula Estágio curricular Cooperação Blog |
description |
O presente trabalho parte da experiência de estágio da graduação, na qual o conceito de cooperação salientou-se como ferramenta essencial no processo de ensino- aprendizagem. A dinâmica do trabalho consistiu na formação de grupos de estudo e produção do conhecimento, da qual se desenvolveu uma arquitetura pedagógica, o blog da turma, onde o trabalho tornava-se concreto aos olhos dos alunos e da comunidade escolar. Além disso, nesse processo, procurou-se estimular e aprimorar algumas potencialidades e habilidades de cada educando. A metodologia e a avaliação do processo relacionaram-se diretamente com a noção de cooperação, pois durante o processo os alunos avaliavam a si mesmos e aos outros, utilizando como ferramenta o painel avaliativo. No sentido de problematizar o conceito de cooperação, busco inspiração em autores como Paulo Freire e Freinet, que abordam a questão como algo fundamental para o desenvolvimento humano e para a produção do conhecimento. Mesmo citando estes autores em partes específicas do texto, o objetivo principal é relatar uma experiência que possa contribuir com o trabalho de professores e alunos cujas atividades se relacionam com essa mesma realidade. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-20T01:19:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/35707 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000794904 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/35707 |
identifier_str_mv |
000794904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/2/000794904.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/1/000794904.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/35707/3/000794904.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b3cff4e9da5b0ac61d3cd67e0c5e7bc4 028b1d7320f3c0c9bff9a3ce7b164778 ebc27fbb90ec185c222a60656fa16043 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447069104537600 |