Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272556 |
Resumo: | Este estudo aborda a relação entre os praticantes de CrossFit e a marca no contexto da hipermodernidade. O fenômeno foi selecionado com o objetivo de visualizar a relação entre o marketing experiencial, o consumo emocional e a reputação. No aspecto metodológico, além de um estudo de caso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangendo tópicos como hiperconsumo, marketing experiencial, consumo emocional, construção de marcas, relacionamento e reputação. Para a coleta de dados, utilizaram-se fontes documentais oficiais da marca e uma pesquisa de opinião com os praticantes de CrossFit porto-alegrenses. Com base nas informações coletadas, constatou-se que a marca garante um relacionamento satisfatório com os seus consumidores a partir das experiências geradas, que atrelam a prática esportiva à sentimentos positivos. Assim, foram reconhecidos os principais elementos que promovem identificação e conexão com os consumidores, resultando em uma reputação favorável. |
id |
UFRGS-2_95d6bb7259d61ff518e69d065a3749a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272556 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borba, Luiza HendzNunes, Ana Karin2024-03-01T04:56:18Z2023http://hdl.handle.net/10183/272556001195566Este estudo aborda a relação entre os praticantes de CrossFit e a marca no contexto da hipermodernidade. O fenômeno foi selecionado com o objetivo de visualizar a relação entre o marketing experiencial, o consumo emocional e a reputação. No aspecto metodológico, além de um estudo de caso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangendo tópicos como hiperconsumo, marketing experiencial, consumo emocional, construção de marcas, relacionamento e reputação. Para a coleta de dados, utilizaram-se fontes documentais oficiais da marca e uma pesquisa de opinião com os praticantes de CrossFit porto-alegrenses. Com base nas informações coletadas, constatou-se que a marca garante um relacionamento satisfatório com os seus consumidores a partir das experiências geradas, que atrelam a prática esportiva à sentimentos positivos. Assim, foram reconhecidos os principais elementos que promovem identificação e conexão com os consumidores, resultando em uma reputação favorável.This study approach the relationship between CrossFit practitioners and the brand in the context of hypermodernity. The phenomenon was selected with the aim of visualizing the relationship between experiential marketing, emotional consumption and reputation. In the methodological aspect, in addition to the case study, a bibliographical research was carried out covering topics such as hyperconsumption, experiential marketing, emotional consumption, brand building, relationship and reputation. For data collection, official sources of the brand and an opinion poll with CrossFit practitioners from Porto Alegre were used. Based on the information collected, it was found that the brand guarantees a satisfactory relationship with its consumers based on the experiences generated, which link sports practice to positive feelings. Thus, the main elements that promote identification and connection with consumers, resulting in a favorable reputation, were recognized.application/pdfporMarketing de relacionamentoConsumoCrossFitExperiential marketingHyperconsumptionBrandAlém do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfitinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195566.pdf.txt001195566.pdf.txtExtracted Texttext/plain115322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272556/2/001195566.pdf.txt9d9b17fee9aa8400454ed65ccd2cc063MD52ORIGINAL001195566.pdfTexto completoapplication/pdf2245957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272556/1/001195566.pdf6875b8f2a863e18792b1d79900d64068MD5110183/2725562024-05-14 06:30:29.239377oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272556Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-14T09:30:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit |
title |
Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit |
spellingShingle |
Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit Borba, Luiza Hendz Marketing de relacionamento Consumo CrossFit Experiential marketing Hyperconsumption Brand |
title_short |
Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit |
title_full |
Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit |
title_fullStr |
Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit |
title_full_unstemmed |
Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit |
title_sort |
Além do treinamento físico: o consumo e a paixão dos praticantes de Crossfit |
author |
Borba, Luiza Hendz |
author_facet |
Borba, Luiza Hendz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Luiza Hendz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Ana Karin |
contributor_str_mv |
Nunes, Ana Karin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Consumo |
topic |
Marketing de relacionamento Consumo CrossFit Experiential marketing Hyperconsumption Brand |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
CrossFit Experiential marketing Hyperconsumption Brand |
description |
Este estudo aborda a relação entre os praticantes de CrossFit e a marca no contexto da hipermodernidade. O fenômeno foi selecionado com o objetivo de visualizar a relação entre o marketing experiencial, o consumo emocional e a reputação. No aspecto metodológico, além de um estudo de caso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica abrangendo tópicos como hiperconsumo, marketing experiencial, consumo emocional, construção de marcas, relacionamento e reputação. Para a coleta de dados, utilizaram-se fontes documentais oficiais da marca e uma pesquisa de opinião com os praticantes de CrossFit porto-alegrenses. Com base nas informações coletadas, constatou-se que a marca garante um relacionamento satisfatório com os seus consumidores a partir das experiências geradas, que atrelam a prática esportiva à sentimentos positivos. Assim, foram reconhecidos os principais elementos que promovem identificação e conexão com os consumidores, resultando em uma reputação favorável. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-01T04:56:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/272556 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195566 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/272556 |
identifier_str_mv |
001195566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272556/2/001195566.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272556/1/001195566.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9d9b17fee9aa8400454ed65ccd2cc063 6875b8f2a863e18792b1d79900d64068 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224676836376576 |